Andaimes

Quais as diferenças entre andaimes e plataformas

Confira as diferenças básicas entre andaimes e plataformas e saiba como escolher o formato mais adequado para o seu projeto.

Noticia Versatil em destaque

 Andaimes e plataformas são soluções de engenharia de acesso para facilitar a realização de atividades em altura nos canteiros de obras. Mas, apesar de possibilitarem o acesso a diferentes pontos da obra, estes equipamentos não são a mesma coisa.

E para garantir a máxima segurança dos trabalhadores durante o uso de andaimes e plataformas, é preciso compreender a diferença entre essas estruturas.

Confira no artigo quais as características dos andaimes e plataformas e como escolher o formato mais adequado para as necessidades de cada obra.

Andaimes X plataformas: quais as diferenças?

Dentro da engenharia de acesso, andaimes e plataformas se dividem em categorias distintas.

Os andaimes estão na categoria estática, junto com as escadas, pois a maioria deles não se movimenta e possui uma área de abrangência limitada.

Já as plataformas aéreas fazem parte da categoria dinâmica, pois são móveis e podem ser deslocadas conforme a realização das atividades.

Vantagens e desvantagens de cada estrutura

Além das suas particularidades, cada formato apresenta vantagens e desvantagens que devem ser levadas em conta na hora da locação para o canteiro de obras.

Confira os prós e contras de cada estrutura:

  • Andaimes

Os andaimes estão presentes na maioria das obras, pois oferecem mais conforto à equipe que está trabalhando em altura. Além disso, estas estruturas costumam ser uma solução financeiramente mais viável.

No entanto, a escolha inadequada da locadora e o uso de andaimes de baixa qualidade e não certificados pode colocar em risco a segurança de todos os presentes no canteiro de obras e de terceiros.

  • Plataformas

Em terrenos com grandes declives e irregularidades, a plataforma pode representar a solução mais recomendável. Esta estrutura também é indicada para a realização de trabalhos em grandes alturas.

Mas apesar destas vantagens, as plataformas possuem valores de locação superiores aos dos andaimes, representando um custo que pode pesar no orçamento de uma obra.

Mas, então, escolho andaimes ou plataformas?

A escolha da estrutura ideal para o projeto irá depender de uma série de fatores, como o tipo de serviço a ser executado, a quantidade de pessoas envolvidas, os materiais que serão utilizados e o tipo de ferramentas necessárias.

Isso porque andaimes e plataformas possuem capacidades específicas, apresentando diferenças quanto ao número de pessoas e a quantidade de material que cada estrutura suporta.

Para trabalhos rápidos e pontuais, indica-se o uso de plataformas aéreas, pois são mais práticas. Já para trabalhos de maior porte e de longo prazo, o ideal é utilizar andaimes.

Independente do tipo de obra, a escolha do equipamento ideal deve envolver sempre três fatores: o custo do material, o custo da logística e o custo da mão de obra.

Afinal, para o uso de andaimes é necessário contar com um profissional habilitado, responsável por realizar o dimensionamento e projeto das estruturas.

Já o uso de plataformas demanda a presença de um operador devidamente qualificado, além de um profissional para supervisionar a instalação, manutenção e inspeção periódica dos equipamentos.

Aluguel de andaimes é na Versátil!

Há mais de 30 anos no mercado da construção civil, a Versátil se especializou em soluções de engenharia de acesso para obras de todos os portes e segmentos.

O portfólio da Versátil reúne diversas opções de andaimes, como fachadeiro, tubular, balancim ultraleve e balancim individual, todos fabricados em material de alta qualidade e aprovados conforme a NR-18.

Os equipamentos da Versátil ainda passam por processos recorrentes de manutenção e recondicionamento, garantindo maior eficiência e segurança no canteiro de obras.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento de andaimes para o seu projeto.

Agora que você já entendeu a diferença entre andaimes e plataformas e sabe como escolher a melhor opção para a sua obra, que tal conferir dicas para auxiliar na montagem do andaime fachadeiro?

A Versátil elaborou um guia básico com várias dicas que irão otimizar a utilização dos andaimes fachadeiros no canteiro de obras.

Clique aqui para baixar o material gratuitamente e boa leitura!

 

Tags:

Andaimes

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil