Escoras metálicas

Conheça os critérios utilizados para definição de um sistema de escoramento

Confira no artigo a importância do escoramento para projetos construtivos e conheça os principais sistemas.

Noticia Versatil em destaque

Em um projeto de construção ou reforma, o escoramento é uma etapa crucial para garantir a segurança dos trabalhadores e a estabilidade da estrutura.

Neste artigo, entenderemos a importância do escoramento para o sucesso da obra e explorar as principais orientações sobre sistemas de escoramento. Continue a leitura!

Entendendo a importância do escoramento na construção civil

O escoramento é uma etapa fundamental para garantir a estabilidade e segurança em projetos da construção civil.

Este sistema é utilizado na fase de estrutura da obra, para realizar o suporte temporário de vigas, lajes ou formas de concreto, enquanto a estrutura está sendo construída ou passando por reformas.

Em resumo, o escoramento é usado para sustentar diferentes cargas de maneira provisória, enquanto a estrutura não atinge a resistência necessária para suportar seu próprio peso (autoportante).

Além de proporcionar o suporte provisório da estrutura até que ela atinja sua estabilidade final, o uso do escoramento em projetos da construção civil também evita deformações, rachaduras e quebras, até que o concreto esteja completamente curado.

Outros fatores que representam o papel central do escoramento para a construção civil são:

  • Aumenta a segurança dos colaboradores que circulam pelo canteiro de obras;
  • Traz mais agilidade para a execução do projeto;
  • Oferece maior precisão no nivelamento do empreendimento, garantindo maior qualidade na execução do projeto.

Principais critérios para definição do escoramento

Conheça algumas características essenciais que balizam a definição do projeto de escoramento.

1. Pé direito

O pé direito da obra é um fator importante a ser considerado na determinação do escoramento. Alturas mais elevadas e com vigas ou lajes mais densas, demandam a utilização de torres modulares.

O sistema de escoramento com torres modulares proporciona maior estabilidade à estrutura e se adapta a diferentes tipos de construção.

2. Tipo da estrutura do concreto

A tipologia do concreto também influencia na escolha do escoramento. Obras com lajes planas ou nervuradas, com cubetas, utilizam um sistema diferente da estrutura de concreto convencional, com misto de lajes e vigas.

3. Prazo de entrega da obra

A data de conclusão da obra pode impactar diretamente na definição do tipo de escoramento para o projeto. Cronogramas apertados devem contar com equipamentos que tragam ganhos de agilidade e produtividade. O sistema de escoramento escolhido pode promover a otimização das atividades no canteiro de obras e a economia de tempo.

4. Custo

Os custos envolvidos em um projeto construtivo são grandes. E no canteiro de obras, é importante optar por alternativas que não encareçam ainda mais o processo.

O uso de escoras de madeira, por exemplo, além de aumentar os custos do projeto, representa uma alternativa pouco sustentável e que pode colocar em risco a segurança dos colaboradores.

Nesse sentido, a escolha do escoramento metálico é uma alternativa bastante eficiente para quem deseja economizar no canteiro de obras.

Versátil Andaimes: referência em locação de escoramentos

Uma última dica para acertar na escolha do escoramento é contar com um fornecedor experiente e que ofereça equipamentos de qualidade.

A Versátil Andaimes, empresa especializada em acesso seguro à altura, é referência em locação de equipamentos para construção civil e oferece um portfólio completo de andaimes e escoramento para projetos de construção e reforma.

Os equipamentos da Versátil são aprovados conforme a NR-18 e passam por frequentes processos de revisão e manutenção, garantindo segurança e qualidade em cada etapa do seu projeto.

Confira algumas opções de equipamentos para locação da Versátil:

E mais!

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento de escoramento para a sua obra!

Para conferir conteúdos sobre construção civil, locação de equipamentos, andaimes e escoramento, continue acompanhando nosso blog.

Visite nossas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn para conhecer mais sobre a Versátil e acompanhar nossas novidades.

Tags:

Escoramento

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil