Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

04 dicas para limpeza de canteiro de obras

Manter o canteiro de obras organizado traz diversos benefícios para a construção como um todo. Confira quatro dicas para otimizar a limpeza do seu canteiro.

Noticia Versatil em destaque

Quem atua na construção civil sabe que as atividades realizadas no canteiro de obras podem causar muita sujeira e desorganização. Mas com um pouco de planejamento e boas práticas é possível promover a limpeza do local, garantindo um ambiente de trabalho mais adequado e seguro para todos os colaboradores.

Isso porque um canteiro de obras organizado e limpo previne acidentes de trabalho, evita problemas de saúde (conforme as normas NBR 15.575 e NR-18), reduz o retrabalho da equipe, impede atrasos na execução dos serviços, entre outros benefícios.

Se você deseja otimizar a organização na sua construção, confira quatro dicas para deixar o canteiro de obras sempre limpo e organizado:

1 - Fazer um planejamento

Elaborar um planejamento de limpeza é o primeiro passo para garantir um canteiro de obras sempre organizado e adequado para todos.

O gestor deve incluir no planejamento uma rotina de limpeza, definindo os dias e horários para realizar uma limpeza mais profunda, bem como os locais que devem ser priorizados, como os corredores de passagem, por exemplo.

A partir deste planejamento, é possível otimizar a limpeza do canteiro, proporcionando um bom andamento da obra e evitando retrabalhos.

2 - Orientar a equipe

O canteiro de obras reúne um grande número de trabalhadores atuando em diversas atividades simultaneamente. E em meio a esta rotina, é comum que o local de trabalho fique desorganizado e sujo.

Para garantir a organização no canteiro de obras, é importante orientar os funcionários a manterem o ambiente sempre limpo, recolhendo entulhos e resíduos e descartando latas, sacos de cimento, embalagens e demais itens utilizados durante o trabalho.

Um canteiro de obras limpo e organizado aumenta a produtividade da equipe, reduz os acidentes de trabalho e não prejudica a saúde dos funcionários.

Por isso, é fundamental que todos os colaboradores ajudem a manter o ambiente arrumado, guardando as ferramentas que não estão em uso e descartando o lixo nos locais apropriados.

3 - Utilizar os produtos certos

A limpeza no canteiro de obras exige o uso de produtos específicos para eliminar resíduos de materiais de construção, como cimento, cola, gesso e tinta.

Por isso, antes de iniciar os procedimentos de limpeza é preciso saber quais produtos são os mais adequados para cada tipo de resíduo. Esse conhecimento permite otimizar o tempo da equipe e ainda evita que a superfície seja danificada durante a limpeza.

As lojas especializadas e grandes redes de materiais de construção oferecem os produtos de limpeza ideais para a utilização no canteiro de obras.

4 - Contar com os equipamentos adequados

Além de utilizar produtos específicos, a limpeza do canteiro de obras também exige equipamentos e maquinário adequados.

Afinal, certos procedimentos só podem ser realizados com o auxílio de instrumentos específicos, como:

  • andaimes para a limpeza do empreendimento pós-obra;
  • lavadora de alta pressão para remoção da sujeira pesada;
  • varredeiras para otimizar a limpeza do chão;
  • aspirador de pó para resíduos em locais de difícil acesso.

Para realizar os procedimentos necessários no canteiro de obras sem extrapolar o orçamento, muitas empresas investem no aluguel de equipamentos.

Assim, os profissionais podem realizar as atividades de forma pontual e a gestão não precisa se preocupar com equipamento ocioso após o uso.

A Versátil Andaimes é especializada em engenharia de acesso à altura e segurança e oferece os melhores equipamentos para construção civil.

Atendendo obras de diversos portes, a Versátil reúne um portfólio com diferentes andaimes que promovem o acesso seguro a fachadas e demais regiões em altura.

Conheça nossos andaimes:

Todos os equipamentos Versátil são aprovados conforme as normas de regulamentação e passam por frequente análise de nossos especialistas.

Alugue os andaimes Versátil e aproveite máxima eficiência e segurança no seu canteiro de obras.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para locação de andaimes

Confira dicas úteis para realizar a locação de andaimes e conheça os diferentes equipamentos para acesso à altura oferecidos pela Versátil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

NR 35: tudo que você precisa saber da norma para trabalhos em altura

Confira no artigo o que é a NR 35 e quais as obrigações de empregadores e colaboradores no cumprimento desta norma voltada ao trabalho em altura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaime fachadeiro ou plataforma: qual é a opção ideal para sua obra?

Se você está em meio a uma obra de manutenção ou reforma de fachada, sabe a importância de escolher os equipamentos ideais para garantir segurança e produtividade. Entre andaime fachadeiro ou pl… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil