Construção Civil

O que é o diário de obra e como ele impacta na produtividade de sua equipe

Confira no artigo o que é diário de obras, como elaborar este documento e porque ele é importante para as atividades no dia a dia do canteiro.

Noticia Versatil em destaque

Desde as atividades iniciais até a entrega final, toda obra precisa seguir um cronograma com os devidos prazos e etapas. E para ajudar no acompanhamento dos processos, muitos profissionais utilizam uma ferramenta conhecida como diário de obras.

Afinal, com a realização de diversas atividades simultâneas no canteiro de obras, possíveis atrasos, aumento de custos e outros imprevistos podem acabar transformando o empreendimento em um grande prejuízo financeiro.

Confira hoje porque utilizar o diário de obra no seu projeto.

Mas afinal, o que é diário de obra?

O diário de obra ou registro diário de obra (RDO) é um tipo de relatório detalhado que traz todas as anotações do que acontece diariamente na construção, como serviços executados, condições do tempo, disponibilidade de recursos, equipamentos utilizados, quantidade de profissionais presente, entre outras informações relevantes.

Esse documento também pode conter observações sobre possíveis contratempos e imprevistos que ocorreram durante os serviços, servindo como um importante registro para justificar alterações realizadas no cronograma da obra.

Como o diário de obra contém a descrição de situações e atividades realizadas no dia a dia da construção, esse documento se torna uma importante fonte de dados para auxiliar na gestão do canteiro.

Como elaborar o diário de obra

O diário de obra pode ser elaborado de forma física, em um caderno, ou digital, por meio de planilhas ou softwares. Além disso, o documento pode conter textos, imagens e vídeos para facilitar o entendimento por parte do leitor.

A parte referente ao canteiro de obras do relatório deve ser preenchida pelo técnico ou engenheiro responsável pela supervisão dos trabalhos.

E apesar de não existir um padrão para a elaboração do diário de obras, é importante acrescentar o máximo de dados possíveis ao documento.

As informações básicas que geralmente estão no diário de obras são:

  • nome do empreendimento e do proprietário;
  • nome das empreiteiras e construtoras, além de suas atividades e encargos;
  • data de início da obra e previsão de término;
  • identificação do responsável técnico;
  • equipamentos e maquinário utilizado;
  • atividades realizadas no dia e observações pertinentes;
  • condições climáticas;
  • se ocorreram acidentes e danos materiais durante os serviços;
  • total de horas trabalhadas;
  • quantidade de funcionários, incluindo terceirizados;
  • se houve entrega de materiais, atrasos ou imprevistos;
  • se foi solicitada alguma alteração.

Porque adotar o diário de obra

Apesar de não ser uma realidade em todos os canteiros, o diário de obra deve ser elaborado durante a construção de um empreendimento, conforme a obrigatoriedade determinada pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Além de ser uma obrigação, o diário de obra também traz certas vantagens para as construções.

Confira quais são os principais benefícios de elaborar esse documento:

1 - Cumprimento de prazos

A possibilidade de conferir a lista de atividades conforme estipulado pelo cronograma facilita o controle de tempo e esforços da equipe em cada tarefa.

2 - Aumento da produtividade

Como o diário de obra documenta quais profissionais serão responsáveis por cada serviço, os trabalhadores se sentem mais responsáveis pelos processos e apresentam um melhor desempenho.

3 - Mais transparência

O registro detalhado de cada atividade realizada no canteiro de obras facilita o controle, evitando possíveis enganos e erros de interpretação.

4 - Maior qualidade

O acompanhamento dos processos feito através do diário de obras garante que os padrões técnicos sejam respeitados e seguidos em cada etapa da obra.

5 - Possibilidade de promover melhorias

O preenchimento do diário de obras possibilita a identificação de pontos fortes e fracos, auxiliando a equipe no aprendizado e na busca por melhorias para o futuro.

Versátil Andaimes: a sua parceira de obra

Imprevistos como os atrasos podem acabar prejudicando a viabilidade do projeto e demandando mais investimento do que o planejado. E para garantir que o prazo das entregas de equipamentos seja sempre cumprido, é necessário contar com uma parceira séria e reconhecida no mercado.

A Versátil Andaimes é especialista em soluções de acesso à altura para diferentes necessidades e possui experiência comprovada em grandes obras e projetos complexos de engenharia.

O portfólio de produtos da Versátil conta com equipamentos de alta qualidade, aprovados conforme a NR-18 e vistoriados com frequência.

Conheça nossos produtos:

E muito mais...

Alugue com a Versátil Andaimes e conte com toda a qualidade e confiança de uma empresa com mais de 30 anos de história!

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento de equipamentos para o seu próximo projeto.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil