Construção Civil

O que é medição de obra e qual seu impacto na construção civil

Saiba mais sobre a medição de obra e entenda a importância desse procedimento para a construção de empreendimentos.

Noticia Versatil em destaque

Para garantir o bom andamento de uma obra e a entrega dentro do prazo, é preciso realizar uma série de processos que vão desde o planejamento do projeto até o controle das etapas construtivas. E com tantas responsabilidades envolvidas, é essencial contar com a medição de obra para acompanhar a evolução dos serviços.

Este processo possui uma grande importância na construção civil, pois ele visa garantir que as etapas da obra estejam ocorrendo de maneira adequada, respeitando o orçamento estipulado durante o planejamento.

Quer entender mais sobre a importância da medição de obra para a construção de um empreendimento? Continue acompanhando o artigo.

A medição de obra

A medição de obra é um processo utilizado pelos profissionais nos canteiros para avaliar as atividades e garantir a qualidade de uma construção.

Com o auxílio deste procedimento é possível verificar se os serviços executados são compatíveis com o que foi previsto no projeto e com os valores do orçamento.

Após a definição da atividade realizada, do quantitativo e do valor unitário de cada função, é realizada a medição do serviço e o pagamento do percentual referente à proporção executada. Dessa forma, os gestores podem comparar o que está no cronograma com as atividades que já foram realizadas, fazendo os pagamentos de maneira mais otimizada e controlada.

Caso sejam identificadas irregularidades, a medição de obra pode atuar de maneira corretiva, redirecionando os processos da construção para um caminho mais adequado, evitando gastos desnecessários e garantindo a qualidade do projeto.

De modo geral, a medição da obra é uma forma de acompanhamento e controle, que identifica, avalia, mensura e questiona (se necessário) os serviços realizados no canteiro de obras, garantindo assim a compatibilidade entre o que está sendo executado com o que foi planejado.

Como a medição é feita?

Toda obra possui suas particularidades, e para facilitar o processo de acompanhamento dos diferentes serviços que compõem uma construção, a medição deve ser realizada conforme as partes da obra. Assim, a identificação dos serviços executados e dos materiais utilizados se torna mais clara, facilitando a comparação das atividades com o planejamento.

Também é importante ressaltar que diferentes ambientes em uma mesma obra irão exigir diferentes medições. Afinal, serão necessários materiais e atividades distintos para construir cada um dos espaços.

Ao dividir a medição de obra conforme cada setor, é possível otimizar o processo de acompanhamento, contribuindo para a qualidade do empreendimento como um todo.

Mas atenção: a medição de obra deve sempre ser realizada com o acompanhamento de um profissional especializado, já que além das avaliações, também é necessário elaborar um relatório de medição com todos os dados coletados.

Este relatório é parte fundamental do processo de medição, pois ele serve de base para os trabalhadores entenderem a situação da obra e tomarem as ações mais adequadas.

Versátil Andaimes: sua parceira no canteiro de obras

Como você conferiu, a construção de uma obra envolve diversas etapas e processos. Para realizar serviços em altura e na área externa do empreendimento, por exemplo, é preciso contar com equipamentos específicos, como os andaimes.

Na Versátil, você encontra diversas opções de andaimes, escoras metálicas e demais equipamentos para construção civil

Fabricados em materiais resistentes, leves e de alta qualidade, os equipamentos da Versátil seguem as obrigatoriedades da NR-18 e passam por frequentes processos de manutenção e revisão, garantindo no canteiro de obras apenas peças em perfeitas condições de uso.

Além disso, os produtos são duráveis e podem ser adaptados para diferentes ambientes e necessidades construtivas.

Com os equipamentos da Versátil você otimiza os serviços em altura e reduz custos sem abrir mão da segurança necessária para toda a equipe.

Alugue os equipamentos para a sua obra com a Versátil Andaimes.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento.

Tags:

Curiosidades

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil