Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

Como calcular o material de construção

Contar com a quantidade certa de insumos é essencial para os processos de uma construção. Confira dicas para calcular o material de construção da sua obra.

Noticia Versatil em destaque

Toda obra necessita de uma série de insumos em quantidades diferentes para a realização dos serviços. Por isso, calcular o material de construção é fundamental para os processos da edificação, além de representar uma economia e tanto no canteiro de obras.

O cálculo dos materiais de construção faz parte do planejamento da obra, e deve ser feito com atenção e cuidado.

Afinal, o ideal é que durante a construção, insumos como concreto e argamassa, tijolos, louças e revestimentos sejam utilizados na medida certa, sem faltar ou sobrar demais.

Pensando nisso, selecionamos algumas dicas essenciais para você aprender a calcular os materiais de construção dos seus projetos. Continue acompanhando.

Porque o cálculo do material é importante

Ao calcular o material de construção, os responsáveis pela obra garantem não apenas economia de recursos e o orçamento, como também o andamento das atividades e a entrega do empreendimento no prazo estabelecido.

Isso porque a falta de insumos pode paralisar temporariamente os processos no canteiro de obras, deixando a equipe ociosa até que o restante do material seja entregue.

Além disso, a falta de cálculos de insumos pode gerar retrabalho, já que mais tarde será necessário refazer as contas e encomendar o material que estiver faltando.

Dicas para calcular o material de construção

Para evitar problemas na obra e acertar os cálculos dos materiais de construção, confira estas três dicas que separamos:

1 - Conheça as dimensões dos materiais

Ao realizar o cálculo dos materiais de construção, é preciso, antes de tudo, conhecer as diferentes dimensões dos insumos que serão utilizados e obter as medidas de suas áreas.

Esta etapa é importante, pois caso o insumo mude, as medidas serão totalmente diferentes, alterando também todo o cálculo realizado.

A quantidade de blocos cerâmicos para a vedação de uma parede, por exemplo, pode ser calculada da seguinte forma:

  • Medir o espaço desejado e descontar a área de portas e janelas;
  • Obter a espessura média de argamassa para realizar o assentamento dos blocos;
  • Somar as dimensões dos blocos cerâmicos com a espessura média de argamassa para definir a área total de cada bloco;
  • Por fim, dividir o espaço da parede pelo de um bloco para chegar à quantidade final de blocos necessários.

2 - Considere perdas de material e arredondamentos

Durante os serviços no canteiro de obras, é normal que um pouco de material se perca devido a quebras ou outros danos.

Por isso, é de grande importância que durante o cálculo dos insumos o profissional considere uma taxa de perdas para que não falte material ao longo da construção.

É importante ressaltar que esta taxa pode variar conforme o tipo de material. Afinal, alguns insumos, como os cerâmicos, por exemplo, necessitam de recortes na obra e são mais frágeis do que peças de concreto pré-moldado.

Já os cálculos que resultarem em números quebrados devem ser arredondados sempre para cima, evitando assim que falte material no canteiro de obras.

3 - Conte com o apoio da tecnologia

Atualmente, existem uma série de softwares e ferramentas digitais que podem auxiliar no cálculo dos materiais de construção e garantir um resultado mais preciso.

Os gestores podem escolher desde programas complexos voltados para grandes obras e uso profissional até sites e aplicativos mais simples para auxiliar nos cálculos e previsões de insumos.

Onde alugar equipamentos para construção civil

Como você conferiu, comprar os materiais de construção na quantidade certa é essencial para os processos da obra e sua entrega final.

Mas não é só isso!

A locação de equipamentos de acesso à altura também é parte importante de qualquer construção. Já que são eles que garantem o acesso a fachadas e a locomoção segura da equipe em grandes alturas.

A Versátil é a parceira ideal para a locação de andaimes, escoras, sistemas de escoramento e demais equipamentos para construção civil.

Nossos produtos são aprovados conforme a NR-18 e passam por rigorosos processos de manutenção e revisão (confira nossos procedimentos aqui).

Assim, garantimos no seu canteiro de obras apenas peças em ótimas condições de uso e seguras para toda a equipe.

Na Versátil, você encontra:

E diversos outros equipamentos!

A Versátil ainda executa o seu projeto de escoramento para identificar a quantidade exata de material necessária para a obra, reduzindo custos extras e desperdícios.

Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento para o seu projeto.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para locação de andaimes

Confira dicas úteis para realizar a locação de andaimes e conheça os diferentes equipamentos para acesso à altura oferecidos pela Versátil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

NR 35: tudo que você precisa saber da norma para trabalhos em altura

Confira no artigo o que é a NR 35 e quais as obrigações de empregadores e colaboradores no cumprimento desta norma voltada ao trabalho em altura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaime fachadeiro ou plataforma: qual é a opção ideal para sua obra?

Se você está em meio a uma obra de manutenção ou reforma de fachada, sabe a importância de escolher os equipamentos ideais para garantir segurança e produtividade. Entre andaime fachadeiro ou pl… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil