Qualidade Versátil

Manutenção e revisão dos equipamentos

Confira a importância do controle de qualidade na locação de equipamentos para construção civil, e descubra porque a Versátil é a melhor parceira para sua obra.

Noticia Versatil em destaque

O dia a dia no canteiro de obras pode acabar danificando andaimes, escoras e demais ferramentas, comprometendo a eficácia destas estruturas e prejudicando o bom andamento das atividades. Por isso, o controle de qualidade de equipamentos é fundamental no ramo da construção civil.

Além de facilitar a realização de atividades em altura, estes equipamentos também protegem todos os profissionais envolvidos na obra, garantindo o cumprimento das diretrizes estabelecidas na Norma Regulamentadora 18 (NR 18).

Quando andaimes, escoras e sistemas de escoramento, balancim, aparalixo e demais equipamentos passam por frequentes análises de controle de qualidade, eles garantem maior tranquilidade e segurança nos canteiros de obras, evitando acidentes laborais e protegendo os profissionais dos riscos inerentes ao ambiente de trabalho.

A Versátil Andaimes, empresa especializada em engenharia de acesso à altura e segurança, atua há mais de 30 anos no aluguel de equipamentos para construção civil, obedecendo a rigorosos processos de controle de qualidade e recondicionamento.

Conheça hoje um pouco mais sobre o padrão de qualidade da Versátil e por que nossos equipamentos entregam o melhor desempenho para diferentes tipos de obras.

Processo de manutenção periódica

Muito comum no setor industrial, o processo de manutenção periódica é utilizado para restaurar ou reformar os equipamentos utilizados pela construção civil durante a realização de obras ou renovação de fachadas.

Através de diferentes métodos, é possível recondicionar andaimes e demais estruturas, dando a esses equipamentos um aspecto de novo e pronto para uma nova utilização.

Conheça os processos que a Versátil realiza para preservar e manter a qualidade dos equipamentos:

  • Jato de granalha

O jato de granalha é um procedimento utilizado para limpar, polir ou fortalecer o metal, preparando a superfície da peça para o processo de recondicionamento.

Microesferas de aço são lançadas sobre o equipamento, removendo partículas de terra, areia e demais impurezas que se depositam na peça durante o uso nos canteiros de obra.

O jato de granalha também remove a camada de tinta da estrutura, preparando a superfície para receber uma nova pintura ou outro tipo de acabamento. O atrito das esferas de aço remove qualquer resíduo que possa oxidar as peças de metal e prejudicar o processo de recondicionamento.

  • Raspagem e hidrojato

Nesta etapa, os equipamentos passam por um processo de raspagem de resíduos ou hidrojateamento para a remoção das impurezas decorrentes do uso no canteiro de obras.

  • Revisão mecânica

Após a limpeza, todos os equipamentos são revisados por nossos profissionais, que avaliam soldas, pinos de travamento, roscas e passam os equipamentos em gabaritos para ajustar encaixes e afinar os sistemas de montagem.

  • Pintura

Já a etapa de pintura completa o processo de recondicionamento dos equipamentos utilizados na construção civil.

Após a eliminação das impurezas e da antiga camada de tinta pelo jato de granalha, a superfície recebe outra pintura — jato de tinta — ganhando um novo acabamento e sendo novamente disponibilizada para uso.

Por que a logística é importante?

Como você conferiu, o controle de qualidade e os processos de manutenção periódica são essenciais para garantir a eficácia dos equipamentos utilizados pela construção civil.

Contudo, a logística no aluguel de andaimes, escoras e demais peças também influencia no andamento da obra. Afinal, sem estes equipamentos, atividades como o trabalho em altura, por exemplo, não podem ser realizadas dentro do prazo estipulado.

Na Versátil, os processos de logística e entrega do material são planejados com antecedência, respeitando os prazos e cronograma de cada obra.

A contagem e a separação dos equipamentos alugados são realizadas minuciosamente, garantindo que a quantia exata de equipamentos seja entregue, conforme solicitado pelo cliente.

O controle de qualidade Versátil

Com ampla experiência no mercado de andaimes e escoramentos para construção civil, a Versátil desenvolveu um rigoroso programa de controle de qualidade, visando entregar as melhores soluções para cada obra.

Todos os produtos do portfólio da Versátil atendem às exigências estabelecidas pela legislação brasileira e normas regulamentadoras, garantindo mais segurança aos trabalhadores, a otimização de recursos e a total satisfação de clientes e parceiros.

Nossos andaimes, escoras e sistemas de escoramentos, balancim, aparalixo e demais produtos apresentam alta durabilidade e resistência, são adaptáveis para os mais diversos ambientes e necessidades e podem ser reutilizados por vários anos.

Conte com a Versátil para fornecer os melhores equipamentos para a sua obra! Acesse nosso site e conheça as soluções em andaimes e escoramentos.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil