Construção Civil

Como otimizar o uso das formas para concreto

Confira a importância das formas para concreto para a construção civil e conheça as diferentes utilidades desses moldes durante a concretagem.

Noticia Versatil em destaque

A concretagem, realizada através das formas para concreto, é uma das principais etapas da execução de uma obra. Afinal, este processo representa a finalização de diversos elementos que compõem a estrutura da edificação, como pilares, vigas, lajes, entre outros.

Considerando a importância desta etapa para a conclusão da obra, é necessário realizar todo o processo de forma adequada, utilizando as formas para concreto da maneira correta.

Mas você já pensou em como é possível otimizar o uso das formas para concreto nos processos de concretagem?

Confira mais sobre isso no artigo de hoje!

Conheça as formas para concreto

Antes de falarmos sobre as diferentes utilidades das formas para concreto, é importante esclarecer o que elas são e para que servem.

As formas para concreto são moldes normalmente feitos de madeira, utilizados nos canteiros de obras para dar formato às estruturas de concreto.

Estas formas são usadas para garantir o alinhamento perfeito do concreto e a geometria de diferentes estruturas da obra.

Sem o uso das formas para concreto, a construção de elementos como paredes, colunas ou pilares, lajes e vigas se torna inviável.

Utilidades das formas para concreto

Basicamente, as formas para concreto são necessárias em construções que utilizam grandes proporções de concreto armado.

Afinal, somente através das formas é possível moldar o concreto quase líquido, garantindo que o material endureça no formato adequado.

Conheça as principais utilidades das formas para concreto nas edificações:

  • Garantir a uniformidade da obra: como mencionamos, as formas realizam o alinhamento perfeito do concreto, garantindo que a estrutura esteja corretamente dimensionada e posicionada.
  • Proteger o concreto fresco: as formas protegem o concreto líquido contra variações climáticas, choques e demais influências que possam prejudicar seu formato.
  • Realizar instalações elétricas, hidráulicas e de demais elementos: o uso correto das formas para concreto permite a realização de instalações elétricas e hidráulicas, a construção de furos de passagem e a colocação de batentes de portas e janelas.
  • Evitar vazamentos: desde que bem niveladas e ajustadas, as formas seguram o concreto, evitando a perda de massa e a passagem da água.

Otimizando o uso das formas

As formas para concreto de madeira são as mais simples de serem utilizadas nos canteiros de obras e podem ser reaproveitadas algumas vezes durante a concretagem.

Mas para garantir o melhor desempenho destes moldes, é necessário seguir alguns cuidados, como:

  • Executar as formas seguindo rigorosamente as dimensões do projeto, se atentando sempre à resistência para que elas não deformem durante o uso e aguentem o peso.
  • Montar as formas de modo a permitir a retirada dos elementos com facilidade e sem choques e traumas.
  • Ter atenção redobrada à ligação das tábuas que formam ângulos (juntas de vigas e lajes, arestas de pilares, etc).
  • Vedar cuidadosamente as fendas que aparecerem nas formas com ripas de madeira.

Os equipamentos Versátil

Além de garantir o uso correto das formas para concreto, os responsáveis pela edificação também precisam utilizar equipamentos de alta qualidade e rendimento no canteiro de obras.

A Versátil Andaimes possui os melhores equipamentos para construção civil, que facilitam o acesso à altura e a realização de diversos serviços de maneira otimizada e segura.

  • Escoramento para laje nervurada

O sistema de escoramento para laje nervurada da Versátil é ideal para o apoio de fôrmas plásticas (cubetas), facilitando a desforma e mantendo a laje reescorada.

Já o travamento das fôrmas plásticas evita que elas se movimentem durante a montagem das armações e a concretagem.

Conheça o equipamento aqui!

  • Escoramento com torres modulares

Leve e fácil de montar, o escoramento Versátil economiza custos e tempo da obra, além de garantir maior qualidade na execução dos projetos devido à alta precisão nos ajustes dos componentes e acessórios do sistema.

Conheça o equipamento aqui!

Conte com equipamentos de alta qualidade e aprovados conforme a NR-18 no seu canteiro de obras, entre em contato com a equipe da Versátil Andaimes e solicite um orçamento.

Tags:

Escoramento

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil