Construção Civil

Cenário e tendências da construção civil para 2021

Após a desaceleração do mercado em 2020 devido à pandemia. O que esperar do setor da construção neste ano? Confira as tendências da construção civil para 2021.

Noticia Versatil em destaque

O ano de 2020 trouxe diversos desafios para o setor da construção. Com a pandemia do coronavírus, a rotina nos canteiros de obras precisou ser adaptada para a nova realidade. Neste contexto, muitos profissionais se perguntam quais serão as tendências da construção civil para 2021.

Se você quer descobrir as principais tendências para este segmento, continue a leitura do artigo de hoje!

A construção civil em 2020

Apesar da crise e do cenário de incertezas que marcaram 2020, o setor da construção civil começa a dar sinais positivos de uma recuperação, considerando a estimativa dos empresários acerca de um maior volume de lançamentos de novos empreendimentos e serviços.

Embora em 2020 a construção civil tenha sofrido alguns prejuízos, para 2021 estima-se que o segmento seja um dos principais pilares para a retomada econômica.

No primeiro semestre de 2020, o PIB da construção civil apresentou uma retração de 1,6%, enquanto a economia em geral demonstrou uma queda de 11,4% no mesmo período.

Já o Índice de Confiança da Construção (ICST), da Fundação Getúlio Vargas, publicado em agosto, apontou 56,7 pontos, demonstrando uma recuperação dos pontos perdidos em março e abril, quando o índice apresentou seu menor patamar histórico.

Em meio a este cenário de 2020 e as expectativas para uma possível recuperação, o que o setor da construção civil pode esperar para 2021?

Confira a seguir!

Tendências para 2021

Trazendo tecnologia, inovação e responsabilidade social, o futuro da construção civil está mais otimizado e consciente.

Por isso, neste ano, não deixe de se atualizar para sair na frente e se manter relevante para o mercado. Afinal, a construção civil é um segmento que está constantemente se reinventando.

Confira as principais tendências da construção civil para 2021:

1 - Sustentabilidade

Em 2021, a sustentabilidade ganha ainda mais força no setor da construção civil. Isso porque as chamadas construções verdes reduzem os custos operacionais e ajudam a preservar os recursos do meio ambiente.

Nesse contexto, ganham destaque projetos de edificações que optam pela otimização da eficiência energética e pela redução significativa de emissões de carbono.

A sustentabilidade na construção civil busca diminuir o desperdício, incentivando a reciclagem de materiais e impulsionando a inovação.

2 - Realidade virtual

O óculos de realidade virtual, muito utilizado no universo dos games, ganha agora o setor da construção civil.

Cada vez mais modernos, os edifícios novos contam com o auxílio da realidade virtual, aumentada ou mista para auxiliar a equipe nos processos de melhoria de aspectos do projeto e da construção.

Com o auxílio da realidade virtual e demais tecnologias na construção civil, é possível tornar as etapas construtivas mais viáveis, inteligentes e com melhor qualidade de vida.

3 - Modelagem BIM

A modelagem BIM, ou Building Information Modeling, é uma das fortes tendências da construção civil para 2021. Isso porque essa tecnologia traz muitas facilidades e vantagens para os empreendimentos em fase de construção.

Através da BIM, é possível identificar conflitos em potencial ainda na fase de planejamento e da pré-construção digital, reduzindo os conflitos durante a execução da obra.

Além disso, o auxílio da BIM reduz significativamente os custos e riscos nos processos de planejamento, projeto, construção e gestão digital de edifícios.

Basicamente, o BIM visa otimizar os processos construtivos de forma abrangente, partindo desde o planejamento até as atividades no canteiro de obras. Com o apoio de softwares específicos, o BIM realiza simulações e previsões acerca de tudo que pode dar certo ou errado em uma construção, antes mesmo do início das atividades no canteiro de obras.

4 - Impressão 3D e robótica

A impressão 3D está cada vez mais presente no setor da construção civil. Hoje, é possível produzir moldes pré-fabricados tanto dentro quanto fora do canteiro de obras, beneficiando a mão de obra, por exemplo.

Além disso, a impressão 3D já possibilita a “construção” de uma casa inteira em apenas 24 horas.

Já a robótica, segundo a estimativa da World Economic Forum, deverá ser desenvolvida em larga escala no setor da construção civil ainda nos próximos anos.

Nos processos construtivos, os robôs podem ser utilizados nos canteiros de obras, substituindo a força manual em determinados processos, reduzindo o tempo de construção e otimizando a qualidade das atividades.

5 - Construções modulares e pré-fabricadas

As construções pré-fabricadas são compostas por módulos individuais, feitos de uma grande variedade de materiais, como madeira, vidro, concreto e aço.

Este tipo de construção estará em alta em 2021, pois representa uma solução eficiente para as crises habitacionais em diversos países.

Além disso, as construções modulares e pré-fabricadas trazem maior praticidade e economia de tempo e dinheiro para o projeto, sem deixar de lado a qualidade.

A Versátil Andaimes

Agora que você já está por dentro das principais tendências da construção civil para 2021, confira mais uma dica para se manter relevante no setor durante os próximos anos.

Na hora de alugar equipamentos de acesso à altura de qualidade e procedência para sua obra, conte com a Versátil Andaimes!

A Versátil é especializada em engenharia de acesso à altura e oferece os melhores andaimes e demais equipamentos de proteção para o canteiro de obras.

Nosso portfólio reúne equipamentos como:

Conte com a Versátil para realizar o projeto da sua obra!

Nossos equipamentos são aprovados conforme a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão antes da entrega das peças no canteiro de obras.

A qualidade Versátil garante equipamentos em perfeito estado de uso para a sua equipe se sentir mais protegida e segura.

Acesse nosso site para conhecer todos os nossos produtos e solicite um orçamento sem compromisso para a sua obra.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil