Equipamento

Laje nervurada: cinco motivos para utilizar na construção civil

Conheça o modelo de laje nervurada, confira como utilizá-la na construção civil e quais vantagens ela oferece para a sua obra.

Noticia Versatil em destaque

A construção civil apresenta diversas técnicas e métodos para compor a estrutura dos mais variados empreendimentos comerciais e residenciais. Dentre as opções utilizadas, temos a laje nervurada como uma estrutura diferente do padrão tradicional, porém muito eficiente.

As lajes são estruturas planas e horizontais essenciais para a construção civil, já que dividem os pavimentos de um projeto e realizam a cobertura, forro ou piso da edificação.

Mas o modelo nervurado, além de cumprir com suas principais funções, proporciona também uma série de vantagens.

Se você não conhece ou nunca utilizou o modelo de laje nervurada em seus projetos de construção, confira no artigo de hoje os principais motivos para investir nesse método em seu canteiro de obras.

Mas afinal, o que é laje nervurada?

A laje nervurada é um tipo de laje composta por um conjunto de nervuras que se cruzam e são interligadas por uma capa de concreto, também conhecida como mesa de compressão.

Ao contrário da laje tradicional, que possui a superfície inferior lisa, a laje nervurada forma volumes cúbicos determinados pelas vigas ou nervuras.

Basicamente, esse modelo de laje apresenta espaços vazios entre as nervuras, criadas através da instalação das fôrmas sobre as escoras.

Como utilizar a laje nervurada?

A laje nervurada pode ser realizada por meio de dois processos diferentes: a mista, com preenchimento dos espaços entre as nervuras; e a com cubetas plásticas uniformes.

Neste segundo tipo de laje nervurada, o cimbramento pode ser produzido com escoras metálicas e uma estrutura sobre elas. Outra alternativa é posicionar as cubetas sobre uma plataforma revestida por um madeirite ou compensado.

Após esta etapa, é necessário posicionar as fôrmas e armaduras, para, ao final, realizar a concretagem.

Por que utilizar laje nervurada?

Agora que você já está mais familiarizado com a laje nervurada, conheça cinco bons motivos para utilizar este modelo de laje em seus próximos projetos:

1 - Maior economia

Além da estética diferenciada da laje nervurada, que pode compor a decoração de ambientes com uma proposta industrial, aconchegante e moderna, os “nervos” da laje dispensam o acabamento com forro, reduzindo significativamente os custos com materiais e mão de obra.

2 - Menos material necessário

Quando comparados às lajes tradicionais, de superfície lisa, os modelos de lajes nervuradas utilizam menos aço e concreto (que não tem função estrutural), reduzindo consideravelmente o uso desses materiais.

3 - Obra mais sustentável

Por consumir menos concreto nos processos produtivos, a laje nervurada contribui para a sustentabilidade na construção civil.

Isso porque a produção de concreto é responsável por emitir CO2 na atmosfera, elemento que contribui diretamente para o agravamento do efeito estufa e do aquecimento global.

Além disso, as fôrmas utilizadas na concretagem das lajes nervuradas eliminam a necessidade de assoalhar, dispensando, nesses casos, o uso de madeira na partes moldadas e consumindo menos energia.

4 - Vãos mais amplos

A laje nervurada oferece um melhor aproveitamento do espaço, uma vez que a estrutura é mais leve e possibilita a criação de vãos com vigas mais afastadas.

Neste modelo de edificação, o espaço livre pode chegar a sete metros entre os pilares, sem deformar ou comprometer a construção.

5 - Redução das fundações

Por apresentar um peso até 15% mais leve do que as construções com laje maciça tradicional, o modelo de laje nervurada reduz proporcionalmente os custos com escavação e fundação da edificação.

Os benefícios que você conferiu acima demonstram o quanto as lajes nervuradas são eficientes para as construções modernas.

Mas para aproveitar todas as vantagens desta estrutura, é necessário contar com os equipamentos para construção civil adequados e de qualidade.

A Versátil Andaimes oferece um sistema de escoramento para laje nervurada, com elemento de apoio para fôrmas plásticas (cubetas).

O equipamento da Versátil para laje nervurada é composto por perfis cartola para apoio das fôrmas plásticas e forcados cartola, possibilitando a desforma rápida e mantendo a laje reescorada.

Todo o portfólio da Versátil, que inclui andaimes, escoras metálicas, aparalixo, balancim e demais peças, é aprovado conforme as exigências da NR-18 e conta com rigorosos processos de revisão e manutenção.

Para ter os melhores equipamentos na sua obra, conte com a Versátil Andaimes!

Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento de nosso sistema de escoramento para laje nervurada e demais peças para construção civil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil