Andaimes

Escoras metálicas: como tirar o máximo proveito deste recurso

Escoras metálicas, como utilizar esses equipamentos de maneira correta na construção civil.

Noticia Versatil em destaque

No dia a dia do canteiro de obras, diversos equipamentos são utilizados para garantir a segurança dos trabalhadores e a correta realização das atividades. As escoras metálicas, por exemplo, são peças fundamentais para o apoio da estrutura da edificação durante o processo de construção.

Com o auxílio destes equipamentos, a obra pode seguir seu planejamento de forma mais ágil e segura, apresentando os resultados necessários conforme o cronograma estipulado.

No artigo de hoje você vai conhecer mais sobre as escoras metálicas e como tirar o máximo proveito deste recurso na construção civil.

O que são escoras metálicas?

As escoras metálicas são equipamentos utilizados nos canteiros de obras como um apoio provisório para sustentar a estrutura de uma edificação, como lajes e vigas.

Suportando grandes cargas de peso, as escoras metálicas oferecem diversas vantagens para a obra, como:

  • maior praticidade: podem ser montadas e desmontadas de maneira rápida e segura;
  • mais economia: são adaptáveis a qualquer projeto, pois possuem regulagens para diferentes espaços e ajuste de acordo com o nível da estrutura;
  • maior agilidade: o sistema de regulagem facilita a instalação e traz mais eficiência para o trabalho da equipe;
  • liberdade de ajustes: garantem um nivelamento perfeito e permitem ajustes milimétricos.

A utilização das escoras metálicas, no entanto, deve ser dimensionada por um profissional capacitado, considerando as cargas permanentes e variáveis (trabalhadores e equipamentos) de cada pavimento.

Para que servem?

De maneira simplificada, as escoras metálicas servem para apoiar uma construção enquanto ela ainda não possui firmeza para se manter em pé.

Dessa forma, durante a realização da obra o escoramento metálico é executado nas fôrmas, para o suporte do próprio peso da estrutura, e nas atividades de cimbramento, para apoiar lajes e vigas enquanto o concreto está fresco.

As escoras metálicas podem ser utilizadas em diferentes situações. Em alguns casos, outros acessórios otimizam ainda mais os trabalhos no canteiro, como:

  • forcado fixo simples;
  • forcado fixo duplo;
  • cruzeta;

Como utilizar as escoras metálicas?

Se tratando de peças de sustentação e apoio às estruturas da obra, as escoras metálicas devem ser transportadas de maneira cuidadosa, conforme estabelece o limite de peso e dimensões, a fim de evitar danos aos equipamentos.

Antes da instalação das escoras é necessário isolar a área onde as peças serão colocadas, restringindo a presença de todos os trabalhadores não relacionados à atividade.

Já o local a ser escorado deve estar compactado, firme e nivelado, com a camada de contrapiso preferencialmente finalizada, para que as cargas sejam suportadas e não deslizem com a chuva ou o sobrepeso.

Durante a instalação das escoras metálicas, o profissional deve regular a altura da flauta com o gancho, ajustando com os copos rosca. Para a desmontagem é importante utilizar uma alavanca e soltar o copo rosca no sentido anti-horário, liberando assim o equipamento. Lembre-se de evitar bater no pé da escora para soltá-la!

Cuidados com as escoras metálicas

A utilização das escoras metálicas exige alguns cuidados específicos para garantir a total eficiência destes equipamentos.

Confira como preservar o escoramento metálico:

  • O projeto de escoramento e a escolha correta da escora e acessórios devem ser realizados por profissionais habilitados;
  • Os suportes e escoras de fôrmas devem ser inspecionados pelo responsável técnico da obra ao longo de todo o processo de concretagem;
  • Em caso de montagem próxima a linhas de energia, além do aterramento da estrutura e dos equipamentos utilizados, é necessário fazer o desligamento da rede, o afastamento dos locais energizados e a proteção das linhas;
  • Após a instalação das escoras, somente o pessoal autorizado e essencial para a execução da atividade deve circular pelo local da concretagem.

Como você conferiu hoje, as escoras metálicas desempenham um importante papel nas atividades da construção civil.

Seja uma pequena reforma ou uma grande obra, estes equipamentos garantem a sustentação da estrutura e auxiliam no correto andamento dos processos de construção.

Mas para aproveitar toda a eficiência das escoras metálicas, é preciso contar com fornecedores de equipamentos de qualidade e reconhecidos no mercado.

A Versátil Andaimes possui mais de 30 anos de experiência na locação de equipamentos e acessórios para construção civil.

Em nosso portfólio você irá encontrar escoras metálicas, andaimes, sistemas de escoramento, balancim e diversos outros equipamentos para suprir as diferentes necessidades da sua obra, sem abrir mão da segurança da equipe.

As escoras metálicas da Versátil são fabricadas em aço carbono, um material durável e resistente, garantindo mais leveza e excelente capacidade de carga.

Fáceis de transportar e instalar, nossas escoras ainda proporcionam ajuste rápido com precisão milimétrica, reduzindo o tempo de montagem do escoramento.

Se você busca excelência em equipamentos para construção civil, conte com a Versátil Andaimes!

Acesse nosso site e conheça as escoras metálicas e diversos outros produtos para a sua obra.

Tags:

Andaimes

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil