Entre em contato com a Versátil

Andaimes

O papel dos andaimes na construção civil

Os andaimes para construção civil são essenciais para projetos e edificações. Conheça a importância dessas estruturas e como escolher o modelo certo para a obra.

Noticia Versatil em destaque

Desde a primeira fundação até a entrega do empreendimento, uma obra conta com auxílio de diversos equipamentos, como os andaimes para construção civil, para garantir a realização das atividades, principalmente em altura, com mais segurança e eficiência.

Os andaimes são estruturas provisórias que auxiliam os trabalhadores no acesso a áreas elevadas e atuam como plataformas para facilitar a circulação de pessoal e otimizar a realização das atividades nas fachadas ou em ambientes internos.

Se tratando de estruturas essenciais no canteiro de obras, os andaimes para construção civil desempenham um importante papel em projetos dos mais variados tipos.

O papel dos andaimes na construção civil

Desde os primórdios da construção civil, estruturas como os andaimes estão presentes nos canteiros de obras, auxiliando os trabalhadores durante as atividades em altura e a movimentação de equipamentos.

Com o passar das décadas e a evolução dos processos de fabricação, os andaimes para construção civil foram sendo melhorados, desempenhando um papel ainda mais importante na elaboração de projetos e edificações.

Os tradicionais andaimes de madeira, muito utilizados na Europa durante o século XIX, deram lugar a estruturas feitas em metal.

Esta transição ocorreu no início do século XX e trouxe mais segurança ao trabalho em altura. Afinal, a madeira era uma das grandes causadoras de acidentes, uma vez que, quando molhada, ela apodrecia e aumentava as chances de quedas e outros riscos.

Nos dias atuais, os andaimes são formados por tubos de aço, material leve, resistente e durável, que garante maior estabilidade e firmeza à estrutura.

Já a presença de dispositivos de segurança, como guarda-corpo, rodapé (conforme norma) e piso metálico, torna o trabalho em altura ainda mais eficiente e protegido, pois evita que os trabalhadores escorreguem, caiam ou derrubem objetos durante a realização dos serviços na fachada.

Os diferentes tipos de andaimes

O mercado de equipamentos para construção civil oferece hoje diversas opções de andaimes para obras de todos os tamanhos e complexidades. Saber escolher a estrutura ideal para as necessidades do trabalho é essencial para garantir o bom andamento das atividades e evitar acidentes no canteiro de obras.

Conheça agora os principais tipos de andaimes para construção civil e quando utilizar cada um:

  • Andaime fachadeiro

O modelo de andaime fachadeiro é formado por peças modulares que compõem a estrutura.

Ideal para serviços em fachadas, como reforma, construção, revestimento, manutenção e pintura, esse equipamento permite o livre acesso da equipe ao local de trabalho, aumentando a produtividade e otimizando os processos.

Este modelo de andaime é fabricado em aço-carbono, com encaixes simples e firmes que dispensam o uso de ferramentas especiais para a montagem da estrutura.

Seguro e fácil de ser instalado o andaime fachadeiro oferece grande versatilidade à obra, permitindo ainda a montagem de níveis independentes.

  • Andaime tubular

O andaime tubular é estruturado em forma de torres apoiadas em bases fixas ou móveis, facilitando a adaptação da peça para diversos tipos de obras e necessidades.

Fabricado em aço-carbono, este tipo de andaime é modular, com encaixes simples e firmes que dispensam o uso de ferramentas especiais para a montagem da estrutura.

O modelo de andaime tubular é o mais utilizado nas construções de pequeno porte, sendo indicado para processos de alvenaria, manutenção, limpeza, pequenas pinturas, etc. A presença de um piso metálico antiderrapante confere maior durabilidade e versatilidade à estrutura e mais segurança à equipe.

  • Andaime tubo braçadeira

Estrutura formada por tubos de aço conectados por braçadeiras, permitindo diferentes montagens mesmo em áreas com grandes interferências.

Este modelo de andaime pode ser utilizado para diversas necessidades, oferecendo maior praticidade conforme as exigências de segurança.

O tubo braçadeira é a solução mais indicada para garantir o acesso dos trabalhadores em setores industriais.

  • Andaime suspenso (balancim)

Também chamado de balancim, o andaime suspenso é uma plataforma com piso de alumínio presa por cabos de aço e um sistema de manivelas que garantem a movimentação vertical (sobe e desce) da estrutura.

Este tipo de andaime permite maior mobilidade aos trabalhadores de maneira segura e eficiente, sendo indicado para obras da construção civil, em serviços de pintura, reformas, recuperação e limpeza de fachadas, além de atividades em áreas industriais e na manutenção de tanques e silos.

  • Balancim individual

O balancim individual, ou cadeira suspensa, é um tipo de andaime utilizado para garantir o acesso a locais onde não é possível instalar outros tipos de estruturas.

Este equipamento é composto por uma cadeira anatômica de movimentação vertical presa a um cabo de aço e acionada manualmente por manivela.

Com o uso do balancim individual é possível realizar trabalhos em fachadas, como pintura, limpeza e manutenção, e em locais fechados e com pouco espaço, como silos, chaminés e poços.

Existem ainda outros tipos de andaimes para construção civil, como:

  • Andaime tubular móvel: estrutura apoiada sobre rodas, que deve ser utilizada apenas em superfícies planas.
  • Andaime fachadeiro em balanço: estrutura que se projeta para fora da edificação por meio de vigas ou estruturas de balanço.
  • Andaime multidirecional: estrutura muito utilizada para a criação de escadas temporárias e obras que demandam flexibilidade de acesso.

A escolha do andaime ideal para as necessidades da obra deve considerar sempre a proteção de todos os envolvidos na construção e de terceiros.

Afinal, estes equipamentos aliam versatilidade, praticidade e segurança para entregar os melhores resultados durante a construção.

Onde alugar andaimes para construção civil

Como você conferiu, existem diversas opções de andaimes para construção civil que auxiliam na realização das mais diferentes atividades em altura.

Se tratando de equipamentos essenciais no canteiro de obras, seja para a construção ou atividades como manutenção predial, pintura, restauração e limpeza, os andaimes devem ser de alta qualidade, oferecendo resistência e durabilidade.

Portanto, na hora de realizar a sua obra, conte com o parceiro certo para locar os andaimes e demais equipamentos.

A Versátil Andaimes, especialista em engenharia de acesso à altura e segurança, atua há mais de 30 anos no setor da construção civil, fornecendo equipamentos para locação para pequenas, médias e grandes obras.

O amplo portfólio da Versátil conta com andaime fachadeiro, tubular e tubo braçadeira, balancim individual, andaime suspenso e diversos outros equipamentos testados e aprovados conforme a NR 18.

Nossas peças ainda passam por um rigoroso controle de qualidade, sendo submetidas a processos de revisão e manutenção antes de serem encaminhadas ao canteiro de obras.

No parque industrial da Versátil, todos os equipamentos passam por limpeza com hidrojato ou jato de granalha e pintura por imersão, garantindo peças em perfeito estado para a utilização na construção civil.

Com a Versátil a sua obra conta com os andaimes na quantidade exata para a execução das atividades, reduzindo custos, otimizando o tempo e aumentando a segurança dos trabalhadores.

Conte a Versátil Andaimes para realizar o seu próximo projeto! Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento de andaimes para construção civil.

Tags:

Andaimes

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Em construção, Vittace Guarapuava!

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Viva - Londrina/PR

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

06 erros comuns na montagem dos andaimes

A sua equipe sabe como montar um andaime corretamente? Confira os principais erros cometidos neste processo e como instalar os andaimes de forma segura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Laje nervurada: cinco motivos para utilizar na construção civil

Conheça o modelo de laje nervurada, confira como utilizá-la na construção civil e quais vantagens ela oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Cuidados com escoramento: quais os cuidados recomendados durante o processo de escoramento

O uso correto das escoras para laje faz parte dos cuidados com o escoramento da obra. Confira no artigo outras dicas para a montagem adequada deste sistema.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil