Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

Construção de edifícios

Se tratando de uma obra de grandes proporções, a construção de um edifício envolve diversas etapas e serviços. Confira no artigo o passo a passo resumido deste processo.

Noticia Versatil em destaque

A construção de um edifício é um projeto complexo, que demanda a elaboração de um planejamento completo e a realização de diversas etapas.

Durante a edificação de uma obra de grandes proporções, os profissionais da construção civil devem estar atentos a todos os processos, desde a escolha do terreno até o acabamento e a finalização da obra.

Mas afinal, quais são os processos envolvidos na construção de um edifício?

Confira a seguir o passo a passo da edificação de um prédio e entenda como cada etapa funciona:

1 - Escolha do terreno

A escolha do terreno é o primeiro passo a ser considerado antes da construção de um edifício. Afinal, é a partir deste espaço que toda a obra será planejada e desenvolvida.

Além do preço por m², a escolha de um terreno deve se basear em várias outras características importantes para o sucesso do empreendimento, como:

  • as particularidades do solo (determinam se será necessário intervenções adicionais);
  • a posição do terreno em relação ao nascer e ao pôr do sol;
  • o bairro onde o espaço está situado;
  • os serviços ofertados nos entornos (farmácias, supermercados, hospitais, escolas, etc);
  • a infraestrutura sanitária e o fornecimento de água e energia;
  • a segurança, iluminação e pavimentação da região.

2 - Desenvolvimento do projeto de arquitetura

Após a escolha do terreno, é hora de iniciar o planejamento da obra propriamente dito.

Nesta etapa, os responsáveis elaboram o projeto de arquitetura com todos os detalhamentos necessários. No entanto, para dar andamento à construção do edifício é necessário obter a aprovação da prefeitura.

3 - Projetos complementares

Nesta etapa, são contratados serviços de estruturas, execução e instalações elétricas e hidrossanitárias (tubos, conexões e demais peças que transportam a água pelas instalações do edifício).

4 - Definição do orçamento

O orçamento da obra abrange todos os gastos necessários para a construção do edifício, como a compra do terreno, os custos dos projetos, a locação de equipamentos, os gastos com mão de obra, etc.

No entanto, antes de realizar os levantamentos quantitativos e orçamentários é preciso saber quais materiais serão necessários para dar início aos processos no canteiro de obras.

5 - Planejamento da obra

A etapa de planejamento da obra consiste na elaboração de um cronograma com os prazos para realização de cada serviço e os custos necessários. Neste momento, é importante levar em consideração a data de início da obra e a previsão para a sua finalização.

Para facilitar a elaboração do planejamento, os gestores podem contar com o auxílio de softwares específicos ou de um engenheiro de planejamento.

6 - Serviços preliminares

Os serviços preliminares consistem, basicamente, na preparação do terreno. É nesta etapa que os profissionais realizam a limpeza do espaço, a montagem do canteiro e do barracão de obras, os serviços de terraplanagem, entre outros.

Esta etapa antecede os processos de construção do edifício e pode ser considerada o início da obra.

7 - Infraestrutura da construção

A infraestrutura, ou fundação, é uma estrutura feita logo no início da construção para transmitir as cargas do edifício para o solo.

Essa estrutura é responsável por apoiar a obra no solo de maneira segura e disseminar todas as cargas do edifício.

A construção da fundação depende de uma série de fatores, como o modelo de edificação, o peso da estrutura, o tipo de solo do terreno e a profundidade do lençol freático.

8 - Serviços de estruturas e alvenarias;

O serviço de alvenaria representa a construção propriamente dita, ou seja, é quando a estrutura da obra é feita e as paredes são erguidas.

Nesta etapa, a equipe se dedica à construção de pilares, vigas, lajes e paredes, além da execução de vedações e rebocos.

9 - Construção da cobertura

A construção da cobertura, estrutura que atua como uma proteção do edifício, pode ser feita na forma de um telhado ou uma laje superior.

O tipo de cobertura e os materiais necessários para a edificação são definidos ainda na etapa da elaboração do projeto.

10 - Realização das instalações

As instalações da obra são divididas em três momentos:

  • instalações elétricas: nesta etapa, é feita a passagem de fios e cabos, além da instalação de tomadas e interruptores.
  • instalações hidrossanitárias: abrangem as redes de água fria e quente e de esgoto primário e secundário. Esta etapa exige cuidados redobrados para evitar vazamentos futuros.
  • instalações complementares: consistem na instalação de antenas de TV, cabos de internet, sistemas de gás, ar condicionado, etc.

11 - Acabamentos e revestimentos

Os acabamentos e revestimentos reúnem uma série de serviços que abrangem desde os assentamentos do piso e a regularização das paredes até a proteção das vedações e a melhoria estética das superfícies.

  • Portas e janelas: conhecidas no meio da construção civil como esquadrias, as portas e janelas devem ser instaladas conforme as especificações do projeto.
  • Pintura: nesta etapa, a pintura e a aplicação de texturas são realizadas dentro e fora do edifício com o auxílio de andaimes e demais equipamentos de segurança que facilitam o acesso à altura, garantem a mobilidade e protegem os trabalhadores.
  • Louças e metais: lavatórios, torneiras, registros, pias e demais peças são instaladas durante o acabamento da edificação.

12 - Construção das áreas externas

Estruturas externas como piscina, churrasqueiras, áreas de lazer, quadras de esportes e jardins devem ser construídas antes da finalização da obra.

13 - Finalização

Com todas as etapas anteriores concluídas, é hora de finalizar a construção. Neste momento, a equipe realiza a limpeza do edifício e testa as instalações para se certificar de que tudo está funcionando conforme o planejado.

Onde alugar equipamentos para construção civil

Como você conferiu, a construção de um edifício exige a realização de diversos processos em altura, como os serviços de alvenaria, a pintura de paredes, etc.

Dessa forma, para garantir que o andamento da obra ocorra de maneira segura e conforme as exigências da lei, é necessário contar com equipamentos para construção civil de qualidade.

A Versátil Andaimes possui mais de 30 anos de experiência em engenharia de acesso à altura e segurança.

O amplo portfólio da Versátil reúne diversos equipamentos, como andaimes, escoras metálicas, balancim e aparalixo para facilitar o acesso em altura e assegurar a proteção de colaboradores e terceiros.

Através de rigorosos processos de revisão e manutenção de equipamentos, a Versátil garante peças em perfeito funcionamento para o uso no canteiro de obras.

Garanta o sucesso do seu próximo projeto com os equipamentos para construção civil da Versátil Andaimes.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento para a sua obra!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para locação de andaimes

Confira dicas úteis para realizar a locação de andaimes e conheça os diferentes equipamentos para acesso à altura oferecidos pela Versátil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

NR 35: tudo que você precisa saber da norma para trabalhos em altura

Confira no artigo o que é a NR 35 e quais as obrigações de empregadores e colaboradores no cumprimento desta norma voltada ao trabalho em altura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaime fachadeiro ou plataforma: qual é a opção ideal para sua obra?

Se você está em meio a uma obra de manutenção ou reforma de fachada, sabe a importância de escolher os equipamentos ideais para garantir segurança e produtividade. Entre andaime fachadeiro ou pl… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil