Construção Civil

Escoramento para laje nervurada: porque utilizar na construção civil

O uso de escoramento específico é essencial durante a construção da laje nervurada. Confira no artigo porque é importante investir neste equipamento.

Noticia Versatil em destaque

Quando o assunto é construção de laje nervurada, o sistema de escoramento equipado com fôrmas plásticas representa máxima eficiência e facilidade no canteiro de obras.

Isso porque esse escoramento é específico para a construção dos vãos entres os pilares sem a utilização de vigas, dando origem à laje nervurada.

No artigo de hoje, você vai conferir porque utilizar escoramento para laje nervurada em seus projetos de construção civil.

O que é laje nervurada?

A laje nervurada é uma estrutura formada por conjuntos de nervuras de concreto interligadas entre si por uma capa ou mesa de compressão.

O grande diferencial da laje nervurada, em comparação com a laje maciça, é o espaço vazio entre as nervuras feito a partir de fôrmas cúbicas instaladas no escoramento da estrutura.

A ausência de concreto nas nervuras torna toda a estrutura mais leve, fazendo da laje nervurada a opção ideal para espaços que necessitam de grandes vãos livres e sem a presença de pilares e vigas intermediários, como é o caso de museus, faculdades, estacionamentos, academias, etc.

No entanto, a laje nervurada também pode ser utilizada em ambientes residenciais e comerciais com estilo moderno ou industrial, já que a ausência de pilares garante maior flexibilidade aos cômodos.

Para conferir as principais vantagens de contar com a laje nervurada nos projetos de construção civil, acesse nosso artigo sobre o assunto aqui!

Porque utilizar escoramento para laje nervurada

Basicamente, existem dois tipos de laje nervurada, as moldadas na obra e as pré-moldadas. Cada uma destas estruturas necessita de um modelo específico de escoramento:

  • moldadas: escoramento através de fôrmas plásticas (cubetas);
  • pré-moldadas: utilização de blocos de isopor ou cerâmica.

Contar com o sistema de escoramento adequado para cada tipo de estrutura é fundamental para o sucesso da obra.

Afinal, o escoramento realiza a sustentação da laje enquanto o concreto ainda não possui resistência necessária, reduzindo possíveis alterações no material e tornando os processos mais ágeis e eficientes.

Confira outros benefícios de utilizar o escoramento para laje nervurada:

1 - Maior sustentabilidade para a obra

O escoramento específico para lajes nervuradas garante maior sustentabilidade durante os processos de estruturação de pavimentos e concretagem, pois elimina o uso de compensado, gerando maior economia na utilização de madeira.

2 - Ganho de tempo e maior facilidade

O uso do escoramento garante maior agilidade no canteiro de obras, já que o sistema permite a retirada da estrutura de réguas em menor tempo, mantendo apenas as escoras e as fôrmas.

3 - Qualidade no resultado final

O apoio realizado pelo sistema de escoramento para laje nervurada garante que a estrutura final esteja perfeita e dentro das expectativas do cliente.

Onde alugar escoramento para laje nervurada

Se você deseja investir em novos projetos com laje nervurada, não deixe de contar com equipamentos de qualidade e adequados para este tipo de estrutura.

Na Versátil Andaimes você encontra um sistema de escoramento para laje nervurada que garante o escoramento e reescoramento das estruturas de forma eficiente e segura.

Com elemento de apoio para fôrmas plásticas (cubetas), o sistema de escoramento para laje nervurada da Versátil é composto por perfis de cartola para apoio das fôrmas plásticas e forcados cartola, facilitando uma desforma rápida e mantendo a laje reescorada.

O portfólio de equipamentos para construção civil da Versátil ainda inclui escoras metálicas, andaimes, balancim, aparalixo e demais peças dentro dos padrões exigidos pela NR-18.

Todos os produtos da Versátil passam por rigorosos processos de revisão e manutenção, para garantir máxima qualidade e segurança à sua obra.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento dos equipamentos para a sua construção!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil