Equipamento

Cuidados com escoramento: quais os cuidados recomendados durante o processo de escoramento

O uso correto das escoras para laje faz parte dos cuidados com o escoramento da obra. Confira no artigo outras dicas para a montagem adequada deste sistema.

Noticia Versatil em destaque

As escoras para laje são equipamentos fundamentais nos canteiros de obras e têm grande relevância quando se trata de cuidados com escoramento. Afinal, elas são responsáveis pela sustentação temporária do concreto, garantindo o correto nivelamento da estrutura e a segurança dos trabalhadores.

Considerando a importância destes equipamentos, o escoramento da laje deve ser realizado conforme as indicações do projeto e seguindo todas as normas de segurança necessárias.

Para isso, é preciso se atentar às recomendações de instalação durante o processo de montagem das escoras para laje.

Confira no artigo de hoje algumas dicas de cuidados com escoramento para otimizar os procedimentos na construção e garantir mais segurança ao canteiro de obras.

As escoras para laje

As escoras são peças metálicas, utilizadas na construção civil como apoio provisório para estruturas como lajes e vigas. Estes equipamentos oferecem grande resistência, suportando todo o peso de equipamentos e demais cargas quando dimensionados por um profissional habilitado.

No entanto, para garantir o suporte e a acomodação do concreto é necessário respeitar as características de fabricação das escoras, além de realizar um projeto para calcular a quantidade de equipamento necessária por metro quadrado e por quanto tempo a laje deve ser escorada.

As principais vantagens da utilização de escoras para laje é a praticidade e flexibilidade que as peças oferecem ao canteiro de obras. Isso porque elas são fáceis de montar e desmontar, e possuem sistemas de regulagem com ajuste de grande precisão.

Quer saber mais sobre as escoras e como aproveitá-las com mais eficiência em sua obra? Então, acesse nosso artigo “Escoras metálicas: como tirar o máximo proveito deste recurso”.

Cuidados com escoramento

O escoramento é a estrutura de suporte provisório propriamente dita, formada por diversas peças (escoras verticais) que apoiam a laje.

Durante a elaboração do projeto de escoramento é preciso especificar o tipo de escora a ser utilizado, o local exato onde as peças serão posicionadas e a quantidade de equipamentos necessária para a obra.

Com o projeto em mãos, a equipe pode dar início à montagem do escoramento de maneira mais segura e adequada.

Mas para garantir que o escoramento seja realizado com máxima eficiência, existem alguns outros cuidados que são recomendados durante este processo.

Confira as dicas que separamos de cuidados com o escoramento:

  • Conformidade com o projeto

De nada adianta realizar um planejamento detalhado do sistema de escoramento, se na hora a execução este documento é deixado de lado. Por isso, é essencial que os operários consultem o projeto para realizar a montagem das peças.

Com o auxílio deste documento é possível identificar quantas escoras serão necessárias para garantir a sustentação correta sem sobrecarregar a estrutura.

  • Apoio no solo

Durante a montagem do sistema é necessário atenção extra em relação à carga transmitida diretamente para o solo. O ideal é nunca improvisar apoios no escoramento ou realizar o reforço com o sistema já pronto.

Nesta etapa, recomenda-se regularizar o terreno para que a base das peças de apoio estejam totalmente em contato com o solo, evitando espaços vazios.

Afinal, o mau dimensionamento destas peças pode comprometer toda a estrutura do escoramento e a segurança dos trabalhadores.

  • Capacidade da estrutura

Cada equipamento possui uma capacidade de carga máxima. Dessa forma, o sistema de escoramento deve ser o mais adequado para suportar o peso dos equipamentos somado ao da estrutura de concreto.

É importante ressaltar que a carga total deve constar no projeto, para que os gestores possam escolher o tipo de escora mais indicado.

  • Tempo de cura

Após fazer o escoramento de todo o sistema para realizar a concretagem, é necessário esperar a quantidade de dias calculada por um profissional habilitado para remover as peças provisórias parcialmente ou de forma total, sendo sempre feita a avaliação de carga e teste de cura do concreto.

Respeitar o tempo de cura do concreto evita o aparecimento de fissuras e outras deformidades que possam prejudicar a segurança e estabilidade da construção.

Além de seguir todos os cuidados recomendados durante o processo de escoramento da obra, é preciso contar com equipamentos de qualidade que ofereçam o melhor desempenho e segurança necessária.

A Versátil Andaimes é especialista em equipamentos para construção civil e possui mais de 30 anos de experiência no ramo.

O portfólio de produtos da Versátil apresenta escoras metálicas, escoramento com torres modulares e sistemas de escoramento para laje nervurada que garantem maior qualidade na execução de diferentes projetos.

Nossos equipamentos são aprovados pela NR-18 e submetidos a diversos testes de controle de qualidade que comprovam a eficiência das peças.

Com os equipamentos para escoramento da Versátil você reduz custos, ganha tempo e aumenta a produtividade da equipe sem abrir mão da segurança e praticidade de uso.

Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento de escoras para laje e demais equipamentos da Versátil Andaimes.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil