Entre em contato com a Versátil

Equipamento

Cuidados com escoramento: quais os cuidados recomendados durante o processo de escoramento

O uso correto das escoras para laje faz parte dos cuidados com o escoramento da obra. Confira no artigo outras dicas para a montagem adequada deste sistema.

Noticia Versatil em destaque

As escoras para laje são equipamentos fundamentais nos canteiros de obras e têm grande relevância quando se trata de cuidados com escoramento. Afinal, elas são responsáveis pela sustentação temporária do concreto, garantindo o correto nivelamento da estrutura e a segurança dos trabalhadores.

Considerando a importância destes equipamentos, o escoramento da laje deve ser realizado conforme as indicações do projeto e seguindo todas as normas de segurança necessárias.

Para isso, é preciso se atentar às recomendações de instalação durante o processo de montagem das escoras para laje.

Confira no artigo de hoje algumas dicas de cuidados com escoramento para otimizar os procedimentos na construção e garantir mais segurança ao canteiro de obras.

As escoras para laje

As escoras são peças metálicas, utilizadas na construção civil como apoio provisório para estruturas como lajes e vigas. Estes equipamentos oferecem grande resistência, suportando todo o peso de equipamentos e demais cargas quando dimensionados por um profissional habilitado.

No entanto, para garantir o suporte e a acomodação do concreto é necessário respeitar as características de fabricação das escoras, além de realizar um projeto para calcular a quantidade de equipamento necessária por metro quadrado e por quanto tempo a laje deve ser escorada.

As principais vantagens da utilização de escoras para laje é a praticidade e flexibilidade que as peças oferecem ao canteiro de obras. Isso porque elas são fáceis de montar e desmontar, e possuem sistemas de regulagem com ajuste de grande precisão.

Quer saber mais sobre as escoras e como aproveitá-las com mais eficiência em sua obra? Então, acesse nosso artigo “Escoras metálicas: como tirar o máximo proveito deste recurso”.

Cuidados com escoramento

O escoramento é a estrutura de suporte provisório propriamente dita, formada por diversas peças (escoras verticais) que apoiam a laje.

Durante a elaboração do projeto de escoramento é preciso especificar o tipo de escora a ser utilizado, o local exato onde as peças serão posicionadas e a quantidade de equipamentos necessária para a obra.

Com o projeto em mãos, a equipe pode dar início à montagem do escoramento de maneira mais segura e adequada.

Mas para garantir que o escoramento seja realizado com máxima eficiência, existem alguns outros cuidados que são recomendados durante este processo.

Confira as dicas que separamos de cuidados com o escoramento:

  • Conformidade com o projeto

De nada adianta realizar um planejamento detalhado do sistema de escoramento, se na hora a execução este documento é deixado de lado. Por isso, é essencial que os operários consultem o projeto para realizar a montagem das peças.

Com o auxílio deste documento é possível identificar quantas escoras serão necessárias para garantir a sustentação correta sem sobrecarregar a estrutura.

  • Apoio no solo

Durante a montagem do sistema é necessário atenção extra em relação à carga transmitida diretamente para o solo. O ideal é nunca improvisar apoios no escoramento ou realizar o reforço com o sistema já pronto.

Nesta etapa, recomenda-se regularizar o terreno para que a base das peças de apoio estejam totalmente em contato com o solo, evitando espaços vazios.

Afinal, o mau dimensionamento destas peças pode comprometer toda a estrutura do escoramento e a segurança dos trabalhadores.

  • Capacidade da estrutura

Cada equipamento possui uma capacidade de carga máxima. Dessa forma, o sistema de escoramento deve ser o mais adequado para suportar o peso dos equipamentos somado ao da estrutura de concreto.

É importante ressaltar que a carga total deve constar no projeto, para que os gestores possam escolher o tipo de escora mais indicado.

  • Tempo de cura

Após fazer o escoramento de todo o sistema para realizar a concretagem, é necessário esperar a quantidade de dias calculada por um profissional habilitado para remover as peças provisórias parcialmente ou de forma total, sendo sempre feita a avaliação de carga e teste de cura do concreto.

Respeitar o tempo de cura do concreto evita o aparecimento de fissuras e outras deformidades que possam prejudicar a segurança e estabilidade da construção.

Além de seguir todos os cuidados recomendados durante o processo de escoramento da obra, é preciso contar com equipamentos de qualidade que ofereçam o melhor desempenho e segurança necessária.

A Versátil Andaimes é especialista em equipamentos para construção civil e possui mais de 30 anos de experiência no ramo.

O portfólio de produtos da Versátil apresenta escoras metálicas, escoramento com torres modulares e sistemas de escoramento para laje nervurada que garantem maior qualidade na execução de diferentes projetos.

Nossos equipamentos são aprovados pela NR-18 e submetidos a diversos testes de controle de qualidade que comprovam a eficiência das peças.

Com os equipamentos para escoramento da Versátil você reduz custos, ganha tempo e aumenta a produtividade da equipe sem abrir mão da segurança e praticidade de uso.

Entre em contato com nossos especialistas e solicite um orçamento de escoras para laje e demais equipamentos da Versátil Andaimes.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil