Entre em contato com a Versátil

Andaimes

06 erros comuns na montagem dos andaimes

A sua equipe sabe como montar um andaime corretamente? Confira os principais erros cometidos neste processo e como instalar os andaimes de forma segura.

Noticia Versatil em destaque

Os andaimes são estruturas essenciais nos canteiros de obras, pois facilitam o acesso à altura e garantem maior mobilidade, sem colocar em risco a integridade dos profissionais envolvidos nas atividades. Considerando a importância destes equipamentos, saber como montar um andaime é um processo fundamental no dia a dia de uma edificação.

Quando montados corretamente, os andaimes entregam máxima eficiência, otimizando as atividades em altura, reduzindo o tempo da obra e garantindo a segurança de trabalhadores e terceiros.

No entanto, nem sempre o processo de montagem destes equipamentos nos canteiros de obras segue os procedimentos mais adequados e seguros.

Como montar um andaime: os principais erros

Conheça os erros mais comuns cometidos por trabalhadores da construção civil na hora de montar os equipamentos de acesso à altura:

1 - Deslocamento inadequado da estrutura

Conforme estipulado na NR-18, é proibido o deslocamento dos andaimes quando houver trabalhadores sobre a estrutura, pois isso pode provocar quedas e outros acidentes.

Dessa forma, a movimentação do equipamento deve ser realizada somente quando todos os trabalhadores estiverem fora da estrutura e em segurança.

No entanto, vale ressaltar que os andaimes só podem ser movimentados quando a altura da estrutura não ultrapassar quatro vezes o tamanho da sua menor base. Para alturas superiores, o andaime deve ficar fixado a uma estrutura rígida.

2 - Falta do dimensionamento das cargas de trabalho

Os projetos de montagem dos andaimes devem apresentar as quantidades máximas de carga de trabalho suportadas, a fim de não sobrecarregar a estrutura.

Além disso, é essencial que os trabalhadores estejam atentos à distribuição uniforme do peso sob a plataforma, deixando a passagem sempre livre para a circulação da equipe.

3 - Uso sem o piso de proteção

Para garantir a circulação segura dos trabalhadores em altura, os andaimes devem ser equipados com pisos antiderrapantes e resistentes.

As chapas (madeira ou metal) que fazem a forração das estruturas devem ainda ser niveladas e fixadas na estrutura para não se soltarem durante a passagem dos funcionários ou sofrerem deslocamentos devido a condições climáticas extremas.

4 - Utilização inadequada de equipamentos sobre o andaime

Utilizar escadas e outros equipamentos sobre o andaime para acessar pontos mais altos da edificação é uma atitude proibida e perigosa.

Se for necessário alcançar regiões mais elevadas, o indicado é aumentar a altura do andaime ou realizar um planejamento para a utilização de outro equipamento de trabalho em altura.

5 - Fixação do equipamento no solo

Os andaimes não devem ser instalados diretamente no solo. Por isso, no momento da montagem é necessário que a base de apoio seja rígida e nivelada o suficiente para receber as cargas, evitando o recalque da estrutura e a perda de prumo.

Quando o solo ou a base não forem capazes de suportar as cargas exigidas, deve ocorrer a troca do solo ou a execução de base. Não recomenda-se o apoio de estruturas de carga em solos moles ou argilosos de baixa consistência.

Já os andaimes móveis devem ser equipados com rodízios capazes de suportar, ao menos, uma vez e meia o peso médio da estrutura com sobrecargas, além de contarem com travas de segurança.

Os rodízios só podem ser usados quando a altura máxima do andaime for igual ou menor a menor base de apoio do mesmo.

6 - Improvisação na montagem

Por fim, a improvisação no canteiro de obras é um erro bastante comum e extremamente perigoso.

Isso porque improvisar na hora de montar um andaime e descartar os cuidados básicos, como a utilização dos EPIs, por exemplo, pode resultar em graves acidentes tanto para a equipe que está trabalhando em altura quanto para as pessoas que transitam no canteiro de obras e proximidades.

Como montar um andaime corretamente

Quando se trata de andaimes, o mercado oferece diversos modelos para as mais diferentes necessidades de uma construção (confira os diferentes tipos de andaimes aqui!).

Contudo, no momento da instalação destas estruturas, existem algumas regras básicas que devem ser seguidas, independente do tipo de andaime que será utilizado.

Confira algumas etapas básicas de como montar um andaime corretamente:

  • Acompanhamento profissional

A elaboração do projeto e o processo de instalação dos andaimes devem ser supervisionados por um profissional capacitado, seguindo todas as orientações da NR-18 e da NBR 6.494, normas que trazem informações sobre o uso seguro dos equipamentos, a montagem e o posicionamento das peças.

  • Escolha correta da área

O andaime deve ser instalado em um local previamente preparado, com solo reto e compacto para suportar o peso das estruturas, dos trabalhadores e dos equipamentos sem apresentar movimentações durante o uso.

  • Isolamento do local

Ao montar o andaime a área deve ser isolada, mantendo uma distância segura de outras atividades e fluxos não relacionados com as atividades.

  • Verificação da qualidade das peças

Além das primeiras análises nas peças que compõem a estrutura, é preciso que durante a montagem o profissional avalie esquadro, prumo e alinhamento das torres para identificar se algum ponto do andaime não irá sofrer esforço excessivo ou diferente do que foi planejado.

Agora que você já entendeu mais sobre como montar um andaime corretamente, anote esta dica: para garantir a segurança de todos os trabalhadores envolvidos na obra e de terceiros, é sempre importante alugar equipamentos para construção civil de qualidade e procedência reconhecidas e aprovados conforme as leis vigentes.

Onde alugar andaimes para construção civil

Para assegurar a integridade dos trabalhadores no canteiro de obras e garantir o cumprimento da legislação, conte com os andaimes da Versátil.

Com mais de 30 anos de experiência em engenharia de acesso à altura e segurança, a Versátil oferece um amplo portfólio de andaimes e demais equipamentos para construção civil. Todos testados e certificados conforme a NR-18.

Em nosso catálogo você encontra as seguintes opções de andaimes para a sua obra:

Os recorrentes processos de manutenção e revisão de equipamentos realizados pelos especialistas da Versátil garantem sempre peças da melhor qualidade e prontas para o uso.

Precisa de andaimes e demais equipamentos para construção civil? Alugue com a Versátil Andaimes!

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento sem compromisso para o seu próximo projeto.

Tags:

Andaimes

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para locação de andaimes

Confira dicas úteis para realizar a locação de andaimes e conheça os diferentes equipamentos para acesso à altura oferecidos pela Versátil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

NR 35: tudo que você precisa saber da norma para trabalhos em altura

Confira no artigo o que é a NR 35 e quais as obrigações de empregadores e colaboradores no cumprimento desta norma voltada ao trabalho em altura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaime fachadeiro ou plataforma: qual é a opção ideal para sua obra?

Se você está em meio a uma obra de manutenção ou reforma de fachada, sabe a importância de escolher os equipamentos ideais para garantir segurança e produtividade. Entre andaime fachadeiro ou pl… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil