Entre em contato com a Versátil

Institucional

Guia de obra: tudo que você precisa saber

Acompanhe no artigo as etapas essenciais para considerar na hora de elaborar um planejamento de projeto de construção civil.

Noticia Versatil em destaque

Um projeto de construção civil tem início antes mesmo das atividades começarem no canteiro de obras. Isso porque qualquer edificação precisa apresentar um planejamento detalhado, contendo as principais etapas da obra.

Além de ser essencial para os processos da construção civil, o planejamento de um projeto ajuda a orientar a equipe quanto à sequência de execução dos serviços, mantém o cronograma de atividades sob controle, acompanha o andamento, custos e receitas da obra, garante a entrega final dentro do prazo, etc.

Mas afinal, quais são as principais etapas que devem estar detalhadas em um projeto de construção civil?

Se você quer entender melhor como elaborar o planejamento de uma obra, continue acompanhando o artigo de hoje.

Projeto de construção civil: as etapas cruciais

Para que a obra ocorra sem grandes imprevistos e seja concluída dentro do prazo, é preciso elaborar um planejamento completo, incluindo todas as etapas fundamentais.

No entanto, vale ressaltar que somente o planejamento do projeto não basta. A comunicação entre as áreas é fundamental no canteiro de obras, pois auxilia na otimização das atividades e garante a melhor administração de recursos, serviços, estoque e demais aspectos.

Confira os principais pontos de um projeto de construção civil:

1 - Orçamento

O orçamento da obra deve ser realizado durante a etapa de planejamento financeiro, e deve conter todos os custos envolvidos na construção do início ao final das atividades.

Dessa forma, o orçamento precisa abranger tópicos como: alocação de mão de obra; compra de material; estoque de equipamentos e materiais (compra conforme a demanda); locação de ferramentas e equipamentos; treinamento de colaboradores; preparação do terreno, regularização e licenciamento, etc.

No caso de construções mais complexas e demoradas, existem certas variáveis que podem ser utilizadas no orçamento para corrigir a projeção no tempo, de acordo com a duração da obra.

2 - Cronograma

Para a elaboração do cronograma é necessário, antes de tudo, registrar as atividades previstas na chamada Estrutura Analítica de Projetos (EAP), facilitando a visualização do projeto de construção civil em etapas: Projetos, Licitação, Mobilização, Construção, Desmobilização e Gerenciamento dos Contratos.

Já a elaboração do cronograma propriamente dito deve apresentar um desdobramento mais específico dos processos necessários para o projeto, ordenar as atividades e estabelecer a dependência entre elas, estimar a duração de cada atividade e organizar os dados e informações técnicas para facilitar o entendimento da distribuição das atividades.

O cronograma é uma etapa essencial no planejamento de uma obra, pois ele evita possíveis contratempos que possam atrasar a entrega final e auxilia no controle de finanças, compras de insumos e otimização da gestão da mão de obra. Vale ressaltar que durante o andamento da obra, o cronograma poderá passar por alterações e ajustes.

3 - Redução de custos

Além dos altos investimentos iniciais, existem diversos motivos que podem encarecer ainda mais um projeto de construção civil.

Para evitar gastos excessivos que possam comprometer a entrega do empreendimento, é importante ficar atento aos principais fatores que trazem perdas econômicas para o projeto, como estocagem inadequada do material, mão de obra excessiva para certa atividade, falta de planejamento na solicitação de materiais e equipamentos, transporte inadequado de peças, processos de retrabalho, etc.

A etapa da redução de custos auxilia na eliminação de tarefas desnecessárias, agiliza as atividades da obra e minimiza gastos sem comprometer a qualidade do projeto de construção civil.

4 - Locação de equipamentos

A locação de equipamentos demanda uma boa parte do orçamento da obra, por isso, esta etapa é fundamental no planejamento de qualquer projeto.

Antes de alugar peças como andaimes, escoras, balancim, aparalixo e demais equipamentos, os gestores devem considerar alguns aspectos básicos, como o histórico do fornecedor, a qualidade e garantia dos produtos, os processos de manutenção das peças, a adequação à legislação, a disponibilidade das peças e condições de aluguel.

Além destes requisitos, é importante sempre buscar um parceiro flexível quanto às datas de aluguel das peças. Isso porque os possíveis imprevistos na obra podem exigir um período maior de utilização dos equipamentos do que o estabelecido no contrato inicial.

5 - Segurança do trabalho

A construção civil é um setor que oferece diversos perigos aos profissionais, por isso a segurança do trabalho é uma obrigação no canteiro de obras.

Para evitar acidentes que possam prejudicar a saúde dos trabalhadores e atrasar a obra, os gestores devem incluir no planejamento do projeto a segurança do trabalho, investindo em ações como: fornecimento de EPIs e EPCs; treinamento dos colaboradores para a correta utilização dos equipamentos; fiscalização no canteiro de obras; sinalização adequada; armazenamento de materiais em locais seguros; entre outras iniciativas.

6 - Acompanhamento das atividades

O gerenciamento das atividades é uma etapa realizada conforme o andamento da construção. Neste processo, os responsáveis avaliam a qualidade dos serviços e atividades realizados para garantir que tudo está saindo conforme o planejado.

Alguns dos aspectos que devem ser acompanhados são: a organização e limpeza do local de trabalho, a correta utilização dos equipamentos de segurança, a proteção dos entornos da obra, o cumprimento das normas e licenças, etc.

Vale ressaltar que a elaboração do Relatório Diário de Obras (RDO) nesta etapa, além de auxiliar no acompanhamento das atividades também pode servir para solicitar o aumento do prazo da obra sem multa contratual ou outras penalidades.

7 - Ajuste de prazos

Por mais bem elaborado que seja o planejamento, existem diversos motivos que podem gerar imprevistos para uma obra, como alterações no clima, afastamento de funcionários, atrasos na entrega de materiais e equipamentos, erros de execução, dentre outros.

Nesses casos, será necessário que os gestores realizem ajustes de prazos e reformulação de metas para facilitar o acompanhamento da obra e garantir que ela seja entregue no prazo.

Ações como o aumento efetivo de determinadas tarefas e equipamentos (aumentando os recursos) poderão ser necessárias.

Agora que esclarecemos as principais etapas do planejamento de um projeto de construção civil, confira uma última dica que separamos hoje.

Na hora de alugar os equipamentos para a sua obra, conte com a Versátil Andaimes, empresa especializada em engenharia de acesso à altura e segurança.

Presente no mercado há mais de 30 anos, a Versátil possui um amplo portfólio de equipamentos para construção civil, oferecendo soluções seguras e econômicas para obras de diversos portes.

Os andaimes, escoramentos metálicos e demais equipamentos da Versátil são resistentes, duráveis e devidamente certificados conforme a NR-18.

Além disso, para garantir ainda mais segurança, as peças seguem um rigoroso padrão de qualidade, passando por processos recorrentes de revisão e manutenção.

A Versátil proporciona toda a eficiência e confiança necessárias no processo de locação, desde a contagem e separação dos equipamentos até a entrega no local estipulado.

Alugue os equipamentos do seu próximo projeto com a Versátil e conte com mais segurança e tranquilidade no canteiro de obras.

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento para a sua obra.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para locação de andaimes

Confira dicas úteis para realizar a locação de andaimes e conheça os diferentes equipamentos para acesso à altura oferecidos pela Versátil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

NR 35: tudo que você precisa saber da norma para trabalhos em altura

Confira no artigo o que é a NR 35 e quais as obrigações de empregadores e colaboradores no cumprimento desta norma voltada ao trabalho em altura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaime fachadeiro ou plataforma: qual é a opção ideal para sua obra?

Se você está em meio a uma obra de manutenção ou reforma de fachada, sabe a importância de escolher os equipamentos ideais para garantir segurança e produtividade. Entre andaime fachadeiro ou pl… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil