Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Confira no artigo porque a construção civil é um dos setores essenciais para a retomada da economia brasileira em 2021.

Noticia Versatil em destaque

A construção civil é um dos setores mais importantes da economia de um país em desenvolvimento como o Brasil.

Isso porque ela é responsável tanto por impactar o Produto Interno Bruto (PIB) do país quanto por gerar milhares de empregos. Além disso, grande parte do que é investido em construção civil no Brasil retorna como PIB, emprego, imposto e renda.

Segundo dados do novo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), entre janeiro e agosto de 2020, foram registradas 58.464 novas vagas de emprego com carteira assinada no setor da construção civil.

O mercado de trabalho no ramo da construção foi destaque em 18 estados brasileiros, ocupando o primeiro lugar na geração de empregos em 12 deles durante o período de referência (jan/20-ago/20).

Estes dados apontam o importante papel da construção civil para evitar resultados ainda piores no mercado de trabalho brasileiro durante o ano de 2020.

2020: o ano da crise econômica

O ano de 2020 foi marcado por uma pandemia que colocou o mundo todo em estado de alerta.

Durante os últimos 12 meses, a propagação do coronavírus não afetou apenas a saúde pública. Os efeitos da pandemia se estenderam para a economia mundial, trazendo impactos negativos para diversos setores do mercado.

Mas apesar dos estragos na economia, os números do PIB referentes ao segundo trimestre de 2020 demonstram o quanto a construção civil é fundamental para a retomada do Brasil.

Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia nacional apresentou uma queda de 9,7% no segundo trimestre de 2020, enquanto a construção civil caiu 5,7% no mesmo período.

Mesmo sentido os efeitos da crise e da pandemia, como diversos outros setores, a construção civil apresentou uma retração menos intensa, apontando os esforços da área para manter as atividades.

Para 2021, o cenário de recuperação se mantém, já que a construção civil é um dos poucos setores que demonstra sinais de melhoria.

A construção civil em 2021

Com um grande potencial de se tornar uma das principais responsáveis pela retomada econômica do Brasil em 2021, a construção civil é considerada um serviço essencial para a sociedade, além de estar diretamente ligada ao desenvolvimento e à geração de empregos.

Segundo estimativas da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), a construção civil deve crescer cerca de 4% em 2021, apresentando o maior avanço em oito anos.

O maior número de lançamentos de empreendimentos e imóveis representa mais contratações e empregos, cenário ideal para o Brasil superar a crise do coronavírus.

No entanto, em 2021 é preciso ficar de olho no desabastecimento do setor e na falta de matéria-prima, questões que inibem as construtoras para planejarem novos lançamentos no mercado imobiliário.

Quer conferir as tendências da construção civil para 2021? Acesse nosso artigo sobre o assunto clicando aqui.

Esteja preparado para 2021

Como você conferiu, a construção civil apresenta boas expectativas de recuperação e retomada da economia para o ano de 2021.

Mas para fazer parte destas projeções positivas e acompanhar o ritmo do mercado, é preciso, além de matéria-prima e mão de obra, contar com os melhores equipamentos de construção para as suas obras.

Afinal, são eles que garantem o andamento seguro de atividades em altura, como alvenaria, acabamento e limpeza de fachada.

Não deixe a sua empresa para trás em 2021, seja uma parceira da Versátil Andaimes!

Na Versátil, você encontra uma grande variedade de equipamentos de acesso à altura para construção civil, como:

Produzidos com material de qualidade e certificados conforme a NR-18, os equipamentos Versátil passam por revisões e manutenções frequentes, tudo para garantir peças em perfeito estado para o seu canteiro de obras.

Entre em contato com os especialistas da Versátil e solicite um orçamento para o seu projeto.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil