Andaimes

Como cada tipo de andaime pode ser adaptado para uma obra

Confira no artigo como os diferentes tipos de andaimes podem ser utilizados nas atividades dentro do canteiro de obras.

Noticia Versatil em destaque

Qualquer obra que possua atividades em altura igual ou superior a dois metros necessita obrigatoriamente da instalação de andaimes para garantir a segurança de trabalhadores e terceiros.

Mas qual andaime escolher?

Existem diversos tipos de andaime disponíveis no mercado. O modelo mais adequado para cada obra irá variar conforme a finalidade do andaime e detalhes arquitetônicos do projeto. Ou seja, o que será realizado na obra — construção, manutenção, reforma ou demolição.

Adequar corretamente o andaime para as necessidades da obra trará maior segurança para a equipe, além de otimizar os processos e tempo de construção da edificação.

Como utilizar os andaimes

Como mencionamos, existem diversos tipos de andaimes para atender a necessidades específicas no canteiro de obras.

Confira quatro modelos de andaimes e descubra como utilizar cada um deles na sua obra:

1 - Andaime fachadeiro

Indicado para obras em altura que demandam a circulação de trabalhadores e a repetição de atividades, o andaime fachadeiro é uma estrutura formada por peças modulares, além de barras, piso antiderrapante, guarda corpo e demais elementos que garantem a segurança da equipe.

Este tipo de andaime é bastante versátil e pode ser adaptado para diferentes serviços em fachadas, como construção e revestimento, reforma, manutenção e pintura.

Além disso, o andaime fachadeiro pode ser montado com níveis independentes, que permitem a atuação simultânea da equipe em diferentes alturas.

Confira o andaime fachadeiro da Versátil aqui!

O peso em cima de cada plataforma de trabalho do andaime fachadeiro da Versátil não deve ultrapassar 220 kg por vão de 1,05 m x 2,30 m.

2 - Andaime tubular

O andaime tubular é uma estrutura fabricada em aço-carbono e montada em forma de torre. Este tipo de andaime pode ser apoiado em uma base fixa ou conter rodas nas extremidades para facilitar a locomoção.

Por ser móvel, o andaime tubular oferece diversas possibilidades de uso dentro do canteiro de obras, principalmente em construções de menor porte.

No entanto, é importante lembrar que nos andaimes móveis, o uso de rodas deve ser feito apenas quando a altura não superar a medida da menor base.

O andaime tubular pode ser adaptado para serviços mais abrangentes, como de alvenaria, e para atividades pontuais na fachada, como pintura, manutenção, reboco e limpeza.

Confira o andaime tubular da Versátil aqui!

3 - Andaime suspenso (balancim)

Como o nome já indica, este andaime é sustentado por uma estrutura suspensa, normalmente composta por cabos de aço.

Também chamado de balancim, o andaime suspenso é, basicamente, uma plataforma presa a cabos de segurança que podem ser movimentados através de manivelas com acionamento manual.

A plataforma possui piso de alumínio para sustentar os trabalhadores durante os serviços em altura, e pode ser utilizada tanto em recuperação e limpeza de fachadas como durante pinturas, reformas e manutenção.

Confira o andaime suspenso da Versátil aqui!

As capacidades de cargas dos andaimes suspensos da Versátil variam conforme o comprimento da plataforma, sua composição e peso total com guinchos.

4 - Balancim individual

Com uma estrutura diferente dos outros tipos de andaimes, o balancim individual é um tipo de assento com movimentação vertical manual por manivela, preso a um cabo de aço.

O balancim individual, ou cadeira suspensa, tem essa estrutura, pois é utilizado para garantir acesso a locais onde a instalação de outros andaimes não é viável.

Este tipo de equipamento pode ser utilizado no canteiro de obras para a realização de trabalhos em fachadas, como manutenção, reforma, limpeza e pintura, e em espaços menores e fechados, como poços e chaminés.

Confira o balancim individual da Versátil aqui!

O balancim individual da Versátil deve ser utilizado com uma carga total de até 140 kg.

Para conferir como montar os andaimes na sua obra sem cometer os erros mais comuns, acesse nosso artigo “06 erros comuns na montagem de andaimes”, clicando aqui!

Onde alugar andaimes para obras

Agora que você já sabe como utilizar corretamente os diferentes tipos de andaimes no canteiro de obras e edificações, é hora de contar com equipamentos de melhor qualidade para o seu projeto.

A Versátil Andaimes possui todos os equipamentos citados acima para você realizar os serviços em altura e revitalização de fachadas de forma muito mais segura e eficiente.

Nossos andaimes e demais equipamentos para construção civil possuem todas as certificações necessárias, conforme estipulado pela NR-18, e passam por constantes processos de revisão e manutenção para garantir aos nossos clientes e parceiros apenas peças em perfeito estado.

Além dos produtos mostrados hoje, nosso catálogo também conta com:

Se você precisa de equipamentos para acesso à altura e execução de serviços em fachadas e áreas externas, conte com os produtos da Versátil Andaimes!

Entre em contato com nossa equipe e solicite o seu orçamento de andaimes e demais equipamentos para construção civil.

Tags:

Andaimes

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil