Entre em contato com a Versátil

Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

O andaime tubular é essencial para garantir a segurança durante trabalhos em altura. Confira no artigo tudo que você precisa saber sobre este equipamento.

Noticia Versatil em destaque

Qualquer serviço executado em uma altura superior a dois metros é considerado trabalho em altura, exigindo, conforme a NR-35, o uso de equipamentos de segurança como o andaime tubular.

Este equipamento é um modelo de andaime bastante versátil, que pode ser utilizado em diversos tipos de obras sem comprometer a segurança da equipe e o rendimento das atividades.

Confira hoje tudo que você precisa saber sobre o andaime tubular.

Conheça o andaime tubular

O andaime tubular é uma estrutura em forma de torre que facilita o acesso à fachada e auxilia os trabalhadores da construção civil durante serviços em altura, como alvenaria, acabamento, pintura, revestimento e manutenção predial.

Formado por tubos modulares e tubos guias prensados, o andaime tubular é montado através de encaixes simples e firmes, dispensando o uso de ferramentas especiais para a instalação do equipamento.

Para proporcionar maior segurança à equipe e durabilidade à peça, o andaime tubular ainda conta com piso galvanizado antiderrapante.

As principais vantagens de utilizar o andaime tubular na construção civil são:

  • fácil montagem e desmontagem da estrutura;
  • simples manuseio;
  • alta durabilidade, podendo ser utilizado diversas vezes;
  • fácil armazenamento, já que não demanda muito espaço.

No entanto, é importante ressaltar que, apesar destas características, a montagem e a utilização do andaime tubular devem ser supervisionadas pelo engenheiro da obra, com base no manual de instruções fornecido pela locadora.

Para conhecer outros tipos de andaimes além do tubular, acesse nosso artigo “O papel dos andaimes na construção civil” clicando aqui!

Qual a altura do andaime tubular?

A altura do andaime tubular irá variar de acordo com a largura da base da estrutura, conforme especificado pelas normas técnicas.

  • Bases de 1x1 m: torres de, no máximo, quatro metros de altura;
  • Bases de 1,5x1 m: torres de, no máximo, seis metros de altura;
  • Bases de 2x1 m: torres de, no máximo, oito metros de altura.

Atenção: as medidas acima valem para a utilização do andaime de forma não estaiada.

Ao serem estaiadas, as torres de andaimes podem exceder, em altura, quatro vezes a medida da menor base, conforme descrito na NR-18.

Como utilizar o andaime tubular?

Como já mencionamos, o andaime tubular é uma estrutura de fácil manuseio e instalação. No entanto, a utilização correta deste equipamento no canteiro de obras demanda uma série de obrigatoriedades e normas de segurança descritas na NR-18.

Conheça algumas regras na hora de utilizar o andaime tubular na construção civil:

  • É proibido o deslocamento do andaime quando houver trabalhadores ou materiais soltos sobre a estrutura;
  • É proibida a utilização de escadas ou outros meios sobre o piso de trabalho do andaime para se alcançar locais mais altos;
  • A instalação dos andaimes tubulares móveis deve ser feita apenas em superfícies planas, que resistam aos esforços do equipamento e que permitam sua movimentação segura;
  • É obrigatória a utilização de equipamentos de proteção individual, como capacetes e cintos de segurança;
  • Os andaimes devem conter sistema guarda-corpo e rodapé em todo o perímetro da estrutura, com exceção do lado da face de trabalho.

Onde alugar andaime tubular

Agora que você já está por dentro das principais questões referentes ao andaime tubular, é importante se atentar ao processo de locação deste equipamento para o seu canteiro de obras.

Para garantir a segurança de colaboradores e terceiros e a eficácia dos trabalhos em altura, é preciso contar com andaimes de qualidade, adequados às exigências da legislação.

A Versátil Andaimes oferece andaimes tubulares e diversos outros equipamentos para construção civil, como andaime fachadeiro, sistema de escoramentos e escoras metálicas para diferentes necessidades e tipos de obras.

Todos os equipamentos da Versátil são certificados conforme a NR-18 e passam por exclusivos processos de manutenção e revisão, garantindo sempre peças em perfeitas condições para o uso na construção civil.

A Versátil ainda conta com uma equipe de profissionais pronta para executar o seu projeto de escoramento. Com nosso auxílio, você adquire apenas a quantidade necessária de equipamento para a obra, eliminando gastos extras e desperdícios com peças em excesso.

Acesse nosso site para conhecer o catálogo de produtos e solicitar um orçamento.

Tags:

Andaimes

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil