Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

04 erros comuns nos orçamentos de obras

Saiba mais sobre a importância do orçamento de obras para uma construção e conheça quatro erros comuns que prejudicam a eficiência desse documento.

Noticia Versatil em destaque

Quem atua na construção civil sabe que a execução de uma obra vai muito além da realização do projeto e da entrega final do empreendimento. O orçamento de obras, por exemplo, é essencial para garantir que todas as demais etapas ocorram sem maiores problemas ou atrasos.

Isso porque, como o nome já indica, o orçamento de obras é responsável por apresentar o orçamento total da obra.

Basicamente, este documento determina o cálculo aproximado do custo necessário para realizar determinada obra, considerando todas as despesas envolvidas no processo de construção, desde o início do projeto até a conclusão e entrega do empreendimento.

Dessa forma, tudo que gera custo no canteiro de obras deve ser incluído neste orçamento, como, por exemplo, mão de obra, aluguel de equipamentos, compra de materiais, gastos com luz e água, entre outros.

Realizar um bom orçamento de obras é fundamental, pois além de servir como referência para todo o processo construtivo, garantindo que as etapas sejam realizadas corretamente, esse documento também evita gastos extras e atrasos na entrega.

Confira os erros mais comuns cometidos no orçamento de obras e saiba como evitá-los no seu planejamento:

1 - Não incluir custos diretos e indiretos

Toda obra possui custos diretos e indiretos que devem ser considerados na hora de elaborar o orçamento.

Os custos diretos estão relacionados à execução do projeto, e envolvem mão de obra e insumos utilizados em cada etapa. Para não cometer erros na quantificação, é preciso conhecer as atividades que serão realizadas e saber quais materiais serão necessários, o rendimento de cada um deles, a precificação, etc.

Já os custos indiretos não estão relacionados às atividades construtivas de fato, porém, são de grande importância para o valor total da obra.

Estas despesas, que incluem água e luz, por exemplo, devem ser quantificadas com atenção para evitar gastos inesperados durante a realização do projeto.

2 - Não precificar os serviços corretamente

A precificação nada mais é do que atribuir preços aos serviços e próximas etapas da obra.

Durante este processo, deve-se considerar despesas, lucros e impostos para garantir que os valores determinados estejam atualizados conforme a realidade do mercado.

Para evitar erros na precificação, também vale buscar referências e realizar consultas externas.

3 - Utilizar índices desatualizados

Determinar os índices de produtividade dos colaboradores ou de eficiência de uma máquina durante determinado serviço são de grande importância para o orçamento de obras.

Nesse sentido, para evitar erros na elaboração do documento é preciso contar com índices atualizados e valores reais, considerando também horas paradas, chuvas, manutenção de equipamentos, custos com combustível e demais problemas que possam afetar a produtividade.

4 - Desconsiderar imprevistos

Os processos construtivos de uma obra podem sofrer com diversos imprevistos, como más condições climáticas, acidentes de trabalho, falhas nos serviços, rotatividade de profissionais, entre outros.

Um bom orçamento de obras deve levar em consideração estas questões, já que elas podem atrasar ou até mesmo paralisar a obra por um período indeterminado, resultando no aumento dos custos do projeto.

Ao considerar os imprevistos no orçamento, os gestores da obra se preparam melhor para lidar com as eventualidades e cobrir as novas despesas.

Além dos pontos citados, realizar parcerias ruins também pode afetar o orçamento da obra, já que os fornecedores escolhidos podem atrasar a entrega do material ou dos equipamentos, prejudicando as etapas sequenciais do projeto, gerando aumento de gastos e mão de obra ociosa e aumentando o prazo para a finalização da obra.

Considerando isso, a dica é contar sempre com os melhores fornecedores do mercado, firmando parcerias com empresas reconhecidas e de qualidade.

Versátil Andaimes: a sua parceira ideal!

Para evitar atrasos na entrega do material e contar com os melhores equipamentos no canteiro de obras, alugue com a Versátil Andaimes.

A Versátil é especializada em engenharia de acesso à altura e possui um amplo portfólio de andaimes, escoras metálicas e demais equipamentos para construção civil.

Confira alguns produtos:

E muito mais!

Todos os equipamentos são aprovados conforme a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão.

A equipe da Versátil realiza uma minuciosa contagem dos materiais no momento da separação e do carregamento, garantindo a quantia exata de peças no seu canteiro de obras.

Alugue os equipamentos para construção civil com a Versátil Andaimes e garanta a segurança e produtividade da sua equipe.

Entre em contato conosco.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para locação de andaimes

Confira dicas úteis para realizar a locação de andaimes e conheça os diferentes equipamentos para acesso à altura oferecidos pela Versátil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

NR 35: tudo que você precisa saber da norma para trabalhos em altura

Confira no artigo o que é a NR 35 e quais as obrigações de empregadores e colaboradores no cumprimento desta norma voltada ao trabalho em altura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaime fachadeiro ou plataforma: qual é a opção ideal para sua obra?

Se você está em meio a uma obra de manutenção ou reforma de fachada, sabe a importância de escolher os equipamentos ideais para garantir segurança e produtividade. Entre andaime fachadeiro ou pl… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil