Construção Civil

Segurança em obras: entenda o que é estaiamento, travamento e estroncamento de andaimes

Conheça mais sobre os processos de estaiamento, travamento e estroncamento de andaimes realizados nas obras para assegurar a estabilidade de cada estrutura.

Noticia Versatil em destaque

Você já ouviu falar em estaiamento, travamento e estroncamento de andaime? Esses processos realizados nos canteiros de obras têm um papel fundamental para garantir a segurança da equipe envolvida em uma construção.

Afinal, todo trabalho realizado no canteiro de obras oferece riscos para os operários e terceiros. E quando se trata de trabalho em altura, os cuidados devem ser redobrados.

Confira a seguir o que é estaiamento, travamento e estroncamento de andaimes.

Segurança em obras: entenda os conceitos

Por ser um setor que oferece diversos riscos para os trabalhadores, a construção civil possui uma série de normas e regulamentações de segurança que visam proteger a integridade dos profissionais e garantir um ambiente de trabalho mais seguro para todos.

A Norma Regulamentadora nº 18, por exemplo, aborda as condições de segurança e saúde no trabalho na indústria da construção.

Na prática, a NR-18 apresenta os procedimentos, ferramentas e comportamentos a serem realizados durante cada uma das atividades que acontecem em um canteiro de obras.

A respeito da montagem dos andaimes, a NR-18 estabelece que a altura de andaimes não estaiados ou fixados à estrutura não pode ultrapassar quatro vezes a menor base do andaime.

Mas quando a regra de estabilidade de andaimes da NR-18 não é adequada para a realidade no canteiro de obras, é necessário providenciar a estabilização das estruturas através dos processos de estaiamento, travamento e estroncamento.

Entenda o que é cada processo:

  • Estaiamento de andaime

O processo de estaiamento consiste na utilização de cabos de aço nas quatro direções para travar o andaime e evitar que ele se mova em qualquer sentido.

Se necessário, pode ser feito mais de um estaiamento em cada uma das quatro direções.

O estaiamento exige o uso de pontos de ancoragem para os cabos de aço com resistência compatível nas quatro direções. Os cabos são travados nos tubos de andaime a partir de uma altura que permita a estabilidade.

  • Travamento de andaime

Normalmente, o travamento é realizado em andaimes instalados próximos a fachadas. O processo é feito a cada quatro metros na vertical ou quatro metros na horizontal, respeitando o estipulado na NR-18.

Durante o travamento, são utilizadas galgas de madeira para manter o espaçamento entre a fachada e o andaime e garantir que a estrutura não oscile ou apresente instabilidades.

  • Estroncamento de andaime

O estroncamento é realizado quando o andaime está “preso” entre duas estruturas onde não é possível furar.

Nesses casos, é feito o travamento de tubos no andaime de uma estrutura a outra, utilizando sapatas como ajuste para garantir o estroncamento e evitar instabilidades no andaime.

O estroncamento deve ser realizado a cada quatro metros na vertical e quatro metros na horizontal, conforme a NR-18.

Onde alugar andaimes com segurança

Além de realizar os processos citados acima — quando for necessário —, é preciso também contar com andaimes adequados e aprovados conforme as exigências legais.

Afinal, a segurança de toda a equipe e de terceiros é o mais importante em um canteiro de obras.

Na Versátil Andaimes, você encontra um amplo portfólio de equipamentos para construção civil, como andaimes, escoras e balancim, e diversos acessórios para promover o acesso à altura mais seguro e eficiente.

Todos os produtos da Versátil atendem às exigências estabelecidas pela NR-18, levando mais segurança aos trabalhadores, promovendo a otimização de recursos e garantindo a total satisfação dos clientes.

Conheça nossas opções de andaimes:

Conte com os melhores equipamentos para construção civil no seu canteiro de obras! Alugue com a Versátil Andaimes.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil