Construção Civil

Quais as vantagens da manutenção preventiva no canteiro de obras?

Confira no artigo as principais vantagens de realizar a manutenção preventiva em equipamentos e maquinários utilizados no canteiro de obras.

Noticia Versatil em destaque

A manutenção preventiva no canteiro de obras é de grande importância para o desenvolvimento de qualquer empreendimento. Isso porque equipamentos e maquinários específicos fazem parte da rotina da construção civil e são essenciais no andamento de diversas atividades.

De acordo com a Norma NBR 5462, a manutenção preventiva é um processo realizado em intervalos de tempo predeterminados ou conforme certos critérios, a fim de reduzir as falhas e minimizar a degradação de um objeto.

Ao investir em manutenção preventiva de equipamentos, peças e maquinários, toda a obra sente uma série de impactos positivos.

Confira as principais vantagens que a manutenção preventiva pode garantir na realização do seu projeto:

1 - Maior agilidade nos processos

A manutenção preventiva de equipamentos e máquinas da construção civil representa um grande benefício no desenvolvimento da obra, pois reduz as paralisações das atividades e evita que a equipe fique ociosa no local de trabalho.

Isso porque, ao realizar os devidos processos preventivos, é possível garantir que equipamentos e máquinas funcionem da maneira correta, evitando falhas e quebras.

2 - Redução de custos com despesas inesperadas

As medidas preventivas de manutenção incluem inspeções regulares, troca de componentes, lubrificação, procedimentos de melhorias, etc.

Todos estes processos reduzem consideravelmente a necessidade de consertos emergenciais para solucionar quebras ou falhas que podem representar altas despesas para os gestores da obra.

3 - Otimização das atividades

Ao realizar a manutenção preventiva, é possível garantir que os equipamentos e maquinários estejam sempre em boas condições de funcionamento. Assim, todos os trabalhadores podem aproveitar um ambiente mais seguro e produtivo.

Quando todos os componentes de uma obra funcionam corretamente, a equipe pode desenvolver suas atividades contando sempre com os melhores recursos no canteiro de obras.

4 - Maior disponibilidade de equipamentos

Por fim, a manutenção preventiva garante a maior disponibilidade dos equipamentos no canteiro de obras, pois as avaliações constantes e os demais procedimentos preventivos evitam falhas e a necessidade de substituição de peças, assegurando sempre um equipamento em perfeito estado para os serviços.

Versátil Andaimes: segurança e cuidado

Se você deseja contar com equipamentos seguros e de alta qualidade em seu canteiro de obras, alugue com a Versátil Andaimes.

A Versátil é uma empresa especializada em equipamentos para construção civil e acesso à altura, e busca sempre garantir máxima segurança aos trabalhadores e eficiência no canteiro de obras.

Por isso, a Versátil realiza processos periódicos de manutenção e revisão em todos os equipamentos.

Após cada uso, nossos andaimes, escoras e sistemas de escoramentos, balancim, aparalixo e demais produtos são restaurados ou reformados através de diferentes processos de recondicionamento.

Conheça nossos procedimentos:

Jato de granalha

Consiste no lançamento de microesferas de aço sobre o equipamento, com a finalidade de remover partículas de terra, areia e outras impurezas provenientes do canteiro de obras que possam oxidar o material.

Além de limpar as peças, o jato de granalha também é utilizado para polir ou fortalecer o metal, preparando a superfície da peça para o recondicionamento, como uma nova pintura ou acabamento.

Raspagem e hidrojato

O hidrojateamento, ou raspagem de resíduos, é um processo realizado nos equipamentos para remover as impurezas acumuladas devido ao uso no canteiro de obras.

Revisão mecânica

Após os procedimentos de limpeza, todos os equipamentos são revisados pela equipe da Versátil. Os profissionais avaliam soldas, pinos de travamento e roscas, além de passar as peças em gabaritos para ajustar encaixes e afinar os sistemas de montagem.

Pintura

A pintura é a etapa final do processo de recondicionamento dos equipamentos, e consiste em um jato de tinta que confere um novo acabamento às peças.

Após a eliminação das impurezas e da antiga pintura através do jato de granalha, os profissionais aplicam uma nova camada de tinta e disponibilizam as peças novamente para locação.

Através destes processos, a Versátil garante equipamentos totalmente seguros e adequados para uso no canteiro de obras.

Além disso, todos os nossos produtos são aprovados conforme a NR-18 e atendem às exigências estabelecidas pela legislação brasileira.

Alugue os equipamentos para o seu projeto com a Versátil Andaimes e aproveite toda a eficiência de produtos de qualidade e certificados.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil