Andaimes

Qual é o andaime ideal para sua obra?

O mercado oferece diversos modelos de andaimes para a construção civil. Confira no artigo os principais equipamentos e descubra qual é o ideal para a sua obra.

Noticia Versatil em destaque

Segundo a Norma Regulamentadora nº 35, qualquer atividade realizada a mais de dois metros do nível do solo e que apresente risco de queda é considerada trabalho em altura e exige a utilização de andaimes para garantir a integridade física dos trabalhadores.

Os andaimes são estruturas de caráter temporário, normalmente montadas na área externa de empreendimentos e construções para facilitar o acesso seguro de colaboradores a fachadas e demais locais altos.

Fabricados em aço ou alumínio, os andaimes também podem ser instalados em espaços internos, como ginásios, silos, entre outros, permitindo a realização de uma série de atividades e a movimentação de materiais e ferramentas de trabalho.

Existem diversas opções de andaimes para construção civil, como fachadeiro, tubular, balancim, entre outros. Por isso, na hora de escolher o modelo ideal para cada projeto é preciso estar atento às funcionalidades de cada equipamento.

Confira agora os principais modelos de andaimes e descubra qual é o ideal para a sua obra:

1 - Andaime fachadeiro

Como o nome já sugere, o andaime fachadeiro é uma estrutura montada na fachada de empreendimentos, permitindo a circulação de trabalhadores e a realização de atividades repetidas.

Este tipo de andaime é composto por peças modulares, como quadros horizontais e verticais, guarda corpo, piso antiderrapante metálico ou de madeira, rodapé metálico ou de madeira, entre outros elementos.

O andaime fachadeiro pode ser montado de maneira a facilitar o acesso à área de trabalho, permitindo a ação simultânea dos colaboradores.

Quando usar?

O andaime fachadeiro é um equipamento bastante versátil e pode ser adaptado para serviços como construção e revestimento, manutenção, reforma e pintura de fachadas.

2 - Andaime tubular

O andaime tubular é uma estrutura montada em formato de torre e pode ser apoiada sobre bases fixas ou móveis, facilitando a locomoção do equipamento.

Mas atenção: o andaime tubular móvel só pode ser movimentado quando não houver trabalhadores ou equipamentos sobre a estrutura. Além disso, o uso de rodas é permitido apenas quando a altura não ultrapassar a medida da menor base.

Este modelo de andaime é adaptável para espaços grandes ou pequenos, sendo bastante útil no canteiro de obras.

A instalação é feita por meio de encaixes simples e firmes, que dispensam o uso de ferramentas específicas.

Quando usar?

O andaime tubular é indicado para diversos tipos de obras, sendo adaptável para serviços que vão desde alvenaria até pintura, manutenção, reboco e limpeza.

3 - Andaime suspenso (balancim)

O andaime suspenso, também chamado de balancim, é um tipo de plataforma de trabalho pendente, sustentada por uma estrutura geralmente formada por cabos de aço.

O balancim pode ser movimentado para cima e para baixo com o auxílio de guinchos elétricos ou por meio de um sistema de manivelas com acionamento manual.

Este modelo de andaime permite uma grande mobilidade na parte externa do empreendimento, aumentando a produtividade durante os serviços em altura sem abrir mão da integridade dos trabalhadores.

Quando usar?

Este andaime é ideal para serviços em fachada, como recuperação, limpeza, pinturas, revestimento externo, aplicação de pastilhas e cerâmicas, reformas e manutenção.

4 - Balancim individual

O balancim individual é um tipo de andaime suspenso, composto por uma cadeira anatômica presa a um cabo de aço acionado por manivela com acionamento manual.

Este andaime possui movimentação vertical e facilita a realização de trabalhos em altura em locais que não permitem a instalação de outros tipos de andaimes.

Quando usar?

O balancim individual pode ser utilizado em serviços como reforma, manutenção, limpeza e pintura. Além de ser útil em espaços menores, como poços, silos e chaminés.

Locação de andaimes é na Versátil!

Após conferir nossas dicas, ficou muito mais fácil escolher o andaime ideal para as necessidades do seu projeto, certo?

A Versátil Andaimes é parceira da sua obra e oferece as melhores soluções de acesso à altura e equipamentos para construção civil.

Confira nossos produtos:

E muito mais!

Todos os equipamentos Versátil possuem certificação NR-18 e respeitam os parâmetros exigidos pela legislação brasileira.

Conte com os melhores andaimes no seu canteiro de obras e garanta mais segurança para a equipe e eficiência nas atividades.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento dos andaimes Versátil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil