Entre em contato com a Versátil

Andaimes

Qual é o andaime ideal para sua obra?

O mercado oferece diversos modelos de andaimes para a construção civil. Confira no artigo os principais equipamentos e descubra qual é o ideal para a sua obra.

Noticia Versatil em destaque

Segundo a Norma Regulamentadora nº 35, qualquer atividade realizada a mais de dois metros do nível do solo e que apresente risco de queda é considerada trabalho em altura e exige a utilização de andaimes para garantir a integridade física dos trabalhadores.

Os andaimes são estruturas de caráter temporário, normalmente montadas na área externa de empreendimentos e construções para facilitar o acesso seguro de colaboradores a fachadas e demais locais altos.

Fabricados em aço ou alumínio, os andaimes também podem ser instalados em espaços internos, como ginásios, silos, entre outros, permitindo a realização de uma série de atividades e a movimentação de materiais e ferramentas de trabalho.

Existem diversas opções de andaimes para construção civil, como fachadeiro, tubular, balancim, entre outros. Por isso, na hora de escolher o modelo ideal para cada projeto é preciso estar atento às funcionalidades de cada equipamento.

Confira agora os principais modelos de andaimes e descubra qual é o ideal para a sua obra:

1 - Andaime fachadeiro

Como o nome já sugere, o andaime fachadeiro é uma estrutura montada na fachada de empreendimentos, permitindo a circulação de trabalhadores e a realização de atividades repetidas.

Este tipo de andaime é composto por peças modulares, como quadros horizontais e verticais, guarda corpo, piso antiderrapante metálico ou de madeira, rodapé metálico ou de madeira, entre outros elementos.

O andaime fachadeiro pode ser montado de maneira a facilitar o acesso à área de trabalho, permitindo a ação simultânea dos colaboradores.

Quando usar?

O andaime fachadeiro é um equipamento bastante versátil e pode ser adaptado para serviços como construção e revestimento, manutenção, reforma e pintura de fachadas.

2 - Andaime tubular

O andaime tubular é uma estrutura montada em formato de torre e pode ser apoiada sobre bases fixas ou móveis, facilitando a locomoção do equipamento.

Mas atenção: o andaime tubular móvel só pode ser movimentado quando não houver trabalhadores ou equipamentos sobre a estrutura. Além disso, o uso de rodas é permitido apenas quando a altura não ultrapassar a medida da menor base.

Este modelo de andaime é adaptável para espaços grandes ou pequenos, sendo bastante útil no canteiro de obras.

A instalação é feita por meio de encaixes simples e firmes, que dispensam o uso de ferramentas específicas.

Quando usar?

O andaime tubular é indicado para diversos tipos de obras, sendo adaptável para serviços que vão desde alvenaria até pintura, manutenção, reboco e limpeza.

3 - Andaime suspenso (balancim)

O andaime suspenso, também chamado de balancim, é um tipo de plataforma de trabalho pendente, sustentada por uma estrutura geralmente formada por cabos de aço.

O balancim pode ser movimentado para cima e para baixo com o auxílio de guinchos elétricos ou por meio de um sistema de manivelas com acionamento manual.

Este modelo de andaime permite uma grande mobilidade na parte externa do empreendimento, aumentando a produtividade durante os serviços em altura sem abrir mão da integridade dos trabalhadores.

Quando usar?

Este andaime é ideal para serviços em fachada, como recuperação, limpeza, pinturas, revestimento externo, aplicação de pastilhas e cerâmicas, reformas e manutenção.

4 - Balancim individual

O balancim individual é um tipo de andaime suspenso, composto por uma cadeira anatômica presa a um cabo de aço acionado por manivela com acionamento manual.

Este andaime possui movimentação vertical e facilita a realização de trabalhos em altura em locais que não permitem a instalação de outros tipos de andaimes.

Quando usar?

O balancim individual pode ser utilizado em serviços como reforma, manutenção, limpeza e pintura. Além de ser útil em espaços menores, como poços, silos e chaminés.

Locação de andaimes é na Versátil!

Após conferir nossas dicas, ficou muito mais fácil escolher o andaime ideal para as necessidades do seu projeto, certo?

A Versátil Andaimes é parceira da sua obra e oferece as melhores soluções de acesso à altura e equipamentos para construção civil.

Confira nossos produtos:

E muito mais!

Todos os equipamentos Versátil possuem certificação NR-18 e respeitam os parâmetros exigidos pela legislação brasileira.

Conte com os melhores andaimes no seu canteiro de obras e garanta mais segurança para a equipe e eficiência nas atividades.

Entre em contato conosco e solicite um orçamento dos andaimes Versátil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil