Entre em contato com a Versátil

Andaimes

Atenção e segurança na montagem de andaime fachadeiro

Acompanhe o artigo para conferir como realizar a instalação segura do andaime fachadeiro no canteiro de obras.

Noticia Versatil em destaque

A utilização de equipamentos que facilitam o acesso à altura, como o andaime fachadeiro, é essencial na construção civil. Contudo, para garantir a segurança de todos no canteiro de obras é preciso redobrar os cuidados durante a montagem dos andaimes.

Afinal, estes equipamentos são os responsáveis por permitir máxima eficiência nos trabalhos em fachadas, como alvenaria, acabamento, pintura, manutenção, limpeza, entre outros.

Sem os devidos cuidados durante a instalação, os andaimes podem apresentar instabilidades, causando acidentes de trabalho e oferecendo riscos para funcionários e terceiros.

Dessa forma, a montagem de qualquer equipamento no canteiro de obras demanda muita atenção e segurança.

O andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro é uma estrutura composta por peças modulares que, ao serem encaixadas corretamente, formam uma plataforma de trabalho que se estende por toda a fachada de edifícios e empreendimentos.

Após instalado, o andaime fachadeiro permite a movimentação horizontal de pessoas e materiais na parte externa da construção, facilitando a realização de atividades repetitivas.

A estrutura do andaime fachadeiro permite o trabalho simultâneo em diferentes alturas, sem a necessidade da equipe se deslocar para outra torre individual. Com isso, o tempo da obra é otimizado e as atividades são realizadas com maior eficiência.

A montagem da estrutura

O processo de montagem do andaime fachadeiro é simples e não costuma exigir o uso de ferramentas especiais. Para instalar a estrutura, basta encaixar as peças da maneira correta, garantindo a firmeza e a estabilidade da torre.

Mas apesar de ser um processo simples, a montagem dos andaimes deve ser realizada apenas por profissionais capacitados e experientes, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) — documento que define os responsáveis técnicos por uma determinada atividade ou obra realizada em Engenharia — e seguindo as especificações das normas NR-18 e NR-35.

É importante ressaltar que a qualificação profissional deve estar presente em todas as etapas do processo, desde a elaboração do projeto por um engenheiro habilitado até a devida montagem da estrutura.

Após a instalação, o andaime deve estar rígido, sem riscos de movimentação ou tombamento. Caso seja necessário, a equipe pode fixar a estrutura com telas, amarrações e travamentos extras que aumentam a estabilidade.

Clique aqui para conferir os processos de segurança realizados nos canteiros para assegurar a estabilidade dos andaimes.

Para garantir máxima segurança durante o uso do andaime fachadeiro, é preciso considerar algumas questões específicas no momento da instalação, como:

  • a ação do vento sobre a estrutura;
  • o peso do andaime;
  • a utilização de piso metálico e/ou madeira que seja antiderrapante;
  • o posicionamento correto das hastes no solo e o distanciamento conforme as medidas do projeto;
  • a qualidade das peças, já que qualquer elemento que não esteja funcionando como previsto deve ser imediatamente substituído.

Após a montagem da estrutura, o andaime fachadeiro não deve ser movido ou movimentado.

Versátil Andaimes: qualidade e segurança

A Versátil Andaimes é especialista em soluções de acesso à altura e se preocupa em oferecer a máxima segurança no canteiro de obras.

Por isso, todos os equipamentos para construção civil são aprovados conforme as exigências da NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão, clique aqui para saber mais sobre os procedimentos.

O andaime fachadeiro da Versátil é produzido em aço carbono de alta qualidade e conta com piso metálico que pode diminuir o uso de madeira em obra, fornecendo total segurança aos trabalhadores durante as atividades em altura.

Fácil de montar, o andaime fachadeiro apresenta alto rendimento no canteiro de obras e permite maior versatilidade para os processos devido à amplitude da plataforma de trabalho.

Conte com o andaime fachadeiro da Versátil em seu próximo projeto e aproveite toda a qualidade e segurança desse equipamento.

Entre em contato com a equipe Versátil e solicite um orçamento.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil