Andaimes

Atenção e segurança na montagem de andaime fachadeiro

Acompanhe o artigo para conferir como realizar a instalação segura do andaime fachadeiro no canteiro de obras.

Noticia Versatil em destaque

A utilização de equipamentos que facilitam o acesso à altura, como o andaime fachadeiro, é essencial na construção civil. Contudo, para garantir a segurança de todos no canteiro de obras é preciso redobrar os cuidados durante a montagem dos andaimes.

Afinal, estes equipamentos são os responsáveis por permitir máxima eficiência nos trabalhos em fachadas, como alvenaria, acabamento, pintura, manutenção, limpeza, entre outros.

Sem os devidos cuidados durante a instalação, os andaimes podem apresentar instabilidades, causando acidentes de trabalho e oferecendo riscos para funcionários e terceiros.

Dessa forma, a montagem de qualquer equipamento no canteiro de obras demanda muita atenção e segurança.

O andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro é uma estrutura composta por peças modulares que, ao serem encaixadas corretamente, formam uma plataforma de trabalho que se estende por toda a fachada de edifícios e empreendimentos.

Após instalado, o andaime fachadeiro permite a movimentação horizontal de pessoas e materiais na parte externa da construção, facilitando a realização de atividades repetitivas.

A estrutura do andaime fachadeiro permite o trabalho simultâneo em diferentes alturas, sem a necessidade da equipe se deslocar para outra torre individual. Com isso, o tempo da obra é otimizado e as atividades são realizadas com maior eficiência.

A montagem da estrutura

O processo de montagem do andaime fachadeiro é simples e não costuma exigir o uso de ferramentas especiais. Para instalar a estrutura, basta encaixar as peças da maneira correta, garantindo a firmeza e a estabilidade da torre.

Mas apesar de ser um processo simples, a montagem dos andaimes deve ser realizada apenas por profissionais capacitados e experientes, com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART) — documento que define os responsáveis técnicos por uma determinada atividade ou obra realizada em Engenharia — e seguindo as especificações das normas NR-18 e NR-35.

É importante ressaltar que a qualificação profissional deve estar presente em todas as etapas do processo, desde a elaboração do projeto por um engenheiro habilitado até a devida montagem da estrutura.

Após a instalação, o andaime deve estar rígido, sem riscos de movimentação ou tombamento. Caso seja necessário, a equipe pode fixar a estrutura com telas, amarrações e travamentos extras que aumentam a estabilidade.

Clique aqui para conferir os processos de segurança realizados nos canteiros para assegurar a estabilidade dos andaimes.

Para garantir máxima segurança durante o uso do andaime fachadeiro, é preciso considerar algumas questões específicas no momento da instalação, como:

  • a ação do vento sobre a estrutura;
  • o peso do andaime;
  • a utilização de piso metálico e/ou madeira que seja antiderrapante;
  • o posicionamento correto das hastes no solo e o distanciamento conforme as medidas do projeto;
  • a qualidade das peças, já que qualquer elemento que não esteja funcionando como previsto deve ser imediatamente substituído.

Após a montagem da estrutura, o andaime fachadeiro não deve ser movido ou movimentado.

Versátil Andaimes: qualidade e segurança

A Versátil Andaimes é especialista em soluções de acesso à altura e se preocupa em oferecer a máxima segurança no canteiro de obras.

Por isso, todos os equipamentos para construção civil são aprovados conforme as exigências da NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão, clique aqui para saber mais sobre os procedimentos.

O andaime fachadeiro da Versátil é produzido em aço carbono de alta qualidade e conta com piso metálico que pode diminuir o uso de madeira em obra, fornecendo total segurança aos trabalhadores durante as atividades em altura.

Fácil de montar, o andaime fachadeiro apresenta alto rendimento no canteiro de obras e permite maior versatilidade para os processos devido à amplitude da plataforma de trabalho.

Conte com o andaime fachadeiro da Versátil em seu próximo projeto e aproveite toda a qualidade e segurança desse equipamento.

Entre em contato com a equipe Versátil e solicite um orçamento.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil