Entre em contato com a Versátil

Institucional

05 etapas para acompanhar no gerenciamento de obra

Acompanhe no artigo as cinco etapas fundamentais para realizar um bom gerenciamento de obras.

Noticia Versatil em destaque

A construção civil é um setor que exige muito planejamento e organização, já que erros e imprevistos podem gerar grandes prejuízos financeiros. Nesse sentido, o gerenciamento de obras se torna um processo fundamental para garantir o sucesso de um empreendimento.

Através deste processo, é possível monitorar cada etapa da obra, assegurando o seu bom andamento do início ao fim.

Quer saber mais? Confira os passos fundamentais para realizar um bom gerenciamento de obra.

O que é gerenciamento de obra?

O gerenciamento de obra é um serviço realizado nos canteiros com o objetivo de administrar todos os processos construtivos e burocráticos do empreendimento.

Este serviço envolve diversos aspectos, como a administração de recursos, equipes, logística e tempo, garantindo assim que as etapas da obra sigam o cronograma e que a previsão financeira seja cumprida.

Em outras palavras, o gerenciamento funciona como uma garantia de que tudo o que está previsto no planejamento seja executado dentro do prazo e conforme o orçamento estipulado.

Para isso, o gestor deve estar preparado para detectar problemas e propor alternativas para os impasses de maneira antecipada.

Considerando todas as responsabilidades do gerenciamento de obra, a pessoa responsável por esse serviço deve entender de custos, contratos e prazos de entrega, além de ser organizada e saber gerir equipes.

É importante ressaltar ainda que o gerenciamento deve ser realizado por profissionais capacitados, como arquitetos ou engenheiros civis, conforme estipulado pela legislação brasileira.

Como realizar um bom gerenciamento de obra

Por envolver diversos processos, o gerenciamento de obra é um trabalho que demanda muito cuidado e atenção do profissional responsável. E para realizar um bom gerenciamento, evitando problemas durante a construção e prejuízos financeiros, é necessário realizar as seguintes etapas:

1 - Estudo de viabilidade

Executar um estudo de viabilidade técnica e econômica é essencial antes de iniciar qualquer empreendimento, pois as questões analisadas, como custos de construção e possibilidades de venda, irão indicar se o investimento vale a pena ou não.

Ao elaborar o estudo de viabilidade, é importante considerar desde materiais, métodos construtivos e valores para a contratação de mão de obra até aspectos mais abrangentes, como zoneamento urbano, restrições da região, limitações legais e autorizações necessárias.

Dependendo do resultado desse estudo, a construção pode até mesmo ser cancelada (se exigir um alto custo e apresentar baixo ou nenhum retorno).

2 - Análise do orçamento

Ao realizar o levantamento de preços para elaborar o orçamento da construção, é preciso ser cauteloso e acompanhar as variações do mercado a fim de reduzir os riscos e gastos inesperados.

Para garantir um orçamento de obras correto, vale ainda seguir algumas outras dicas, como avaliar os preços de cada região de forma separada, utilizar as melhores técnicas de formação de preço e estar atento às mudanças de valores para a compra de insumos e locação de equipamentos.

3 - Planejamento dos materiais essenciais

A próxima etapa para um bom gerenciamento de obra é determinar quais materiais serão necessários para a construção e onde eles serão armazenados, além de garantir que a logística desses materiais cumpra com os prazos estabelecidos.

4 - Execução do projeto

Com todas as etapas anteriores bem organizadas, é hora de elaborar, acompanhar e controlar os procedimentos para o gerenciamento das aquisições necessárias para a execução da obra.

5 - Monitoramento e controle

Realizar o monitoramento e o controle das atividades ajuda a reduzir desperdícios de materiais e manter os custos dentro do planejado.

Nesta etapa, é importante ainda acompanhar a equipe de trabalho, solucionar as dúvidas, prevenir erros e assegurar a proteção dos colaboradores.

O monitoramento e controle de processos pode ser ainda mais eficiente se a gestão estabelecer uma comunicação efetiva com os trabalhadores e registrar as etapas da obra através de fotos e vídeos.

Versátil Andaimes: sua parceira no canteiro de obras

Como vimos, o gerenciamento de obras envolve a administração de tudo o que influencia no cumprimento do cronograma e na finalização do empreendimento.

Dentro dos processos construtivos, a entrega de equipamentos é essencial para a realização de atividades em altura, como fachadas e demais locais acima de dois metros do solo.

Dessa forma, alugar os equipamentos com um parceiro comprometido e reconhecido no mercado é fundamental para o cumprimento do cronograma e para o sucesso da obra como um todo.

A Versátil Andaimes é especializada em engenharia de acesso à altura, e há mais de 30 anos fornece os melhores equipamentos para construção civil, como andaimes, sistemas de escoramento, balancim, aparalixo, entre outros.

Nossos equipamentos são aprovados conforme a NR-18 e obedecem a rigorosos padrões de qualidade, garantindo no canteiro de obras peças de alta qualidade e prontas para uso.

Clique aqui para conhecer nossos processos de manutenção e revisão de equipamentos.

Alugue os equipamentos para a sua obra com a Versátil Andaimes e conte com a expertise de uma empresa referência na construção civil.

Entre em contato com nossos especialistas para saber mais.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para locação de andaimes

Confira dicas úteis para realizar a locação de andaimes e conheça os diferentes equipamentos para acesso à altura oferecidos pela Versátil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

NR 35: tudo que você precisa saber da norma para trabalhos em altura

Confira no artigo o que é a NR 35 e quais as obrigações de empregadores e colaboradores no cumprimento desta norma voltada ao trabalho em altura.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaime fachadeiro ou plataforma: qual é a opção ideal para sua obra?

Se você está em meio a uma obra de manutenção ou reforma de fachada, sabe a importância de escolher os equipamentos ideais para garantir segurança e produtividade. Entre andaime fachadeiro ou pl… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil