Equipamento

Locação de equipamentos: quais as principais vantagens?

Confira as principais vantagens de investir em locação de equipamentos para construção civil e conheça a parceira ideal para os seus projetos.

Noticia Versatil em destaque

Na indústria da construção civil, eficiência operacional e gestão financeira eficaz são fundamentais para o sucesso de qualquer projeto. Nesse sentido, a locação de equipamentos representa uma estratégia inteligente para otimizar os recursos e aumentar a produtividade no canteiro de obras.

Neste artigo, iremos explorar as principais vantagens de locar equipamentos para construção civil e como essa prática pode favorecer a execução dos projetos construtivos. Continue a leitura para saber mais!

Locação de equipamentos: uma estratégia inteligente para a construção civil

Qualquer projeto construtivo demanda o uso de uma série de equipamentos e ferramentas, desde escavadeiras e andaimes até lixadeiras e cortadores.

Considerando a extensa lista de itens, adquirir todo este material, além de representar um custo elevado e encarecer o projeto, pode trazer problemas de organização no canteiro de obras e de armazenagem, limpeza e manutenção dos equipamentos.

Nesse contexto, a locação de equipamentos surge como uma alternativa interessante a ser considerada antes de iniciar uma obra.

Por meio da locação, é possível contar com todos os equipamentos necessários para cada etapa da construção e cada tipo de trabalho realizado no canteiro de obras.

A empresa só precisa encontrar um fornecedor de confiança e firmar um contrato de locação de equipamentos pelo tempo necessário.

Quando investir na locação de equipamentos?

A locação de equipamentos para construção civil é uma tendência cada vez mais comum no segmento construtivo, pois oferece uma alternativa mais barata e eficiente para construtoras, empreiteiras e demais empresas do segmento.

Enquanto a compra de equipamentos demanda um alto investimento, além de envolver custos com manutenção, armazenamento e depreciação dos materiais, a locação oferece praticidade e economia para a empresa e a rotina no canteiro de obras.

Além destes benefícios, investir no aluguel de equipamentos para construção civil também representa uma alternativa mais sustentável e segura, já que as peças podem ser reutilizadas por muitos anos e passam por revisões e manutenções frequentes.

Dessa forma, a locação de andaimes, escoras e demais equipamentos é uma solução que pode ser adotada tanto por grandes construtoras e profissionais autônomos quanto por pessoas que desejam fazer pequenas obras e reformas ou realizar melhorias na própria casa, por exemplo.

Vantagens da locação de equipamentos

A locação de equipamentos é uma estratégia que oferece diversas vantagens para o setor da construção civil. Confira a seguir os principais benefícios de investir no aluguel de equipamentos para os seus projetos construtivos.

1. Redução de custos

Quando se trata de locação de equipamentos para construção civil, a economia é uma das maiores vantagens. Isso porque ao alugar materiais, a empresa não precisa investir altas quantias na compra desses itens.

Dessa forma, o aluguel elimina custos desnecessários com a compra de equipamentos que, muitas vezes, não são utilizados com frequência e que podem custar muito mais do que o valor da locação.

Optar pela locação também reduz custos com processos de manutenção, revisão e reparos, bem como com o armazenamento das peças e obrigações fiscais envolvidas na compra.

2. Aumento da produtividade

A locação de equipamentos garante o acesso a máquinas modernas e eficientes, adequadas para cada etapa construtiva.

Isso permite que a equipe trabalhe em melhores condições, aumentando sua produtividade e rendimento no canteiro de obras, entregando maior qualidade nos processos construtivos e atuando conforme as normas de segurança.

3. Manutenção especializada

Além de oferecer a locação de equipamentos para construção civil, os fornecedores disponibilizam manutenção especializada, para que ferramentas e máquinas danificadas não afetem a produtividade e o planejamento da obra do cliente.

Este serviço é fundamental para preservar a segurança dos trabalhadores que utilizam os equipamentos no canteiro de obras e das demais pessoas que circulam pelo local.

4. Menos desperdício

Alugar equipamentos para construção civil reduz o desperdício em diversos aspectos. Isso porque a locação garante que somente os equipamentos necessários para a etapa da obra sejam utilizados, economizando espaço de armazenamento e otimizando a organização do local de trabalho.

5. Acesso a equipamentos especializados

Ao optar pela locação, é possível escolher dentre uma grande variedade de equipamentos modernos e seguros, que atendem a necessidades específicas no canteiro de obras.

Além do acesso a equipamentos de qualidade e especializados, a locação permite a troca de maquinário, caso seja necessário, evitando prejudicar as atividades e causar atrasos no cronograma.

6. Grande variedade de equipamentos disponíveis

Empresas especializadas em locação de equipamentos possuem um amplo portfólio de produtos voltados para a construção civil, suprindo as mais diversas necessidades do setor.

Assim, quem pretende realizar a locação poderá contar com uma grande variedade de ferramentas e maquinário à sua disposição, como diferentes tipos de andaimes, escoras metálicas, betoneiras, ferramentas elétricas, sapatas, containers, escavadeiras e muito mais.

Experiência Versátil: locação de equipamentos para a otimização de projetos

Agora que você conferiu as principais vantagens de investir em locação de equipamentos para construção civil, conheça a parceria ideal para os seus próximos projetos construtivos.

A Versátil Andaimes é uma empresa especializada em acesso seguro à altura e possui ampla experiência na locação de equipamentos, como andaimes e escoras, para pequenas, médias e grandes obras.

Em nosso portfólio, você encontra diversas opções de equipamentos para o seu projeto, como:

  • Andaime fachadeiro;
  • Andaime tubular;
  • Andaime multidirecional;
  • Balancim;
  • Aparalixo;
  • Escoras metálicas;
  • Sistemas de escoramento; entre outros.


Todos os equipamentos da Versátil estão em conformidade com a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção, revisão e recondicionamento, garantindo sempre peças nas melhores condições para diferentes projetos.

Conheça mais sobre nossos processos de manutenção e revisão no artigo "Manutenção e revisão dos equipamentos" e recondicionamento em "Especialidades Versátil".

A Versátil ainda oferece o serviço "Projeto de Escoramento", que conta com profissionais engenheiros prontos para executar o seu projeto de escoramento, definindo a quantidade exata de material necessário e reduzindo desperdícios durante a execução da obra.

Alugue seus equipamentos com a Versátil e descubra como impulsionar a eficiência dos seus projetos.

Entre em contato com a nossa equipe e solicite um orçamento.

Para conferir mais conteúdos sobre construção civil, locação de equipamentos, andaimes e muito mais, acesse nosso blog e acompanhe-nos nas redes sociais Instagram, Facebook e LinkedIn.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil