Construção Civil

Comprar ou alugar equipamentos de construção civil?

Confira no artigo as principais vantagens de investir na locação de equipamentos para construção civil.

Noticia Versatil em destaque

A construção civil envolve uma série de atividades que demandam o uso de ferramentas específicas e equipamentos próprios ou locados. Por isso, na hora de realizar uma obra é normal surgir a seguinte dúvida: é melhor comprar ou alugar os equipamentos?

Para escolher a opção mais adequada, é preciso considerar o tipo da obra, tempo de duração, custo, mão de obra envolvida, entre outros fatores. Pensando nestas questões, levantamos as vantagens e desvantagens de cada modalidade para auxiliar na sua decisão.

Continue acompanhando para saber qual é a opção mais vantajosa para o seu projeto!

Locação de equipamentos

Ao alugar equipamentos para a construção civil, você pode economizar recursos, já que o investimento para a locação é menor do que o valor de compra. Nos casos em que o uso do equipamento será pontual, por exemplo, a locação acaba sendo bastante benéfica.

Outra vantagem da locação é contar com equipamentos seguros e sempre em perfeitas condições de uso, uma vez que o locador é responsável pela manutenção e qualidade dos produtos oferecidos. Caso não atenda de forma adequada, pode ser solicitada a troca ou reparo do equipamento.

A disponibilidade de equipamentos também é um ponto positivo na locação, pois quando se trata de aquisição, é comum precisar esperar pela fabricação, customização e entrega, o que pode comprometer o cronograma e gerar diversos imprevistos.

Contar com um parceiro de locação ágil para organizar as datas e quantidades de equipamentos ajuda a construtora a gerir as remessas de cada frente de trabalho e assim contornar eventuais atrasos no cronograma.

Compra de equipamentos

Comprar os próprios equipamentos pode representar um investimento, pois, a longo prazo, o valor do aluguel recorrente pode acabar ultrapassando o valor de compra do artigo. Se você pretende utilizar o equipamento de maneira constante e por longos períodos de tempo, a aquisição é uma alternativa interessante.

A compra também deve ser considerada quando existe a intenção de montar uma estrutura própria de trabalho, que confira autonomia e agilidade. Além disso, a compra de equipamentos também permite que a equipe desenvolva afinidade e destreza na operação do maquinário.

Pontos de atenção!

Ao comprar um equipamento, você fica responsável pela manutenção, correto armazenamento e garantia de segurança no canteiro de obras.

Já na locação, as empresas fornecedoras realizam procedimentos de revisão e manutenção nos equipamentos após o uso de cada cliente, garantindo sempre um produto seguro, de alta confiabilidade e conforme as normas de segurança.

Outro ponto de atenção é o manuseio dos equipamentos, que nem sempre é simples. Por isso, algumas empresas prestam assessoria técnica, ajudando na seleção e operação dos equipamentos conforme as necessidades e cronograma da obra.

Após a utilização, basta preocupar-se em devolver o equipamento. Entretanto, é importante estar atento ao manuseio e armazenamento das peças, pois podem ser cobradas taxas de limpeza e indenização quando ocorrem danos aos equipamentos.

Quem pode alugar equipamentos de construção?

A locação de equipamentos para construção civil pode ser realizada tanto por grandes construtoras para atender projetos maiores, quanto por profissionais autônomos para executar projetos menores.

Alugar equipamentos para pequenas obras ou atividades de reforma e pintura é uma alternativa bastante vantajosa, já que o profissional poderá contar com itens de alta qualidade, na quantidade necessária e pelo tempo exato da obra.

Quais equipamentos podem ser alugados?

O mercado de locação para construção civil oferece uma grande variedade de equipamentos para as mais diversas atividades. Escoras e andaimes, por exemplo, são materiais muito comuns nos canteiros de obras, pois viabilizam o trabalho em altura.

  • Andaime tubular

Um dos modelos de andaimes mais utilizados na construção civil, o andaime tubular é um equipamento bastante versátil, que pode ser utilizado tanto para atividades mais simples, como a troca de lâmpadas em locais elevados, quanto para trabalhos mais complexos em edificações de vários andares.

Este modelo de andaime é fabricado com uma resistente liga de aço-carbono e possui montagem modular e encaixes simples e firmes. Quando conta com um conjunto de rodas e travas, pode ser movimentado pelo canteiro de obras com facilidade e segurança.

  • Escoras metálicas

Fabricadas em material leve e durável, as escoras são extremamente resistentes e práticas. Existem escoras de diversos tamanhos, com diferentes capacidades de sustentação de carga.

A montagem e desmontagem das escoras são simplificadas e o equipamento pode se adaptar facilmente a diferentes necessidades e ambientes. Utilizar escoras metálicas é uma maneira simples e eficiente de reduzir os custos, aumentar o tempo e melhorar a produtividade no canteiro de obras.

Onde alugar equipamentos de construção civil?

Se você está em busca da parceira ideal para locar andaimes e escoras, você precisa conhecer a Versátil.

Especializada na locação de equipamentos para construção civil, a Versátil Andaimes possui um amplo portfólio de produtos, além de estrutura completa para fabricação, manutenção e revisão de seus equipamentos.

Na Versátil, você encontra andaimes tubulares e escoras metálicas, além de outros materiais, como:

  • Andaimes fachadeiros;
  • Balancins e cadeirinhas;
  • Aparalixos;
  • Sistemas completos de escoramento.

Todos os equipamentos passam por rigorosos processos de revisão e manutenção, garantindo a alta qualidade e a adequação às normas.

A Versátil dispõe de uma equipe de engenheiros que auxilia os clientes na elaboração do projeto de escoramento. Com base no projeto do cliente, é calculada a quantidade necessária de material para a obra, evitando desperdício de material e gastos desnecessários.

Alugue os equipamentos da sua obra com a Versátil Andaimes!

Entre em contato com a nossa equipe e conheça a melhor proposta para sua obra.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil