Andaimes

Aluguel de andaimes: vantagens, principais tipos e como alugar

Confira as vantagens do aluguel de andaimes para a obra, além dos principais tipos disponíveis para locação e suas indicações.

Noticia Versatil em destaque

Os andaimes são ferramentas indispensáveis para a execução de diversos tipos de serviço, seja na construção civil, reforma ou manutenção de edifícios. Sua principal função é fornecer acesso a locais de altura elevada, além de proporcionar maior segurança para a execução do trabalho e servir de apoio para materiais de construção.

A locação de andaimes é uma alternativa interessante para quem não quer investir na aquisição deste equipamento. Além disso, existem diversos tipos de andaimes que atendem às necessidades específicas de cada obra. É preciso levar em consideração diversos fatores, como o tipo de serviço que será realizado, o tamanho da área a ser trabalhada e as condições do local.

Neste artigo, você vai aprender sobre as vantagens da locação de andaimes, os principais tipos deste equipamento e para quais etapas da obra são mais indicados. Continue a leitura!

Quais as vantagens do aluguel de andaimes?

Quando falamos de andaimes, uma dúvida comum é não saber o que vale mais a pena: comprar ou alugar o equipamento, que é obrigatório em obras e reformas que tenham atividades com altura superior a dois metros.

O primeiro ponto que precisa ser considerado para chegarmos a uma resposta é que o andaime não é um equipamento utilizado de forma constante. Como apontado, ele só entra em cena quando há necessidade de acesso a locais elevados e, diante do seu tamanho, precisa de espaço para ser armazenado - situação que pode não ser muito prática nas etapas de ociosidade do equipamento.

Outro ponto é o excelente custo-benefício do aluguel de andaimes. A locação sai muito mais em conta do que comprar um.

Além disso, assim como qualquer outro equipamento para construção, os andaimes precisam ser revisados e certificados periodicamente para garantir a segurança. Ao alugar um andaime, não é preciso se preocupar com isso: a manutenção fica por conta da empresa fornecedora.

Ou seja, já deu para perceber que a locação de andaimes é a melhor alternativa para agregar funcionalidade e redução de custos na execução da obra.

Quem pode alugar andaimes?

Muitas pessoas não imaginam que o aluguel de andaimes não é uma possibilidade restrita apenas a grandes construtoras e complexos projetos arquitetônicos.

Como já mencionado no artigo, a utilização destes equipamentos é obrigatória para todas as construções com atividades a mais de dois metros de altura. Dessa forma, o aluguel de andaimes é a alternativa mais econômica e eficiente para pequenos serviços de manutenção, reparos, pintura e até mesmo limpeza em altura.

Conheça os principais tipos de andaimes para alugar

Agora que você já descobriu as vantagens de investir na locação de andaime, chegou a hora de conhecer os tipos específicos dessas estruturas e qual é a mais adequada para cada etapa da obra. Existem dois principais tipos de andaimes: o andaime fachadeiro e o andaime tubular.

1) Andaime fachadeiro

O andaime fachadeiro é um equipamento recomendado para a realização de serviços em fachadas e demais lugares elevados, especialmente indicado para serviços que exigem uma tarefa contínua, como reboco ou pintura.

Caracterizado por sua amplitude e facilidade de montagem, o andaime fachadeiro permite a circulação de operários em diferentes níveis de altura com mais segurança e otimizando a produtividade na obra.

2) Andaime tubular

Com encaixes simples e firmes, o andaime tubular tem uma estrutura modular e dispensa o uso de ferramentas durante a montagem. É bastante utilizado na construção civil, pois se torna útil desde para reparos simples em altura até projetos mais complexos em edificações com vários andares.

Por ser mais leve e mais fácil de ser armazenado que outros tipos de andaime, o tubular pode ser facilmente movimentado pelo canteiro de obras. Não é à toa que é o mais escolhido para manutenção de prédios, revestimento de fachadas e montagem de estruturas metálicas pré-moldadas.

Vale ressaltar ainda que, independentemente do tipo de andaime escolhido para a obra, é importante que ele seja utilizado de forma correta para garantir a segurança dos trabalhadores.

Por isso, antes de alugar um andaime, é fundamental contratar os serviços de uma empresa especializada para garantir o melhor funcionamento do equipamento.

Onde encontrar andaimes para locação?

A Versátil Andaimes e Escoramentos é uma empresa especializada em engenharia de acesso à altura e segurança.

Com 35 anos de experiência no mercado, possui uma linha completa de andaimes e escoramentos metálicos, além de soluções técnicas e economicamente viáveis para atender às mais variadas necessidades de pequenas e grandes obras.

A Versátil Andaimes e Escoramentos fabrica e aluga seus próprios equipamentos, o que garante a qualidade desde o processo fabril até a entrega ao cliente.

Todos os equipamentos disponíveis para locação são aprovados conforme a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão.

Clique aqui para solicitar uma proposta personalizada para a sua obra!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil