Andaimes

Locação de andaime: 15 dicas para não errar e ter uma obra segura

A locação de andaime é uma das diversas opções de serviços que você pode precisar durante o planejamento de uma obra de construção civil. Preparamos um guia com algumas dicas para te ajudar na melhor escolha e ter uma obra mais segura!

Noticia Versatil em destaque

A locação de andaime é uma das diversas opções de serviços que você pode precisar durante o planejamento de uma obra de construção civil.

Como se trata de um equipamento de extrema importância para a segurança no canteiro, não podemos fazer essa escolha apenas pelo preço.

É preciso uma análise completa para entender qual andaime será a melhor escolha para as necessidades do projeto. Afinal, existem diversos modelos diferentes de andaimes - com tamanhos, formatos e até funções diferentes.

Preparamos um guia com algumas dicas para te ajudar a fazer a melhor escolha na locação de andaime e ter uma obra mais segura!

O que considerar antes de fechar uma locação de andaime?

Se você está em busca de empresas especializadas na locação de andaimes, precisa se atentar a alguns detalhes para garantir qualidade e segurança na sua obra. Confira 15 dicas para errar nessa escolha:

1 - Desconfie de preços muito baixos

Se você se deparou com orçamentos muito abaixo do preço habitual de mercado, desconfie.

Na dúvida, vale a pena pedir a opinião de quem já utilizou o serviço e/ou solicitar um técnico da empresa locadora para ir em sua obra e verificar qual o melhor tipo de andaime.

2 - Verifique as condições do produto

Antes mesmo de fechar o negócio, verifique se a sua obra possui condições especiais para a instalação do andaime.

Isso porque o equipamento pode precisar de adaptações para atender às suas necessidades, mas lembre-se que nunca é recomendado fazer isso por conta própria. Chame um técnico da empresa!

3 - Leia o manual

Mesmo que você tenha experiência com o modelo do equipamento, leia o manual! Esse cuidado é fundamental para rever todas as particularidades do funcionamento do equipamento.

4 - Se atualize sobre as Normas Regulamentadoras

No início de uma nova obra, lembre-se de rever o que as Normas Regulamentadoras que envolvem a utilização de andaimes - NR 18/ NR 35/ NBR 6494 - recomendam sobre a prática.

5 - Faça um check-up no local da montagem

Verifique todas as condições físicas para a montagem, lembrando de se atentar a desníveis e quaisquer outras possíveis dificuldades, bem como as normas de segurança e montagem de andaimes.

6 - Atenção às redes de energia elétrica

Se você pretende alugar um andaime que seja montado próximo a redes de energia elétrica, deve se atentar às normas para montagem e, em alguns casos, solicitar para a companhia de energia de sua região que faça a proteção da rede para evitar acidentes.

Nesse caso também é importante chamar um técnico da locadora de andaimes para lhe ajudar na avaliação do local e a escolha do melhor tipo de andaime.

7 - Escolha uma equipe capacitada

Quem vai operar e montar o andaime alugado? É primordial que toda a equipe seja capacitada de acordo com as normas, especialmente os operários que irão manusear o equipamento.

8 - Não esqueça dos EPIs e EPCs

Os equipamentos de proteção individual e coletivos são fundamentais para garantir o andamento da obra com segurança, além de evitar possíveis acidentes e problemas com fiscalização.

9 - Verifique o local de acondicionamento do material alugado

Quando os andaimes não estiverem sendo usados e estiverem desmontados, é importante guardá-los em local apropriado e seguro.

Esse cuidado é essencial para evitar a perda de peças importantes na próxima montagem e, no final da locação, a falta de peças e os custos com indenização no fechamento do contrato.

10 - Mantenha apenas o que é necessário no equipamento

Muitos operários não têm cuidado com o andaime por ele ser alugado e acabam acumulando objetos desnecessários no equipamento, causando inclusive sobrecarga no andaime. Esse hábito é perigoso, pois pode causar sérios acidentes.

11 - Não utilize escadas em cima do andaime

Também é fundamental orientar todos os operários sobre a importância de não montar escadas ou bancos de madeira em cima do andaime. Outra medida de segurança primordial é não se movimentar no equipamento com objetos em mãos sem a utilização de rodapés conforme solicitam as normas.

12 - Use freios e calços

Como a segurança nunca é demais, lembre-se de acionar freios e calçar os andaimes móveis antes de iniciar o trabalho. Nunca alugue rodas que não disponham de sistema de freio de travamento.

13 - Cuidado com os rodízios

Eles só são permitidos em andaimes tubulares onde a altura não ultrapasse 4 vezes a menor base conforme orientam as normas. A partir disso, o uso de rodízios representa risco no canteiro de obras!

14 - Atenção ao movimentar o equipamento

Uma cena comum é ver operários movimentando a torre com colegas na plataforma. Nunca permita esse tipo de conduta na sua obra!

15 - Utilize sistema de ancoragem em andaimes fixos

No caso de andaimes fixos, o uso de ancoragem é obrigatória conforme orientam as normas, além do que garantem mais segurança e tranquilidade na execução dos trabalhos.

Dica bônus: Nunca permita que curiosos ou pessoas não aptas ao serviço tenham acesso aos equipamentos! Para evitar a situação, não deixe os equipamentos montados sem uso. E, claro, evite forçar o andaime para garantir sua eficiência e estabilidade durante o tempo que permanecer na obra.

PROCURA UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM LOCAÇÃO DE ANDAIMES?

A Versátil Andaimes é uma empresa especializada em engenharia de acesso à altura e segurança.

Com décadas de experiência no mercado, possui uma linha completa de andaimes e escoramentos metálicos, além de soluções técnicas e economicamente viáveis para atender às mais variadas necessidades de pequenas e grandes obras.

Todos os equipamentos disponíveis para locação são aprovados conforme a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão.

Clique aqui para solicitar uma proposta personalizada para a sua obra!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil