Entre em contato com a Versátil

Andaimes

Locação de andaime: 15 dicas para não errar e ter uma obra segura

A locação de andaime é uma das diversas opções de serviços que você pode precisar durante o planejamento de uma obra de construção civil. Preparamos um guia com algumas dicas para te ajudar na melhor escolha e ter uma obra mais segura!

Noticia Versatil em destaque

A locação de andaime é uma das diversas opções de serviços que você pode precisar durante o planejamento de uma obra de construção civil.

Como se trata de um equipamento de extrema importância para a segurança no canteiro, não podemos fazer essa escolha apenas pelo preço.

É preciso uma análise completa para entender qual andaime será a melhor escolha para as necessidades do projeto. Afinal, existem diversos modelos diferentes de andaimes - com tamanhos, formatos e até funções diferentes.

Preparamos um guia com algumas dicas para te ajudar a fazer a melhor escolha na locação de andaime e ter uma obra mais segura!

O que considerar antes de fechar uma locação de andaime?

Se você está em busca de empresas especializadas na locação de andaimes, precisa se atentar a alguns detalhes para garantir qualidade e segurança na sua obra. Confira 15 dicas para errar nessa escolha:

1 - Desconfie de preços muito baixos

Se você se deparou com orçamentos muito abaixo do preço habitual de mercado, desconfie.

Na dúvida, vale a pena pedir a opinião de quem já utilizou o serviço e/ou solicitar um técnico da empresa locadora para ir em sua obra e verificar qual o melhor tipo de andaime.

2 - Verifique as condições do produto

Antes mesmo de fechar o negócio, verifique se a sua obra possui condições especiais para a instalação do andaime.

Isso porque o equipamento pode precisar de adaptações para atender às suas necessidades, mas lembre-se que nunca é recomendado fazer isso por conta própria. Chame um técnico da empresa!

3 - Leia o manual

Mesmo que você tenha experiência com o modelo do equipamento, leia o manual! Esse cuidado é fundamental para rever todas as particularidades do funcionamento do equipamento.

4 - Se atualize sobre as Normas Regulamentadoras

No início de uma nova obra, lembre-se de rever o que as Normas Regulamentadoras que envolvem a utilização de andaimes - NR 18/ NR 35/ NBR 6494 - recomendam sobre a prática.

5 - Faça um check-up no local da montagem

Verifique todas as condições físicas para a montagem, lembrando de se atentar a desníveis e quaisquer outras possíveis dificuldades, bem como as normas de segurança e montagem de andaimes.

6 - Atenção às redes de energia elétrica

Se você pretende alugar um andaime que seja montado próximo a redes de energia elétrica, deve se atentar às normas para montagem e, em alguns casos, solicitar para a companhia de energia de sua região que faça a proteção da rede para evitar acidentes.

Nesse caso também é importante chamar um técnico da locadora de andaimes para lhe ajudar na avaliação do local e a escolha do melhor tipo de andaime.

7 - Escolha uma equipe capacitada

Quem vai operar e montar o andaime alugado? É primordial que toda a equipe seja capacitada de acordo com as normas, especialmente os operários que irão manusear o equipamento.

8 - Não esqueça dos EPIs e EPCs

Os equipamentos de proteção individual e coletivos são fundamentais para garantir o andamento da obra com segurança, além de evitar possíveis acidentes e problemas com fiscalização.

9 - Verifique o local de acondicionamento do material alugado

Quando os andaimes não estiverem sendo usados e estiverem desmontados, é importante guardá-los em local apropriado e seguro.

Esse cuidado é essencial para evitar a perda de peças importantes na próxima montagem e, no final da locação, a falta de peças e os custos com indenização no fechamento do contrato.

10 - Mantenha apenas o que é necessário no equipamento

Muitos operários não têm cuidado com o andaime por ele ser alugado e acabam acumulando objetos desnecessários no equipamento, causando inclusive sobrecarga no andaime. Esse hábito é perigoso, pois pode causar sérios acidentes.

11 - Não utilize escadas em cima do andaime

Também é fundamental orientar todos os operários sobre a importância de não montar escadas ou bancos de madeira em cima do andaime. Outra medida de segurança primordial é não se movimentar no equipamento com objetos em mãos sem a utilização de rodapés conforme solicitam as normas.

12 - Use freios e calços

Como a segurança nunca é demais, lembre-se de acionar freios e calçar os andaimes móveis antes de iniciar o trabalho. Nunca alugue rodas que não disponham de sistema de freio de travamento.

13 - Cuidado com os rodízios

Eles só são permitidos em andaimes tubulares onde a altura não ultrapasse 4 vezes a menor base conforme orientam as normas. A partir disso, o uso de rodízios representa risco no canteiro de obras!

14 - Atenção ao movimentar o equipamento

Uma cena comum é ver operários movimentando a torre com colegas na plataforma. Nunca permita esse tipo de conduta na sua obra!

15 - Utilize sistema de ancoragem em andaimes fixos

No caso de andaimes fixos, o uso de ancoragem é obrigatória conforme orientam as normas, além do que garantem mais segurança e tranquilidade na execução dos trabalhos.

Dica bônus: Nunca permita que curiosos ou pessoas não aptas ao serviço tenham acesso aos equipamentos! Para evitar a situação, não deixe os equipamentos montados sem uso. E, claro, evite forçar o andaime para garantir sua eficiência e estabilidade durante o tempo que permanecer na obra.

PROCURA UMA EMPRESA ESPECIALIZADA EM LOCAÇÃO DE ANDAIMES?

A Versátil Andaimes é uma empresa especializada em engenharia de acesso à altura e segurança.

Com décadas de experiência no mercado, possui uma linha completa de andaimes e escoramentos metálicos, além de soluções técnicas e economicamente viáveis para atender às mais variadas necessidades de pequenas e grandes obras.

Todos os equipamentos disponíveis para locação são aprovados conforme a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão.

Clique aqui para solicitar uma proposta personalizada para a sua obra!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil