Andaimes

Projetos de andaime: tudo que você precisa saber para fazer a leitura.

O projeto de andaime é um processo bastante importante para assegurar a segurança e ergonomia no canteiro de obras, por isso é preciso fazer uma leitura minuciosa do mesmo. Confira neste artigo algumas dicas sobre o assunto!

Noticia Versatil em destaque

O projeto de andaime serve para avaliar se o desenho do projeto estrutural --definido e fornecido pelo cliente- irá atender as necessidades da obra e dos trabalhadores envolvidos.

Por isso, é importante um trabalho minucioso, pois tudo dentro deste projeto terá que ser revisado. Afinal, a prática é super importante: ela também garante a segurança de quem trabalha na obra e define os limites de utilização do equipamento.

Para te auxiliar, elencamos algumas dicas sobre como realizar a leitura de um projeto de andaime!

O que deve ser avaliado em um projeto de andaime.

Basicamente, a leitura do projeto de andaime deve assegurar duas condições: segurança e ergonomia. Uma vez que, esses critérios são essenciais para uma construção de sucesso.

Quando trata-se de equipamentos para trabalho nas alturas, os mesmos devem ser instalados com base em um projeto minucioso e também seguir normas técnicas como a da NR-18, que classifica as práticas de segurança obrigatórias para montagem de andaimes.

Por isso, tenha em mente que o projeto de andaime é ainda mais importante que o equipamento pronto, pois é nessa fase que é possível pensar sobre a obra como conjunto, se algo estiver errado no projeto, a montagem e toda estrutura do equipamento está comprometida.

A avaliação deve partir das noções de geometria geral do projeto de andaime, se as medidas de largura, altura e comprimento permitirão acesso ao que é necessário durante os processos da construção.

Fique atento também aos locais de entrada e saída dos andaimes, além das escadas. Verifique a circulação e a localização dos patamares do canteiro de obras.

Dessa forma, é possível saber se os níveis estabelecidos irão permitir a realização do trabalho com segurança e ergonomia.

E, quando o assunto é segurança, verifique pontos como os fios energizados que podem ter por perto. Pergunte-se: eles poderão, de alguma forma, colocar em risco a segurança dos trabalhadores? Se sim, é hora de investir em práticas que deixem a construção civil mais segura.

Além dos pontos supracitados, a preocupação não pode ser somente com os colaboradores, mas também com os pedestres e veículos. Verifique se há necessidade de instalação de dispositivos para proteção da passagem dos mesmos.

Após todas as avaliações sobre a segurança do andaime e dos prestadores de serviço, é importante considerar o que pode afetar a estrutura de onde está o andaime. Avalie, principalmente, a estabilidade do equipamento.

Verifique no projeto de andaime se a estrutura está bem travada e também a integridade de onde ela está sendo fixada, isso irá te ajudar a avaliar a estabilidade.

Podemos concluir que, o projeto de andaime é o primeiro passo para garantir a integridade física dos colaboradores.

Procura por uma empresa especializada em andaimes?

Além de seguir todas as diretrizes de segurança no planejamento de andaimes, é preciso contar com equipamentos de alta qualidade e devidamente certificados.

A Versátil é especializada em engenharia de acesso à altura. Temos uma equipe de engenharia preparada para prestar serviços e auxiliar a promover a segurança da sua obra. A empresa possui ainda um amplo portfólio de equipamentos para construção civil duráveis e prontos para o uso nos mais variados projetos.

Confira alguns de nossos produtos:

Todos os equipamentos disponíveis para locação são aprovados conforme a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão.

Confira em nosso site a unidade Versátil mais próxima e solicite um orçamento de andaimes para a sua obra.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil