Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.

Noticia Versatil em destaque

Os andaimes são equipamentos de segurança necessários em praticamente todos os canteiros de obras, pois permitem o acesso seguro a alturas superiores a dois metros, auxiliando na realização de atividades como construção, reformas, pintura, acabamentos, entre outras.

E se tratando de um equipamento tão essencial na construção civil, o andaime utilizado no ambiente de trabalho deve ser de alta qualidade e, principalmente, seguir os padrões de montagem e de segurança, como os apresentados na NR-18, por exemplo.

Quer saber mais sobre o uso seguro de andaimes nos canteiros de obras? Continue acompanhando o artigo que preparamos.

O que diz a NR-18?

A Norma Regulamentadora 18 (NR-18), que dispõe das condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção, aborda algumas resoluções importantes referentes aos andaimes e plataformas de trabalho em altura.

Confira os principais pontos da norma quando o assunto é andaime tubular:

  • Profissional qualificado
    A NR-18 estabelece que a definição do andaime, montagem, estruturação e demais serviços, que exigem a certificação de segurança, devem ser realizados apenas por um profissional legalmente habilitado.
    Além disso, todos os profissionais envolvidos devem receber o treinamento necessário para o manuseio do andaime.
  • Montagem
    Os andaimes utilizados no canteiro de obras devem estar em perfeito estado, sem nenhum tipo de defeito nas peças que compõem a estrutura. Além disso, os critérios de montagem e desmontagem dos equipamentos devem estar registrados no manual de montagem de andaimes.
  • Peso e estrutura
    O andaime deve obrigatoriamente ser construído de maneira a sustentar o peso estabelecido pela norma técnica, além de conter travamento nos encaixes e ser montado em um local mais reto possível, livre de elementos que possam deslocar a estrutura e causar acidentes.
  • Deslocamento
    De acordo com a norma regulamentadora, os andaimes móveis só podem ser movimentados caso não haja nenhum trabalhador sobre a plataforma.

Portanto, para mover o andaime será necessário que todos os profissionais desçam da estrutura.

Dicas de segurança para a montagem de andaimes

Quando se trata de montagem de andaimes nos canteiros de obras, é fundamental contar com um funcionário com habilitação no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Afinal, somente um profissional habilitado é capaz de realizar a montagem conforme as normas técnicas e de segurança necessárias. Mas não é só isso!

Os responsáveis pela obra ainda devem se atentar para outras medidas de segurança no manuseio de andaimes, como:

  • Uso de equipamentos de proteção durante a montagem e desmontagem dos materiais, como capacete, luvas, botas, óculos, entre outros;
  • Atenção às condições climáticas, evitando manusear os andaimes durante chuvas e ventos fortes;
  • Sinalizar as áreas ao redor da operação do andaime, e, caso haja risco de queda de instrumentos, colocar a sinalização adequada e visível;
  • Utilizar andaimes com pisos antiderrapantes e nivelados, com mecanismo de trava para evitar movimentações;
  • Utilizar escada de metal e com distância mínima de 25 a 30 cm entre os degraus;
  • Presença de rodapé em todos os lados para garantir maior segurança;
  • Utilizar guarda-corpo de metal;


Como você conferiu, realizar a montagem e desmontagem segura dos andaimes é fundamental para garantir a integridade dos trabalhadores no canteiro de obras. Mas apenas isso não basta!

Na hora de alugar os equipamentos de acesso à altura, é preciso contar com uma parceira reconhecida no mercado e que ofereça andaimes de alta qualidade.

A Versátil Andaimes e Escoramentos é especializada em soluções de acesso seguro à altura e oferece diversos equipamentos para construção civil aprovados conforme a NR-18.

Nossos andaimes, balancim e demais equipamentos passam por constantes processos de manutenção e revisão, garantindo sempre peças em ótimo estado para o uso em diferentes construções.

Na Versátil, você encontra andaimes duráveis, resistentes e adaptáveis a diferentes necessidades e ambientes.

Entre em contato com nossos consultores e conheça a qualidade dos andaimes e demais equipamentos da Versátil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil