Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.

Noticia Versatil em destaque

Apesar de ser um setor bastante tradicional, a construção civil caminha para a modernização e investe em novas práticas para tornar as atividades construtivas mais ágeis, eficientes e seguras.

E a cada ano que passa, o avanço tecnológico permite que o setor incorpore novos processos e técnicas que rapidamente se tornam tendências de mercado.

Neste contexto, o que esperar do mercado da construção civil nos próximos anos? Confira as principais tendências do setor:

1. Sustentabilidade e adaptações ecológicas

Por envolver atividades que geram muitos resíduos e que podem afetar a natureza, a construção civil está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade nos processos construtivos.

Dessa forma, a proteção do meio ambiente e a prática da sustentabilidade são grandes tendências no setor.

O objetivo é implantar processos mais sustentáveis na construção e novas tecnologias, como tijolos ecológicos, telhados verdes, iluminação natural, cisternas para a coleta de água pluvial, entre outras, para reduzir o consumo de energia elétrica e de água tanto durante a construção como após a entrega do empreendimento.

O reaproveitamento de materiais na construção civil, como pisos, ladrilhos e madeira, também é uma medida que contribui para a preservação do meio ambiente e que deve estar cada vez mais presente no setor.

2. Construção modular

Tendência para a construção civil em 2022, a construção modular consiste no processo de produção de módulos individuais em fábricas especializadas.

Este tipo de construção é realizado em etapas e deve ser planejado desde o início do projeto, garantindo ganhos de produtividade e otimização do trabalho a partir do uso de kits produzidos anteriormente fora do canteiro de obras (construção offsite).

3. Robotização de processos

Para os próximos anos, a tendência é que cada vez mais robôs sejam incorporados aos processos da construção civil para otimizar as atividades e garantir maior agilidade.

As demolições, por exemplo, são processos que demandam bastante esforço e precisão das equipes. Mas com o auxílio de robôs, estas atividades podem ser realizadas com maior assertividade nos canteiros de obras e sem riscos de acidentes de trabalho.

Já o uso de maquinário automatizado também pode auxiliar os trabalhadores durante serviços de alvenaria.

4. Tecnologias

Como mencionamos, a construção civil é um setor que ainda utiliza muitos processos tradicionais e considerados "obsoletos".

Neste contexto, soluções mais modernas e eficientes estão em constante desenvolvimento para este mercado, como é o caso dos insumos inteligentes.

A adoção de insumos inteligentes, como o concreto com capacidade regenerativa, pode aumentar a segurança das edificações, reduzir os impactos ambientais gerados pela fabricação dos materiais e otimizar a demanda pelos insumos, fator de grande importância em épocas de crise, como a causada pela pandemia da covid-19.

A Versátil Andaimes

A Versátil Andaimes é uma empresa especializada em equipamentos para construção civil, e há 35 anos leva soluções de acesso à altura para obras de diferentes portes.

Orientada para o futuro, a Versátil Andaimes saiu na frente e há muito tempo trabalha com processos mais amigáveis ao meio ambiente.

Confira como a Versátil acompanha a tendência sustentável no mercado da construção civil:

  • Escoras metálicas
    Nossas escoras metálicas são mais sustentáveis, pois substituem a madeira de origem desconhecida utilizada para escoramento, apresentam alta durabilidade e ainda podem ser recicladas após o fim da vida útil. Além disso, a fabricação das escoras metálicas é ecologicamente correta, uma vez que resíduos gerados são tratados antes do descarte, reduzindo o impacto do processo produtivo no meio ambiente.
  • Processos de limpeza
    Os equipamentos da Versátil Andaimes são higienizados através do Jato de Granalha, um processo ambientalmente mais amigável do que o Jato de Areia.
  • Tinta menos prejudicial
    Após a limpeza profunda, os equipamentos são pintados com tinta a base d'água, uma alternativa menos prejudicial ao meio ambiente quando comparada às tintas que contém solvente na composição.

A Versátil é parceira de construtoras e empreiteiras, e oferece diversos equipamentos certificados conforme a NR-18 para o acesso à altura seguro em canteiros de obras.

Entre em contato com nossa equipe e saiba como alugar os equipamentos Versátil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil