Construção Civil

Mudanças significativas de segurança na construção civil

Confira as principais mudanças na NR-18, norma regulamentadora direcionada à segurança dos trabalhadores do setor da construção civil.

Noticia Versatil em destaque

A construção civil é um dos setores que mais registram acidentes de trabalho no Brasil. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018, foram registrados 97 mil acidentes de trabalho na construção civil, com 2.666 óbitos.

Dentre os acidentes mais comuns, estão quedas de alturas, cortes e lacerações devido ao manuseio de equipamentos afiados, lesões por esforços repetitivos, choques elétricos, soterramentos ou desmoronamentos e impactos com objetos.

Considerando este cenário preocupante no setor da construção civil, o Ministério do Trabalho e Previdência realizou importantes mudanças na Norma Regulamentadora n° 18 (NR-18), que aborda as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Esta norma apresenta aos empregadores e colaboradores orientações e obrigatoriedades relacionadas à segurança e saúde do trabalhador no ambiente laboral.

As mudanças na NR-18

Válida desde janeiro de 2022, a nova NR-18 foi revisada e apresenta um texto mais claro, objetivo e de fácil entendimento. As alterações realizadas permitem a adoção de medidas alternativas para promover a proteção dos trabalhadores, considerando as mais recentes técnicas, tecnologias e materiais disponíveis no setor da construção civil.

Vale ressaltar que mesmo com as alterações, os profissionais do setor não serão prejudicados, uma vez que não houve redução na segurança e na proteção dos trabalhadores.

O novo texto da NR-18 segue em harmonia com as demais Normas Regulamentadoras e Técnicas referentes à saúde e segurança do trabalho (SST).

NR-18: o que mudou?

Confira as principais alterações da Norma Regulamentadora n° 18 em comparação com o texto antigo:


1. Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)
A partir de agora, as construtoras deverão elaborar e implementar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que substituirá o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Contudo, é importante ressaltar que os PCMATs já elaborados antes do início da vigência da nova NR-18 poderão ser mantidos com a validade até o término de cada obra.

O Programa de Gerenciamento deve atender aos seguintes requisitos da nova NR-1 (em vigor desde janeiro de 2022):

  • GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais): identificação dos perigos, avaliação dos riscos ocupacionais, controle dos riscos.
  • Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): inventário de riscos ocupacionais e plano de ação.


2. Capacitação de trabalhadores

A nova NR-18 apresenta as capacitações exigidas para os trabalhadores da construção civil. Estas capacitações deverão estar de acordo com a nova NR-1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

Algumas capacitações descritas pela NR-18 são:

  • Básico em segurança do trabalho;
  • Operador de grua;
  • Operador de guindaste;
  • Operador de equipamentos de guindar;
  • Operador de elevador;
  • Instalação, montagem, desmontagem e manutenção de elevadores;
  • Operação de PEMT (plataforma elevatória);
  • Serviços de impermeabilização;
  • Utilização de cadeira suspensa;

Entre outros…

Outra mudança significativa em relação à capacitação dos colaboradores diz respeito ao treinamento admissional. Chamado agora de treinamento inicial, a capacitação "Básico em segurança do trabalho" passou de uma carga horária de seis horas para quatro horas.

Conheça a Versátil Andaimes

Gostou do artigo de hoje?

No blog da Versátil Andaimes, você confere diversos outros conteúdos relacionados à segurança do trabalho e a boas práticas na construção civil.

Clique aqui para acessar nosso blog.

E para garantir a integridade da sua equipe no canteiro de obras, conte com os equipamentos da Versátil. Nossos andaimes, escoras e demais produtos são certificados e aprovados conforme a NR-18 e apresentam alta qualidade e manutenção em dia.

Acesse nosso site e alugue os melhores equipamentos para construção civil para realizar o seu projeto.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Todas as Notícias

Vem aí a primeira edição da Analoc Rental Show

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Qualidade Versátil

Manutenção e revisão dos equipamentos

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Manutenção

Limpeza de calha: como fazer

Confira no artigo a importância de realizar a limpeza de calha e descubra como fazer essa atividade com segurança e eficiência.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Maior controle nas obras: 5 indicadores de desempenho para acompanhar

Confira no artigo os cinco principais indicadores de desempenho utilizados para acompanhar a performance dos projetos na construção civil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Sistemas construtivos: vantagens e desvantagens

Conheça os diferentes tipos de sistemas construtivos e as principais vantagens e desvantagens de cada um deles.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil