Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

Mudanças significativas de segurança na construção civil

Confira as principais mudanças na NR-18, norma regulamentadora direcionada à segurança dos trabalhadores do setor da construção civil.

Noticia Versatil em destaque

A construção civil é um dos setores que mais registram acidentes de trabalho no Brasil. Segundo dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho, entre 2012 e 2018, foram registrados 97 mil acidentes de trabalho na construção civil, com 2.666 óbitos.

Dentre os acidentes mais comuns, estão quedas de alturas, cortes e lacerações devido ao manuseio de equipamentos afiados, lesões por esforços repetitivos, choques elétricos, soterramentos ou desmoronamentos e impactos com objetos.

Considerando este cenário preocupante no setor da construção civil, o Ministério do Trabalho e Previdência realizou importantes mudanças na Norma Regulamentadora n° 18 (NR-18), que aborda as condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Esta norma apresenta aos empregadores e colaboradores orientações e obrigatoriedades relacionadas à segurança e saúde do trabalhador no ambiente laboral.

As mudanças na NR-18

Válida desde janeiro de 2022, a nova NR-18 foi revisada e apresenta um texto mais claro, objetivo e de fácil entendimento. As alterações realizadas permitem a adoção de medidas alternativas para promover a proteção dos trabalhadores, considerando as mais recentes técnicas, tecnologias e materiais disponíveis no setor da construção civil.

Vale ressaltar que mesmo com as alterações, os profissionais do setor não serão prejudicados, uma vez que não houve redução na segurança e na proteção dos trabalhadores.

O novo texto da NR-18 segue em harmonia com as demais Normas Regulamentadoras e Técnicas referentes à saúde e segurança do trabalho (SST).

NR-18: o que mudou?

Confira as principais alterações da Norma Regulamentadora n° 18 em comparação com o texto antigo:


1. Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR)
A partir de agora, as construtoras deverão elaborar e implementar o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que substituirá o Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção (PCMAT) e o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA).
Contudo, é importante ressaltar que os PCMATs já elaborados antes do início da vigência da nova NR-18 poderão ser mantidos com a validade até o término de cada obra.

O Programa de Gerenciamento deve atender aos seguintes requisitos da nova NR-1 (em vigor desde janeiro de 2022):

  • GRO (Gerenciamento de Riscos Ocupacionais): identificação dos perigos, avaliação dos riscos ocupacionais, controle dos riscos.
  • Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR): inventário de riscos ocupacionais e plano de ação.


2. Capacitação de trabalhadores

A nova NR-18 apresenta as capacitações exigidas para os trabalhadores da construção civil. Estas capacitações deverão estar de acordo com a nova NR-1 (Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais).

Algumas capacitações descritas pela NR-18 são:

  • Básico em segurança do trabalho;
  • Operador de grua;
  • Operador de guindaste;
  • Operador de equipamentos de guindar;
  • Operador de elevador;
  • Instalação, montagem, desmontagem e manutenção de elevadores;
  • Operação de PEMT (plataforma elevatória);
  • Serviços de impermeabilização;
  • Utilização de cadeira suspensa;

Entre outros…

Outra mudança significativa em relação à capacitação dos colaboradores diz respeito ao treinamento admissional. Chamado agora de treinamento inicial, a capacitação "Básico em segurança do trabalho" passou de uma carga horária de seis horas para quatro horas.

Conheça a Versátil Andaimes

Gostou do artigo de hoje?

No blog da Versátil Andaimes, você confere diversos outros conteúdos relacionados à segurança do trabalho e a boas práticas na construção civil.

Clique aqui para acessar nosso blog.

E para garantir a integridade da sua equipe no canteiro de obras, conte com os equipamentos da Versátil. Nossos andaimes, escoras e demais produtos são certificados e aprovados conforme a NR-18 e apresentam alta qualidade e manutenção em dia.

Acesse nosso site e alugue os melhores equipamentos para construção civil para realizar o seu projeto.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil