Construção Civil

O papel do escoramento e reescoramento para a segurança das estruturas

Saiba mais sobre a importância dos planejamentos de escoramento e reescoramento para a qualidade das estruturas de uma construção.

Noticia Versatil em destaque

Durante a construção de um empreendimento, certos vícios e anomalias podem ocorrer devido à falta de planejamento em relação à interação da estrutura e as propriedades físicas de seus materiais com os equipamentos e técnicas utilizados na fase de edificação. Por isso, realizar processos de escoramento e reescoramento de forma correta é tão importante para a segurança das estruturas.

Lajes e vigas de concreto, por exemplo, podem ser afetadas pelo peso excessivo dos equipamentos utilizados, bem como pelo rearranjo estrutural das cargas exclusivas da fase construtiva.

Nesse sentido, é necessário realizar uma série de processos, que abrangem desde o compartilhamento de informações até a interação entre especialidades de cálculo estrutural, plano de execução e projeto de escoramento e/ou reescoramento.

Estas medidas são fundamentais para garantir uma boa performance da estrutura sem abrir mão da segurança da obra e dos colaboradores, que atuam no canteiro.


Escoramento e reescoramento: o que são?


Antes de abordarmos mais sobre o papel do escoramento e do reescoramento para a segurança das estruturas, é importante apresentar os conceitos de cada termo:

 

  • Escoramento
    Conforme a norma ABNT NBR 15.696, escoramento é uma estrutura provisória auxiliar capaz de suportar e transmitir às bases de apoio da estrutura do escoramento todas as ações provenientes de cargas permanentes e/ou variáveis resultantes da aplicação de concreto fresco sobre as fôrmas horizontais e verticais, até que o concreto se torne autoportante.

  • Reescoramento
    De acordo com a NBR 15.696, o reescoramento ou escoramento remanescente é uma estrutura de caráter provisório, instalada sob uma estrutura de concreto que ainda não é capaz de resistir às ações resultantes de cargas permanentes e/ou variáveis.

    O reescoramento transmite as cargas para bases de apoio rígidas ou flexíveis, permitindo que o cimbramento ou o escoramento sejam retirados com segurança.

 


A importância do escoramento e do reescoramento

A partir do plano de escoramento, são definidas questões essenciais para o projeto, como a logística de equipamentos necessários, em quais pontos os equipamentos podem ter apoio, a partir de quais critérios a desforma pode ser realizada, quais as cargas que o escoramento deve transmitir, entre outras.

Já o projeto de escoramento determina o melhor equipamento para atender aos requisitos delimitados no plano de escoramento, além de definir se será necessário executar um reescoramento (escoramento remanescente). 

O concreto precisa do tempo necessário para adquirir a resistência ideal. E com o planejamento correto de escoramento e reescoramento, respeitando todas as etapas necessárias, é possível assegurar a saúde das estruturas e do empreendimento como um todo.


Conheça a Versátil Andaimes

Para garantir a segurança de todos os trabalhadores e a qualidade dos processos construtivos, é fundamental contar com equipamentos de construção civil de alta qualidade.

A Versátil Andaimes é especializada em soluções seguras de acesso à altura e conta com equipamentos como escoramento com torres modulares, escoras metálicas, sistema de escoramento para laje nervurada, andaimes e muitas outras opções para pequenas e grandes obras.


Todos os produtos da Versátil seguem as determinações da NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão, garantindo equipamentos em ótimas condições e prontos para o uso no canteiro de obras.

A Versátil Andaimes ainda conta com uma equipe de engenharia que executa o projeto de escoramento das obras, a fim de identificar a quantidade exata de material necessário, evitando desperdício e gastos extras.

Entre em contato com a equipe da Versátil Andaimes e solicite um orçamento.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Todas as Notícias

Tendência econômica da construção civil para 2024 e 2025

Acompanhe no artigo as principais tendências econômicas para o mercado da construção civil nos próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Escoras metálicas

Conheça os critérios utilizados para definição de um sistema de escoramento

Confira no artigo a importância do escoramento para projetos construtivos e conheça os principais sistemas.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Locação de equipamentos: quais as principais vantagens?

Confira as principais vantagens de investir em locação de equipamentos para construção civil e conheça a parceira ideal para os seus projetos.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil