Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

O papel do escoramento e reescoramento para a segurança das estruturas

Saiba mais sobre a importância dos planejamentos de escoramento e reescoramento para a qualidade das estruturas de uma construção.

Noticia Versatil em destaque

Durante a construção de um empreendimento, certos vícios e anomalias podem ocorrer devido à falta de planejamento em relação à interação da estrutura e as propriedades físicas de seus materiais com os equipamentos e técnicas utilizados na fase de edificação. Por isso, realizar processos de escoramento e reescoramento de forma correta é tão importante para a segurança das estruturas.

Lajes e vigas de concreto, por exemplo, podem ser afetadas pelo peso excessivo dos equipamentos utilizados, bem como pelo rearranjo estrutural das cargas exclusivas da fase construtiva.

Nesse sentido, é necessário realizar uma série de processos, que abrangem desde o compartilhamento de informações até a interação entre especialidades de cálculo estrutural, plano de execução e projeto de escoramento e/ou reescoramento.

Estas medidas são fundamentais para garantir uma boa performance da estrutura sem abrir mão da segurança da obra e dos colaboradores, que atuam no canteiro.


Escoramento e reescoramento: o que são?


Antes de abordarmos mais sobre o papel do escoramento e do reescoramento para a segurança das estruturas, é importante apresentar os conceitos de cada termo:

 

  • Escoramento
    Conforme a norma ABNT NBR 15.696, escoramento é uma estrutura provisória auxiliar capaz de suportar e transmitir às bases de apoio da estrutura do escoramento todas as ações provenientes de cargas permanentes e/ou variáveis resultantes da aplicação de concreto fresco sobre as fôrmas horizontais e verticais, até que o concreto se torne autoportante.

  • Reescoramento
    De acordo com a NBR 15.696, o reescoramento ou escoramento remanescente é uma estrutura de caráter provisório, instalada sob uma estrutura de concreto que ainda não é capaz de resistir às ações resultantes de cargas permanentes e/ou variáveis.

    O reescoramento transmite as cargas para bases de apoio rígidas ou flexíveis, permitindo que o cimbramento ou o escoramento sejam retirados com segurança.

 


A importância do escoramento e do reescoramento

A partir do plano de escoramento, são definidas questões essenciais para o projeto, como a logística de equipamentos necessários, em quais pontos os equipamentos podem ter apoio, a partir de quais critérios a desforma pode ser realizada, quais as cargas que o escoramento deve transmitir, entre outras.

Já o projeto de escoramento determina o melhor equipamento para atender aos requisitos delimitados no plano de escoramento, além de definir se será necessário executar um reescoramento (escoramento remanescente). 

O concreto precisa do tempo necessário para adquirir a resistência ideal. E com o planejamento correto de escoramento e reescoramento, respeitando todas as etapas necessárias, é possível assegurar a saúde das estruturas e do empreendimento como um todo.


Conheça a Versátil Andaimes

Para garantir a segurança de todos os trabalhadores e a qualidade dos processos construtivos, é fundamental contar com equipamentos de construção civil de alta qualidade.

A Versátil Andaimes é especializada em soluções seguras de acesso à altura e conta com equipamentos como escoramento com torres modulares, escoras metálicas, sistema de escoramento para laje nervurada, andaimes e muitas outras opções para pequenas e grandes obras.


Todos os produtos da Versátil seguem as determinações da NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão, garantindo equipamentos em ótimas condições e prontos para o uso no canteiro de obras.

A Versátil Andaimes ainda conta com uma equipe de engenharia que executa o projeto de escoramento das obras, a fim de identificar a quantidade exata de material necessário, evitando desperdício e gastos extras.

Entre em contato com a equipe da Versátil Andaimes e solicite um orçamento.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Bandejão e a importância da manutenção e conservação

Conheça mais sobre o bandejão, ou bandeja de proteção, e confira a importância da manutenção e da conservação desse equipamento.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

EPIs obrigatórios em andaimes

Confira no artigo quais são os EPIs obrigatórios para trabalhos em altura realizados em andaimes.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

5 dicas sobre o escoramento metálico em lajes

O escoramento metálico é um sistema responsável por suportar o peso das estruturas de concreto. Veja dicas para garantir a segurança da obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil