Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

As principais dúvidas sobre escoramento

Confira no artigo as cinco principais dúvidas sobre escoramento e descubra onde alugar este equipamento para o seu projeto

Noticia Versatil em destaque

Apesar de fazer parte da rotina dos canteiros de obras, o processo de escoramento ainda gera muitas dúvidas e curiosidades nos trabalhadores do ramo, principalmente entre os iniciantes.

Pensando em solucionar alguns questionamentos a respeito deste tema, selecionamos as cinco principais dúvidas relacionadas ao escoramento.

Continue acompanhando o artigo para solucionar os principais questionamentos sobre escoramento na construção civil.

 

1. O que é um escoramento?

De modo simplificado, o escoramento é uma estrutura de caráter provisório, capaz de suportar cargas permanentes e variáveis, como lajes, vigas e pontes, resultantes da aplicação do concreto fresco sobre as fôrmas, até que ele se torne autoportante.

O escoramento visa simplificar a montagem das fôrmas apenas com o uso de escoras, ou seja, sem a utilização de quadros, travamentos e diagonais.

2. Escoramento é o mesmo que cimbramento?

Escoramento e cimbramento cumprem a mesma função de suportar a montagem das fôrmas, o processo de concretagem e a sobrecarga de serviços até o endurecimento do concreto.

No entanto, a diferença está na estrutura, já que o cimbramento possui uma estrutura mais abrangente e é formado pelo suporte (escoras e torres), trama (vigotas principais e secundárias) e acessórios para acomodar o restante das peças.

3. O que forma um escoramento?

Basicamente, o escoramento é composto por peças como montantes, vigas primárias e secundárias e fôrmas. As vigas podem ser perfis cartola, vigas mistas, treliças, entre outras.

O escoramento pode ser fabricado em diversos materiais resistentes, como metal ou aço.

4. Como o escoramento é limpo?

Após cada uso no canteiro de obras, o escoramento acumula diversos resíduos de construção e precisa ser devidamente limpo para garantir a durabilidade das peças.

As estruturas podem ser limpas por meio de processos como o jato de granalha ou a raspagem e hidrojato.

O jato de granalha é um procedimento que lança microesferas de aço sobre a estrutura, eliminando partículas de terra, areia e demais resíduos depositados na superfície da peça que possam oxidar o metal, e preparando o escoramento para o recondicionamento.

Já no processo de raspagem e hidrojato, a estrutura passa por um procedimento de raspagem de resíduos ou hidrojateamento para a remoção de qualquer impureza decorrente do uso das peças no canteiro de obras.

Vale mencionar que após a limpeza, as peças recebem uma nova pintura para deixá-las prontas para o próximo uso na construção civil.

 5. Como adquirir um escoramento?

Os sistemas de escoramento podem ser comprados, fabricados ou alugados. Para determinadas obras, a melhor opção é investir na locação destes equipamentos, reduzindo custos com armazenamento e manutenção.

A Versátil é especializada na locação de equipamentos para construção civil, como escoras metálicas, sistemas de escoramento para laje nervurada e escoramento com torres modulares.

Todas as soluções da Versátil são aprovadas conforme as NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão para garantir apenas os melhores componentes nos canteiros de obras.

Presente no Paraná e em Santa Catarina, a Versátil realiza um atendimento personalizado, que atende às necessidades específicas de cada cliente.

Nossos engenheiros executam o projeto de escoramento para identificar a quantidade exata de material e reduzir os desperdícios no canteiro de obras.

Todos os projetos são elaborados conforme a NBR 15.696 e contam com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Alugue seu escoramento com a Versátil Equipamentos!

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento.

Tags:

Escoramento

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Bandejão e a importância da manutenção e conservação

Conheça mais sobre o bandejão, ou bandeja de proteção, e confira a importância da manutenção e da conservação desse equipamento.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

EPIs obrigatórios em andaimes

Confira no artigo quais são os EPIs obrigatórios para trabalhos em altura realizados em andaimes.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

5 dicas sobre o escoramento metálico em lajes

O escoramento metálico é um sistema responsável por suportar o peso das estruturas de concreto. Veja dicas para garantir a segurança da obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil