Construção Civil

As principais dúvidas sobre escoramento

Confira no artigo as cinco principais dúvidas sobre escoramento e descubra onde alugar este equipamento para o seu projeto

Noticia Versatil em destaque

Apesar de fazer parte da rotina dos canteiros de obras, o processo de escoramento ainda gera muitas dúvidas e curiosidades nos trabalhadores do ramo, principalmente entre os iniciantes.

Pensando em solucionar alguns questionamentos a respeito deste tema, selecionamos as cinco principais dúvidas relacionadas ao escoramento.

Continue acompanhando o artigo para solucionar os principais questionamentos sobre escoramento na construção civil.

 

1. O que é um escoramento?

De modo simplificado, o escoramento é uma estrutura de caráter provisório, capaz de suportar cargas permanentes e variáveis, como lajes, vigas e pontes, resultantes da aplicação do concreto fresco sobre as fôrmas, até que ele se torne autoportante.

O escoramento visa simplificar a montagem das fôrmas apenas com o uso de escoras, ou seja, sem a utilização de quadros, travamentos e diagonais.

2. Escoramento é o mesmo que cimbramento?

Escoramento e cimbramento cumprem a mesma função de suportar a montagem das fôrmas, o processo de concretagem e a sobrecarga de serviços até o endurecimento do concreto.

No entanto, a diferença está na estrutura, já que o cimbramento possui uma estrutura mais abrangente e é formado pelo suporte (escoras e torres), trama (vigotas principais e secundárias) e acessórios para acomodar o restante das peças.

3. O que forma um escoramento?

Basicamente, o escoramento é composto por peças como montantes, vigas primárias e secundárias e fôrmas. As vigas podem ser perfis cartola, vigas mistas, treliças, entre outras.

O escoramento pode ser fabricado em diversos materiais resistentes, como metal ou aço.

4. Como o escoramento é limpo?

Após cada uso no canteiro de obras, o escoramento acumula diversos resíduos de construção e precisa ser devidamente limpo para garantir a durabilidade das peças.

As estruturas podem ser limpas por meio de processos como o jato de granalha ou a raspagem e hidrojato.

O jato de granalha é um procedimento que lança microesferas de aço sobre a estrutura, eliminando partículas de terra, areia e demais resíduos depositados na superfície da peça que possam oxidar o metal, e preparando o escoramento para o recondicionamento.

Já no processo de raspagem e hidrojato, a estrutura passa por um procedimento de raspagem de resíduos ou hidrojateamento para a remoção de qualquer impureza decorrente do uso das peças no canteiro de obras.

Vale mencionar que após a limpeza, as peças recebem uma nova pintura para deixá-las prontas para o próximo uso na construção civil.

 5. Como adquirir um escoramento?

Os sistemas de escoramento podem ser comprados, fabricados ou alugados. Para determinadas obras, a melhor opção é investir na locação destes equipamentos, reduzindo custos com armazenamento e manutenção.

A Versátil é especializada na locação de equipamentos para construção civil, como escoras metálicas, sistemas de escoramento para laje nervurada e escoramento com torres modulares.

Todas as soluções da Versátil são aprovadas conforme as NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão para garantir apenas os melhores componentes nos canteiros de obras.

Presente no Paraná e em Santa Catarina, a Versátil realiza um atendimento personalizado, que atende às necessidades específicas de cada cliente.

Nossos engenheiros executam o projeto de escoramento para identificar a quantidade exata de material e reduzir os desperdícios no canteiro de obras.

Todos os projetos são elaborados conforme a NBR 15.696 e contam com a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Alugue seu escoramento com a Versátil Equipamentos!

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento.

Tags:

Escoramento

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Quatro benefícios de alugar andaimes para sua obra

Confira no artigo quatro benefícios da locação de equipamentos e descubra porque o aluguel de andaimes é uma opção estratégica para o seu projeto.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de aparalixo

Confira no artigo o que é aparalixo, qual sua função no canteiro de obras e quais os tipos disponíveis no mercado e exigidos na construção civil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Todas as Notícias

Tendência econômica da construção civil para 2024 e 2025

Acompanhe no artigo as principais tendências econômicas para o mercado da construção civil nos próximos anos.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil