Construção Civil

Indústria 4.0 e a construção civil

Saiba o que é a Indústria 4.0 e descubra os impactos desse movimento no setor da construção civil.

Noticia Versatil em destaque

Ao longo da história, ocorreram inúmeras mudanças que transformaram a sociedade e principalmente a indústria. Afinal, o mundo está em constante evolução e a tecnologia nunca para de avançar. Nesse sentido, o ser humano já se prepara para mais uma onda de inovação: a Indústria 4.0.

Mas você sabe o que representa esta evolução e como ela impacta o setor da construção civil?

Continue acompanhando para descobrir mais!

Entenda a Indústria 4.0

O termo indústria 4.0 surgiu na Alemanha e foi utilizado pela primeira vez em 2011, para descrever o início do desenvolvimento de fábricas inteligentes e com potencial para a autossuficiência. No princípio, a ideia era associar máquinas a programas para automatizar as operações.

Hoje, a indústria 4.0 — também chamada de Quarta Revolução Industrial — se caracteriza como um movimento que une o mundo físico, o digital e o biológico através de diversas tecnologias, como Inteligência Artificial, robótica, internet das coisas, cibersegurança, Big Data e computação em nuvem.

O princípio da indústria 4.0 é a conectividade. Por isso, o uso conjunto de diversas tecnologias, permite que indústrias e empresas digitalizem atividades, melhorem os processos internos e otimizem a forma de produzir e ofertar serviços ao mercado.

Indústria 4.0: os impactos na construção civil

A indústria 4.0 alterou profundamente a realidade nas organizações e indústrias. Com a maior conectividade entre áreas e a presença de novos conhecimentos aplicados a tecnologias diversas, aspectos como gestão e organização empresarial estão se adequando à nova realidade.

Mas qual será o impacto da indústria 4.0 na construção civil?

A implantação da Quarta Revolução Industrial no setor da construção civil traz melhorias em diversas frentes, como planejamento de projetos, processos de controle e gestão de obras.

Confira quais os principais pontos beneficiados com as mudanças tecnológicas:

  • Redução de custos: a longo prazo, implementar mais tecnologias otimiza processos e reduz desgastes e desperdícios constantes.
  • Produtividade: a automação de determinados processos de construção possibilita o avanço nas etapas da obra e o alcance de melhores resultados em menor tempo.
  • Qualidade: o investimento em novas tecnologias e a maior conectividade permitem o acompanhamento financeiro e físico das atividades, garantindo a disponibilidade de trabalhadores e de materiais no canteiro de obras.
  • Otimização: o gerenciamento de dados e o apoio de outras tecnologias facilitam o acesso a informações e a criação de ações específicas que auxiliam no andamento de diversos processos da obra.
  • Acertos: a automação de atividades e a mecanização de processos auxiliam na redução de acidentes no ambiente de trabalho, além de reduzirem gastos com possíveis falhas humanas.

Considerando que a indústria 4.0 é pautada pela inovação constante, a aplicação de tecnologias na construção civil pode gerar diversos outros benefícios ao longo dos anos.

Mas para que as tecnologias possam cumprir seu papel e auxiliar de forma efetiva os processos da construção, promovendo redução de custos e aumento da eficiência, é necessário que o setor acompanhe as mudanças e realize as devidas atualizações.

Quer conferir mais conteúdos relacionados ao universo da construção civil?

No blog da Versátil Andaimes, você encontra diversos artigos sobre equipamentos para obras, atividades no canteiro, gerenciamento e muito mais!

Clique aqui para acessar o blog.

A Versátil é especializada em engenharia de acesso à altura e segurança e possui diversas opções de equipamentos para construção civil, como:

Entre outros…

Todas as peças possuem a devida certificação, conforme a NR-18, e são entregues no canteiro de obras em perfeitas condições de uso.

Entre em contato com nossa equipe comercial e solicite um orçamento.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil