Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

Como funciona o sistema de escoramento para lajes nervuradas?

Saiba mais sobre o funcionamento dos sistemas de escoramentos específicos para lajes nervuradas.

Noticia Versatil em destaque

Os sistemas de escoramento são usados nos canteiros de obras para suportar o peso do pavimento recém-construído enquanto ocorre o processo de cura do concreto. Mas considerando que existem diferentes tipos de escoramento, o sistema a ser utilizado deve ser definido por um engenheiro especializado em conjunto com o projeto da obra.

Enquanto o escoramento universal é o mais comum, sendo usado na maior parte dos projetos, os escoramentos específicos são empregados em determinados tipos de lajes, como as nervuradas.

Acompanhe o artigo para saber mais sobre o sistema de escoramento específico utilizado em lajes nervuradas.

Escoramento para lajes nervuradas

A laje nervurada é feita a partir do uso de fôrmas plásticas, também chamadas de cubetas, responsáveis por criar o espaço vazio entre as nervuras de concreto.

Ao contrário da estrutura maciça, a laje nervurada permite a construção de grandes vãos livres entre os pilares, sem a necessidade de utilizar vigas intermediárias. Dessa forma, a construção utiliza menos concreto e torna toda a estrutura mais leve.

A laje nervurada é ideal para grandes espaços como estacionamentos, faculdades, academias, museus, escritórios, entre outros.

O uso de sistemas de escoramento específicos para laje nervurada no canteiro de obras permite manter a estrutura reescorada com mais facilidade.

Mas como o sistema funciona?

O sistema de escoramento próprio para a laje nervurada funciona de maneira muito simples, em apenas três etapas. Confira:

  1. Depois que o sistema de escoramento convencional já estiver montado, as guias de fôrmas plásticas e o suporte de reescoramento (forcado cartola) são apoiados sobre os perfis secundários.
  2. As escoras são montadas sob os suportes de reescoramento. Em seguida, as fôrmas plásticas são montadas sobre as suas guias.
  3. Por fim, realiza-se a desmontagem do sistema de escoramento convencional e das fôrmas plásticas, restando apenas o sistema de reescoramento composto pelas escoras e pelos suportes de reescoramento (forcado cartola).

Todo o restante do sistema pode ser remontado na laje superior, seguindo os mesmos passos.


Como já mencionamos, a escolha deste sistema deve ser realizada por um engenheiro especializado, responsável por elaborar o planejamento específico do escoramento.

Afinal, somente este profissional está habilitado para definir o tipo de estrutura que deve ser utilizado no canteiro de obras.

É importante ressaltar que o projeto de escoramento deve conter ainda as instruções de montagem da estrutura, a distância entre vigas e os procedimentos de segurança que precisam ser adotados.

Alugue equipamentos com a Versátil Andaimes

A Versátil Andaimes é especializada em engenharia de acesso à altura e segurança para construção civil, e possui mais de 30 anos de experiência em obras de diferentes portes e complexidades.

O sistema de escoramento para laje nervurada da Versátil é aprovado conforme a NR-18, e garante maior alinhamento e facilidade no posicionamento das fôrmas plásticas, além de mais segurança aos trabalhadores devido ao sistema de travamento das fôrmas.

O uso deste equipamento no canteiro de obras possibilita o escoramento e reescoramento das estruturas com maior eficiência, e ainda facilita a desforma rápida, mantendo a laje reescorada.

Mas não é só isso!

Para garantir um melhor aproveitamento e reduzir o desperdício no canteiro de obras, a equipe de engenheiros da Versátil executa o seu projeto de escoramento conforme a NBR 15.696, identificando a quantidade exata de material.

Quer saber mais?

Entre em contato com nossa equipe e conheça nossas soluções de sistema de escoramento para laje nervurada.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Obras

Residencial Azaléias MRV - Bela Vista Palhoça / SC

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Todas as Notícias

Como o BIM e a realidade aumentada agregam aos projetos de engenharia

BIM e realidade aumentada são dois conceitos importantes para quem deseja otimizar os processos na construção civil, tornando os projetos mais assertivos e eficientes.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Locação de andaimes para construção civil

Confira os diferentes tipos de equipamentos e suas funcionalidades na hora de investir em locação de andaimes para construção civil.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Indústria 4.0 e a construção civil

Saiba o que é a Indústria 4.0 e descubra os impactos desse movimento no setor da construção civil.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil