Construção Civil

Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável: entenda como a construção civil pode impactar a qualidade de vida

Entenda sobre o Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável e sua importância com exemplos simples e práticos!

Noticia Versatil em destaque

O dia 4 de março foi definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como Dia Mundial da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável.

A data corresponde à criação do WFEO (World Federation of Engineering Organizations/Federação Mundial das Organizações de Engenharia). Ela representa mais de 100 países e 30 milhões de engenheiros.

Já a definição de desenvolvimento sustentável surgiu com o intuito de harmonizar o desenvolvimento econômico e a conservação ambiental, de forma que o uso de matérias-primas e produtos seja feito de forma consciente antes, durante e após as construções, priorizando a qualidade ao invés da quantidade.

Por isso, desde 2020, o dia 4 de março é comemorado em todo o mundo para destacar o trabalho dos engenheiros, bem como demonstrar que a engenharia pode contribuir na qualidade de vida das pessoas e na preservação de recursos naturais para as futuras gerações.

Mas quais são as ações efetivas para contribuir para o desenvolvimento sustentável? Explicamos como é possível realizar uma obra sustentável!

Como praticar o desenvolvimento sustentável na engenharia

A indústria da construção é uma das atividades humanas que mais consome recursos naturais. Ou seja, o setor é responsável por uma enorme geração de resíduos.

Então, a primeira coisa que deve ser levada em conta é a possibilidade de aplicar os três R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Dessa forma, a construção civil deve definir alternativas para a exploração dos recursos naturais e encontrar novas maneiras de economizar e gerar energia.

Também existem os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, que nasceram em 2012 na Conferência das Nações Unidas sobre desenvolvimento sustentável no Rio de Janeiro.

Eles apontam para desafios mais urgentes, de modo a garantir acesso à água potável para todas as pessoas, saneamento básico e energia limpa, por exemplo.

Outro destaque é o objetivo 11, que fala sobre cidades e comunidades sustentáveis. No item 11.3, destaca-se:

Até 2030, aumentar a urbanização inclusiva e sustentável, e as capacidades para o planejamento e gestão de assentamentos humanos participativos, integrados e sustentáveis, em todos os países.

Já no 11.6, o objetivo é reduzir o impacto ambiental das cidades, prestando atenção à qualidade do ar e gestão de resíduos municipais.

Vantagens da sustentabilidade na construção civil

Além da questão ambiental, o desenvolvimento sustentável pode trazer uma série de benefícios para a construção civil, tais como:

  • Redução de gastos;
  • Otimização dos processos;
  • Incentivos fiscais (cada vez mais comuns para as práticas sustentáveis);
  • Melhoria nas vendas, tendo em vista que o conceito de sustentabilidade é cada vez mais valorizado na sociedade.

Você já ouviu falar em construção verde?

A construção verde é uma obra ecologicamente correta. Ela pode contar com financiamentos e descontos em impostos fiscais, prática comum em países desenvolvidos.

No Brasil, ainda há muito para avançar, mas os incentivos econômicos já ajudam a reduzir a carga tributária das construções. O mais comum é o IPTU Verde, desconto de 5 a 20% dado a obras que colaboram com o desenvolvimento sustentável a partir de sistemas ecoeficientes.
Os sistemas podem ser: reciclagem de resíduos, reutilização de água, uso de placas solares para o aquecimento de água e placas fotovoltaicas para geração de energia elétrica.

Quer colocar em prática o desenvolvimento sustentável na engenharia?

A Versátil Andaimes pode te ajudar a contribuir para a sustentabilidade, alinhando o desenvolvimento sustentável com os materiais mais modernos do segmento.

Um exemplo é o uso de escoras metálicas no canteiro de obras, que reduz a exploração de recursos naturais como a madeira. Entre em contato com a nossa equipe e saiba mais!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil