Andaimes

Locação de andaimes para construção civil

Confira os diferentes tipos de equipamentos e suas funcionalidades na hora de investir em locação de andaimes para construção civil.

Noticia Versatil em destaque

O mercado de andaimes é bastante amplo, e oferece diversas opções para uso no canteiro de obras. Por isso, na hora de realizar a locação de andaimes para construção civil, é importante ter um planejamento prévio e um projeto adequado para garantir o bom uso das estruturas.

Seja para a construção ou manutenção de edificações, a locação de andaimes é de grande importância no canteiro de obras, já que esses equipamentos permitem o acesso seguro dos trabalhadores a áreas elevadas, oferecendo ampla mobilidade e garantindo a produtividade da equipe.

De modo geral, os andaimes são estruturas metálicas compostas por uma série de elementos, como painéis, diagonais, escadas de acesso, guarda-corpo, pisos e rodapés. No entanto, cada tipo de andaime possui uma funcionalidade específica e é indicado para determinado tipo de projeto.

Por isso, é fundamental conhecer cada tipo de estrutura e sua utilidade antes de realizar a locação dos equipamentos.

Confira os diferentes sistemas de andaimes disponíveis para locação e saiba quando utilizar cada um deles:

  • Andaime fachadeiro

Ideal para a execução de serviços em fachada, pois permite a livre circulação horizontal de trabalhadores e a repetição de atividades, o andaime fachadeiro é uma estrutura de aço composta por peças modulares, barras, piso antiderrapante, guarda-corpo e diversos outros elementos que proporcionam maior segurança e estabilidade à equipe em alturas elevadas.

Por ser uma estrutura bastante versátil, o andaime fachadeiro pode ser utilizado em diferentes serviços, como construção e revestimento de fachadas, manutenção e pintura de áreas externas.

Além disso, o equipamento permite a ação simultânea de diversos colaboradores em diferentes alturas, já que a estrutura pode ser montada com níveis independentes.

  • Andaime tubular

O sistema de andaime tubular é um dos mais utilizados na construção civil, pois pode ser adaptado para diversas atividades, desde uma simples troca de lâmpadas até trabalhos de reforma, revestimento de fachadas, pintura, limpeza e manutenção de prédios de vários andares.

Este tipo de andaime é composto por uma estrutura feita em aço-carbono, montada em pares e formando torres de elevação. Além disso, o andaime tubular ainda pode ser apoiado em base fixa ou rodas que permitem a locomoção do equipamento pelo canteiro de obras.

Mas atenção: o uso de rodas nos andaimes móveis é permitido apenas quando a altura não ultrapassar quatro vezes a medida da menor base.

O sistema de travamento diagonal do andaime tubular proporciona ainda mais segurança e estabilidade aos trabalhadores.

  • Andaime suspenso (balancim)

Apresentando uma configuração diferente dos outros sistemas, o andaime suspenso — também conhecido como balancim — é uma estrutura pendente, que possui cabos de aço para a sustentação.

Este tipo de andaime nada mais é do que uma plataforma de trabalho presa a cabos de segurança que podem ser movimentados verticalmente por meio de manivelas com acionamento manual.

Apresentando piso de alumínio de alta resistência para sustentar os trabalhadores durante os serviços em altura, a plataforma do andaime suspenso é muito útil em atividades de recuperação e limpeza de fachadas, além de processos de reforma, manutenção e pintura de áreas externas.

  • Balancim individual

Assim como o andaime suspenso, o balancim individual é uma estrutura sustentada por um cabo de aço, que permite a movimentação vertical do trabalhador

Este tipo de andaime é uma espécie de assento — ou cadeira suspensa — que pode ser movimentado através de uma manivela com acionamento manual.

Devido a sua estrutura, o balancim individual é utilizado para garantir o acesso do trabalhador em locais impróprios para a instalação dos andaimes tradicionais.

Esta estrutura permite a realização de diversos tipos de trabalhos em fachadas e áreas externas, como manutenção, reforma, limpeza e pintura, além de atividades em espaços reduzidos e fechados, como chaminés e poços.

Onde realizar a locação de andaimes para construção civil?

A Versátil Andaimes está há mais de 30 anos no mercado, oferecendo os melhores equipamentos para construção civil e soluções seguras de acesso à altura.

O portfólio da Versátil conta com uma linha completa de andaimes, como fachadeiro, tubular, suspenso e balancim individual, além de diversos outros equipamentos para otimizar as atividades nos canteiros de obras.

Com sete unidades de atendimento situadas em pontos estratégicos do Paraná e de Santa Catarina, a Versátil reúne uma equipe de especialistas pronta para desenvolver soluções técnicas viáveis para atender às necessidades do seu projeto.

Encontre a unidade mais próxima de você:

  • Curitiba/ PR
  • Pinhais/ PR
  • Ponta Grossa/ PR
  • Joinville/ SC
  • Blumenau/ SC
  • Palhoça/ SC
  • Itajaí/ SC

E entre em contato com nosso setor comercial para solicitar um orçamento de andaimes para construção civil.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil