Construção Civil

Como reduzir o consumo de água durante a obra

O uso de água na obra é imprescindível, mas existem formas de economizar este recurso e garantir uma construção mais sustentável. Confira no artigo.

Noticia Versatil em destaque

 

O uso de água durante a obra é inevitável! Este recurso é essencial para a construção civil, mas a falta de responsabilidade ambiental faz com que o desperdício seja cada vez mais comum.

A água é o insumo de maior abundância no mundo, e corresponde a 70% do planeta. Mas, apenas 3% é doce e menos de 1% está disponível para o nosso consumo.

Por isso, as medidas de uso racional da água estão sendo implementadas, não somente nas casas e em novos hábitos da população, mas em diversos segmentos. E no caso da construção civil, não podia ser diferente.

Neste artigo, elencamos qual a importância de conter o consumo de água no canteiro de obras e como reduzir o uso desse recurso.

Importância de conter o consumo de água na obra.

A água é um dos nossos bens naturais mais valiosos: é o elemento mais importante para a vida humana. E, infelizmente, esse recurso já não é mais abundante.

A crise hídrica já é uma realidade no país e, por mais que os esforços da população contribuam para a melhora do uso consciente, são os segmentos como indústria, agropecuária e até de construção civil os que mais consomem água.

O motivo é simples: o custo da água é muito baixo e é aí que o uso indiscriminado acontece. Muitas vezes, faltam iniciativas que demonstram o quanto é simples economizar esse insumo em diversos mercados.

Para mudar essa realidade, é preciso de regulamentação, incentivos e conscientização, que possam fomentar a construção civil sustentável.

Mesmo assim, o primeiro passo pode ser dado!

Para isso, separamos algumas dicas simples para que haja mais economia de água durante a obra. Acompanhe:

Como reduzir o consumo de água na construção civil

Segundo o US Green Building Council, a construção civil consome cerca de 21% da água tratada no planeta, ainda é um número muito menor que o consumo de água na agricultura e pecuária.

O mais importante é: neste segmento, existem várias estratégias para que a obra seja cada vez mais sustentável, desde material ecologicamente correto (como o exemplo do uso das escoras metálicas) até o uso racional da água.

Há vários caminhos a serem seguidos. Elencamos alguns deles:

-Reutilização da água da chuva: em canteiros sustentáveis a prática é bastante comum. Isso porque, é fácil de ser feito, você pode usar coletor, canos e filtros.
-Água de reuso: neste caso, é preciso pensar em um sistema de captação e tratamento da água que vem de lavatórios, chuveiros e máquinas de lavar roupa.
-Redução do uso da mangueira: mesmo sendo muito prática, o consumo de água é muito maior, o recomendado é uso de baldes sempre que possível.

Além disso, é importante que a instalação do canteiro de obras elabore uma estratégia. Um bom exemplo são as torneiras, que podem ter redutores de vazão. É simples e eficaz.

Outra estratégia é o uso do concreto, que apesar de essencial, faz uso de grande volume de água. Quando optamos por estruturas nervuradas para fazer uma laje, por exemplo, é possível reduzir até 30% do concreto e, consequentemente, de água.

O custo é menor e a sustentabilidade só aumenta!

Além disso, investir em projetos com iniciativas sustentáveis e que levem a ideia de um mundo mais consciente é bastante importante. Além da economia dos bens naturais na obra, que tal implementar opções para redução do uso de água nos projetos?

A Versátil Andaimes

O universo da construção civil é a nossa maior inspiração! Por isso, em nosso blog, você tem acesso a artigos para manter-se sempre atualizado com o que há de mais novo sobre o canteiro de obras.

Clique aqui para acessar o blog.

A Versátil é especializada em engenharia de acesso à altura e segurança e possui diversas opções de equipamentos para construção civil, como:

-andaime fachadeiro;
-andaime tubular;
-escoras metálicas;
-sistemas de escoramento;
-Entre outros.

Todas as peças possuem a devida certificação, conforme a NR-18, e são entregues no canteiro de obras em perfeitas condições de uso.

Entre em contato com nossa equipe comercial e solicite um orçamento.

 

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil