Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

Como reduzir o consumo de água durante a obra

O uso de água na obra é imprescindível, mas existem formas de economizar este recurso e garantir uma construção mais sustentável. Confira no artigo.

Noticia Versatil em destaque

 

O uso de água durante a obra é inevitável! Este recurso é essencial para a construção civil, mas a falta de responsabilidade ambiental faz com que o desperdício seja cada vez mais comum.

A água é o insumo de maior abundância no mundo, e corresponde a 70% do planeta. Mas, apenas 3% é doce e menos de 1% está disponível para o nosso consumo.

Por isso, as medidas de uso racional da água estão sendo implementadas, não somente nas casas e em novos hábitos da população, mas em diversos segmentos. E no caso da construção civil, não podia ser diferente.

Neste artigo, elencamos qual a importância de conter o consumo de água no canteiro de obras e como reduzir o uso desse recurso.

Importância de conter o consumo de água na obra.

A água é um dos nossos bens naturais mais valiosos: é o elemento mais importante para a vida humana. E, infelizmente, esse recurso já não é mais abundante.

A crise hídrica já é uma realidade no país e, por mais que os esforços da população contribuam para a melhora do uso consciente, são os segmentos como indústria, agropecuária e até de construção civil os que mais consomem água.

O motivo é simples: o custo da água é muito baixo e é aí que o uso indiscriminado acontece. Muitas vezes, faltam iniciativas que demonstram o quanto é simples economizar esse insumo em diversos mercados.

Para mudar essa realidade, é preciso de regulamentação, incentivos e conscientização, que possam fomentar a construção civil sustentável.

Mesmo assim, o primeiro passo pode ser dado!

Para isso, separamos algumas dicas simples para que haja mais economia de água durante a obra. Acompanhe:

Como reduzir o consumo de água na construção civil

Segundo o US Green Building Council, a construção civil consome cerca de 21% da água tratada no planeta, ainda é um número muito menor que o consumo de água na agricultura e pecuária.

O mais importante é: neste segmento, existem várias estratégias para que a obra seja cada vez mais sustentável, desde material ecologicamente correto (como o exemplo do uso das escoras metálicas) até o uso racional da água.

Há vários caminhos a serem seguidos. Elencamos alguns deles:

-Reutilização da água da chuva: em canteiros sustentáveis a prática é bastante comum. Isso porque, é fácil de ser feito, você pode usar coletor, canos e filtros.
-Água de reuso: neste caso, é preciso pensar em um sistema de captação e tratamento da água que vem de lavatórios, chuveiros e máquinas de lavar roupa.
-Redução do uso da mangueira: mesmo sendo muito prática, o consumo de água é muito maior, o recomendado é uso de baldes sempre que possível.

Além disso, é importante que a instalação do canteiro de obras elabore uma estratégia. Um bom exemplo são as torneiras, que podem ter redutores de vazão. É simples e eficaz.

Outra estratégia é o uso do concreto, que apesar de essencial, faz uso de grande volume de água. Quando optamos por estruturas nervuradas para fazer uma laje, por exemplo, é possível reduzir até 30% do concreto e, consequentemente, de água.

O custo é menor e a sustentabilidade só aumenta!

Além disso, investir em projetos com iniciativas sustentáveis e que levem a ideia de um mundo mais consciente é bastante importante. Além da economia dos bens naturais na obra, que tal implementar opções para redução do uso de água nos projetos?

A Versátil Andaimes

O universo da construção civil é a nossa maior inspiração! Por isso, em nosso blog, você tem acesso a artigos para manter-se sempre atualizado com o que há de mais novo sobre o canteiro de obras.

Clique aqui para acessar o blog.

A Versátil é especializada em engenharia de acesso à altura e segurança e possui diversas opções de equipamentos para construção civil, como:

-andaime fachadeiro;
-andaime tubular;
-escoras metálicas;
-sistemas de escoramento;
-Entre outros.

Todas as peças possuem a devida certificação, conforme a NR-18, e são entregues no canteiro de obras em perfeitas condições de uso.

Entre em contato com nossa equipe comercial e solicite um orçamento.

 

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil