Entre em contato com a Versátil

Construção Civil

Planejamento de obra é etapa fundamental para reduzir custos e aumentar produtividade

Veja como o planejamento de obra pode se tornar o diferencial da sua empresa na construção civil e confira dicas para colocar o cronograma em prática!

Noticia Versatil em destaque

Um dos aspectos fundamentais para garantir o sucesso das entregas na construção civil é o planejamento de obra! Com esse cuidado é possível prever prazos, avaliar custos, contratar mão-de-obra de acordo com a demanda, antecipar pedidos de equipamentos e se prevenir quanto a atrasos que colocam em risco a satisfação do cliente.

Mesmo com a possibilidade de imprevistos surgirem, com um planejamento de obra assertivo é possível minimizar as consequências que colocam em risco a credibilidade da empresa. Mas, o que levar em consideração nesta etapa da obra? Continue a leitura e descubra!

Comece o planejamento de obra pelo orçamento

A primeira etapa do planejamento de obra é o orçamento, que deve englobar diversos aspectos para garantir a rentabilidade de todo o projeto.

É neste quesito que entram fatores importantes como contratação de mão-de-obra e equipamentos. Se, durante a obra, surgirem gastos que não foram previstos, esse orçamento pode ser alterado, mas é ideal que seja bem planejado de forma a prever a maioria dos recursos necessários.

Atenção aos prazos de contratação e tempo de execução

Quando falamos em planejamento de obra, os prazos se tornam um fator crítico. Muitas pessoas nem esperam mais que eles sejam cumpridos de forma rigorosa na construção civil, mas é preciso trabalhar para isso até pela credibilidade da empresa a longo prazo.

Uma forma de alcançar esse objetivo é com um planejamento criterioso no período que antecede o início da obra, levando em conta alguns aspectos como:

  • Quantos dias úteis estarão disponíveis para o trabalho?
  • Quais feriados e/ou eventos podem atrapalhar o andamento da obra?
  • Como é o clima da região? A previsão é de tempo aberto ou chuva?
  • Quais atividades precisam ser realizadas na obra?
  • Qual é o tempo médio para a execução de cada uma dessas etapas?
  • Qual é a relação de dependência entre as tarefas? Existe uma hierarquia entre elas?
  • Se a obra precisa ser paralisada por “força maior”, a equipe contratada tem disponibilidade para continuar após a retomada?
  • Quais equipamentos serão necessários em cada etapa? É preciso alugar ou fabricar alguns? Qual é o prazo para cada tipo de demanda?
  • Qual é o tempo de entrega do material de construção? Qual prazo é ideal para repor antes de lidar com a escassez?
  • Que outros problemas podem acarretar atrasos na obra e quais as soluções ideais para o plano de emergência?

Esses são apenas alguns exemplos de questionamentos que devem ser respondidos ainda na etapa de planejamento de obra.

É importante lembrar que, de acordo com o tipo de construção, esse cronograma deve ter outras particularidades. Mas, vale lembrar, que um dos pontos mais importantes é prever situações críticas e mapear as soluções para resolvê-las.

Também é fundamental estabelecer índices de produção e metas - tendo em vista cenários realistas e metas alcançáveis (mesmo que ainda sejam desafiadoras) - para funcionarem como um guia para execução.

Equipamentos e logística exigem cuidado extra

Um dos aspectos que podem ter efeitos negativos na obra é a logística! Por isso, o planejamento deve prever de forma assertiva quais serão as ferramentas, equipamentos, máquinas e insumos necessários para o andamento do projeto.

Falhas nessa etapa podem gerar atrasos e custos extras. Um exemplo é o aluguel de equipamentos! Se for realizado em caráter emergencial, o custo costuma ser maior do que uma contratação bem planejada.

Outra questão é com a demora do recebimento de materiais e outros insumos, que pode acarretar em atrasos e equipes ociosas. Para evitar isso, os profissionais responsáveis pelo planejamento devem reiterar a importância de antecipar pedidos - tanto de insumos quanto o aluguel de equipamentos importantes - além de estarem aptos para prever essas questões.

Planejamento de obra apresenta vantagens importantes

Já deu para notar que a redução de custos e aumento da produtividade são os benefícios claros que o planejamento de obra traz.

Mas, além disso, esse cuidado também é importante para avaliar e mensurar o desempenho da empresa no pós-obra. Afinal, também engloba um cronograma físico-financeiro, uma ferramenta primordial para a gestão e controle da obra.

Quer saber mais sobre locação de equipamentos para construção civil?

A Versátil Andaimes é especializada em engenharia de acesso à altura e segurança, e possui um amplo portfólio de equipamentos para construção civil duráveis e prontos para o uso nos mais variados projetos.

Confira alguns de nossos produtos:

  • Andaime fachadeiro;
  • Andaime tubular;
  • Escoras metálicas;
  • Balancim ultraleve;
  • Balancim individual.
  • Todos os equipamentos disponíveis para locação são aprovados conforme a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão.

Confira o nosso site e solicite um orçamento para a sua obra.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil