Entre em contato com a Versátil

Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!

Noticia Versatil em destaque

Diante da profunda verticalização das construções nos grandes centros urbanos, dois equipamentos se tornaram essenciais para garantir a segurança no trabalho em altura: os andaimes e as plataformas.

Ambos são soluções presentes na realização de obras em altura e manutenção predial e industrial. Mas, antes de escolher o equipamento ideal no planejamento da obra, é preciso conhecer suas particularidades.

Entenda a funcionalidade dos andaimes

Os andaimes são estruturas amplamente conhecidas no canteiro de obras. Sua principal função é fornecer acesso a locais de altura elevada, além de proporcionar maior segurança para a execução do trabalho e servir de apoio para materiais de construção.

Podem ser fabricados em diversos materiais, mas o mais comum é encontrar andaimes de aço, composição metálica de grande resistência para esse tipo de trabalho. Os modelos de andaimes mais usados são:

Desde que o trabalho não possa ser executado a partir do solo, todos os modelos podem se tornar úteis na obra. Normalmente, os andaimes são usados para:

  • serviços em fachadas, como pintura, revestimento e colocações em paredes;
  • reforma e manutenção predial e industrial;
  • reparos, pinturas, limpeza e manutenção de ambientes internos;
  • construção de passarelas, escadas, escoramentos, projetos diversos e palcos.

O que saber antes de alugar andaimes

Existe uma ampla variedade de empresas especializadas em locação de andaimes. Antes de fechar o negócio, certifique-se que os equipamentos são seguros para o bom andamento do trabalho e pesquise a reputação da empresa no mercado.

Agora, vamos conhecer outro equipamento que também oferece mais praticidade e segurança nos trabalhos em altura: as plataformas.

Qual é o papel das plataformas no canteiro de obras?

A plataforma elevatória foi projetada para atender a uma necessidade específica do trabalho em alturas: acesso a locais muito altos e que possuam algum tipo de obstáculo entre sua base de apoio e o local exato de trabalho.

Como não necessitam de muito espaço para serem operadas, a plataforma consegue “chegar” a esses lugares com agilidade e precisão. As articuladas podem ser a diesel (mais indicados para ambientes externos) ou elétricas (para obras em ambientes internos). Normalmente, as mais utilizadas têm de 12 a 18 metros.

Mas não é simples operá-las, por isso os trabalhadores que irão utilizar o equipamento precisam passar por um treinamento aprofundado. Além disso, o operador também deve estar atento ao ambiente de trabalho de forma global. Isso inclui os mapas de risco, condições climáticas e sinalizações de segurança.

As aplicações mais comuns das plataformas são:

  • acesso a locais com obstáculos terrestres;
  • construção e manutenção predial e industrial;
  • execução de trabalhos de serviços elétricos, mecânicos, de pintura e de utilidades em geral;
  • construção de instalações esportivas, estúdios de telecomunicações e parques temáticos;
  • construção de indústrias químicas e refinarias;
  • Execuções grandiosas de instalações industriais e manufatura.

Qual equipamento escolher: andaimes ou plataformas?

A resposta depende do trabalho a ser executado e do orçamento disponível para a obra. Em geral, as plataformas são equipamentos mais modernos, de fácil instalação e incorporam muitas funcionalidades. São a melhor escolha para tarefas rápidas e realizadas em locais de difícil acesso.

Mas, há uma desvantagem importante na escolha das plataformas: o custo, bem maior do que em relação aos andaimes. Em obras com longa duração, os andaimes são equipamentos que oferecem um melhor custo-benefício para locação e manutenção, além de não precisarem de combustível.

Outra questão que deve ser considerada é o fato da plataforma precisar ser instalada em terrenos completamente nivelados. Ou seja, locais com inclinação ou com muitos desníveis exigem ainda o uso de uma motoniveladora.

Também é importante lembrar que as plataformas têm uma limitação de uso, com acesso somente de um ou dois trabalhadores em seu cesto. Já os andaimes permitem uma circulação maior de trabalhadores de forma simultânea, além da movimentação de materiais, o que aumenta a produtividade e reduz o tempo de obra.

Já deu para perceber que são pontos importantes a serem avaliados na hora de escolher entre andaimes ou plataformas. Por isso, o planejamento de obra é fundamental para uma análise completa em relação à locação de equipamentos, número de trabalhadores, prazos que precisam ser respeitados, entre outros.

Precisa alugar andaimes? Conheça a Versátil Andaimes!

A Versátil Andaimes é uma empresa especializada em engenharia de acesso à altura e segurança.

Com décadas de experiência no mercado, possui uma linha completa de andaimes e escoramentos metálicos, além de soluções técnicas e economicamente viáveis para atender às mais variadas necessidades de pequenas e grandes obras.

Todos os equipamentos disponíveis para locação são aprovados conforme a NR-18 e passam por recorrentes processos de manutenção e revisão.

Entre em contato para solicitar uma proposta personalizada para a sua obra!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil