Manutenção

Guia completo sobre manutenção predial e sua importância

A manutenção predial é indispensável para garantir a funcionalidade de uma edificação! Por isso, deve ser um ponto de atenção dos gestores desses espaços, independente se são comerciais ou residenciais.

Noticia Versatil em destaque

A manutenção predial é indispensável para garantir a funcionalidade de uma edificação! Por isso, deve ser um ponto de atenção dos gestores desses espaços, independente se são comerciais ou residenciais.

Então, é preciso estar por dentro de todos os tipos existentes dessa verificação, além de realizar o planejamento adequado para cumprir as recomendações.

Para te ajudar nessa missão, preparamos um guia completo sobre manutenção predial.

Quais são os principais tipos de manutenção predial?

Primeiramente, é preciso saber que existem três tipos principais de manutenção predial, uma divisão que contribui para uma análise e resolução mais assertivas de acordo com as necessidades específicas de cada uma.

  • Manutenção Corretiva

Um problema apareceu no edifício? Então, está na hora de colocar em prática a manutenção corretiva, que está diretamente relacionada às medidas adotadas assim que a ocorrência surge.

Dessa forma, trata-se de uma ação valiosa, uma vez que a solução será mais rápida o quanto antes o caso for identificado. Aqui, é possível citar, por exemplo, o conserto de vazamentos de água e a impermeabilização ao sinal de infiltrações.

Ao mesmo tempo, essa manutenção predial também envolve a resolução de fissuras e trincas na estrutura da construção e a substituição de peças em equipamentos que apresentam defeito.

  • Manutenção Preditiva

A realização dessa manutenção diz respeito ao acompanhamento constante e à gestão de dados para conhecer as condições dos equipamentos e das instalações.

Portanto, é uma análise da situação operacional, sendo uma alternativa menos custosa do que o próximo tipo a ser explicado.

Nesse caso, as avaliações acontecem por meio de câmeras termográficas, técnicas de ultrassom e testes de análise de vibração.

  • Manutenção Preventiva

Como o nome indica, está direcionada às possibilidades de evitar que ocorrências aconteçam. Portanto, a manutenção preventiva nada mais é do que “cuidar antes” para que os problemas não apareçam.

Para facilitar, destacamos algumas das atitudes consideradas parte dessa condição!

  • Acompanhamento da situação das instalações elétricas e hidráulicas;
  • Checagem de áreas comuns, equipamentos e sistemas de segurança;
  • Conferência da cobertura, de elevadores e de instalações de gás;
  • Limpeza e pintura das fachadas, minimizando o risco de infiltrações;
  • Substituição de selantes nas juntas de dilatação.

O que não pode faltar na manutenção predial?

Como você percebeu, cada tipo de manutenção predial apresenta necessidades e rotinas particulares. Isso faz com que alguns equipamentos sejam fundamentais para a realização dos serviços.

Conheça cinco materiais essenciais para a execução dessas tarefas:

Ambos estão relacionados às ações em altura ou com localização complexa. Sendo uma estrutura provisória, pode ser utilizada em ambiente externo ou interno. Um dos pontos positivos é o fato de otimizar o trabalho, sem a necessidade de construir um apoio fixo.

No caso do escoramento metálico, são peças que garantem mais eficiência, sustentando temporariamente lajes e vigas.

  • Compressores de ar

Não é muito difícil entender esse! É um equipamento que irá produzir constantemente o ar comprimido para que outros materiais funcionem.

Assim, é um aliado em tarefas envolvendo alvenaria, asfalto, demolição, jateamento e perfurações de rochas. Ao mesmo tempo em que auxilia em aplicações industriais.

  • Ferramentas elétricas

Esmerilhadeiras, furadeiras, lixadeiras, marteletes, rompedores e serras. Esses são alguns exemplos de equipamentos que integram a categoria, sendo essenciais para a conclusão dos projetos.

Entre os espaços em que podem ser utilizadas, é possível mencionar carpintarias, indústrias, oficinas e, até mesmo, residências.

  • Itens de limpeza

Em trabalhos da manutenção predial, não podem faltar materiais relacionados à limpeza. E, é claro, muitas são as situações envolvendo as peças, como lavagens de fachadas, máquinas, piscinas e veículos.

Além disso, também são importantes para o cuidado e a preparação de canteiro de flores e a diminuição da grama. Ao mesmo tempo, são necessários para a remoção de resíduos, como graxa ou tinta, e o enceramento e a secagem de pisos.

  • Plataformas elevatórias

Mais uma vez, o foco é a atuação em altura, já que possibilitam o acesso a lugares nos mais variados níveis. Os serviços mais comuns são a limpeza e a reparação das fachadas.

Mas engana-se quem pensa que existe apenas um modelo! É possível encontrar plataforma articulada, mastro, tesoura, veicular, entre outras.

Preze sempre pela qualidade do serviço e segurança dos colaboradores

Na manutenção predial, a gestão precisa se preocupar com todos os detalhes que garantem um bom resultado do trabalho realizado e a segurança dos colaboradores.

Por isso, é preciso ter muita atenção com os materiais escolhidos e os meios de proteção dos trabalhadores.

Na hora de manutenção predial, conte com os equipamentos de uma empresa especializada

Há mais de 30 anos no mercado, a Versátil Andaimes é uma organização voltada à engenharia de acesso em altura. Assim, proporciona aos clientes uma linha completa de andaimes e escoramentos metálicos. Sempre com foco para a eficiência e a segurança na manutenção predial.

Abaixo, estão alguns dos equipamentos disponíveis para otimizar as tarefas em diferentes tipos de edificações!

  • Andaime fachadeiro;
  • Andaime tubular;
  • Escoramento com torres modulares;
  • Escoras metálicas;
  • Painel base para fachadeiro;
  • Sistema de escoramento para laje nervurada.

Entre em contato e solicite um orçamento de acordo com as necessidades do seu projeto!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil