Andaimes

Andaime Fachadeiro: Guia Básico de Aplicação, Dimensionamento e Montagem

Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o Andaime Fachadeiro num guia básico. Vem conferir!

Noticia Versatil em destaque

O Andaime Fachadeiro é o equipamento ideal para executar serviços em fachadas, seja pintura ou revestimento, como manutenções prediais e industriais. É fabricado com tubos de aço-carbono, pintado por imersão e tubos-guias prensados, o que lhe garante maior resistência, durabilidade e segurança.

Além disso, o andaime fachadeiro apresenta um exclusivo sistema de guarda-corpo para maior segurança do trabalhador, piso metálico galvanizado e acessórios.

Dentre suas vantagens está a versatilidade por causa da amplitude de sua plataforma de trabalho e facilidade de montagem. Outro fator de destaque é que ele permite a criação de um corredor livre para o trânsito de pessoas e materiais ao longo da fachada, ou seja, o trabalho pode ser contínuo, maximizando a produtividade.

Quer saber mais sobre os Andaimes Fachadeiros? Continue a leitura porque preparamos um guia básico (completo!). Confira!

Tipos de Andaimes Fachadeiros

Existem dois principais tipos. O mais usual é o Andaime Fachadeiro Modular, composto por painéis metálicos simples e/ou com escada tipo marinheiro acoplada, diagonal X de travamento, guarda-corpo horizontal, barras de ligação, pisos metálicos e/ou elementos horizontais e escada interna com alçapão.

É indicado para obras onde há necessidade de acesso a qualquer ponto da parede, pois sua montagem permite acompanhar o andamento da obra, já que seu tamanho aumenta para cima e para os lados.

O outro tipo é o Andaime Fachadeiro Multidirecional, mais utilizado em obras industriais e de infraestrutura. É composto por postes com rosetas e/ou estribos multidirecionais, travessas horizontais e diagonais de travamento com engate e pinças, piso metálico e/ou apoios para forração em piso de madeira, além da opção de escada interna.

  • Aplicação

Sua aplicação básica é vencer alturas e comprimentos, afinal, os Andaimes Fachadeiros são equipamentos para obras com estruturas verticais, sendo aproveitados na fase de alvenaria e acabamento.

  • Dimensionamento

Para calcular a área total a ser coberta pelo equipamento deve-se multiplicar a altura pelo comprimento. O Andaime Fachadeiro Versátil é composto por módulos de 2m de altura por 2,30m de comprimento, ou seja, 4,6 m².

  • Montagem

A montagem dos andaimes é simples. Porém, é importante sempre planejar a instalação do equipamento e seguir as normas regulamentadoras, especialmente a NR-18 do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) e a ABNT NBR 6494 – Segurança nos Andaimes.

De acordo com a NR-18, os equipamentos não podem ser sobrecarregados além do estipulado pelo fabricante. Os painéis dos andaimes devem ser apoiados em base sólida capaz de resistir aos esforços solicitantes e às cargas transmitidas.

Leve em consideração fatores como o peso próprio e a carga de vento. No caso de pisos irregulares, é necessário utilizar bases ajustáveis. A carga precisa ser distribuída uniformemente sem impedir a circulação de pessoas sobre a estrutura.

Para evitar acidentes, a montagem do Andaime Fachadeiro precisa ser realizada com um sistema de içamento próprio, a instalação deve ser sinalizada e também é fundamental evitar o trânsito constante de pessoas.

Outras boas práticas relacionadas à montagem é que os montantes tenham encaixes travados, painéis e peças de contraventamento para evitar deslocamentos.

Precisa de uma empresa especializada em andaimes?

Há mais de 30 anos no mercado, a Versátil Andaimes é uma empresa que fabrica e aluga seus próprios equipamentos, entregando qualidade desde o processo fabril até a entrega ao cliente.

O Andaime Fachadeiro faz parte de uma linha completa de andaimes e escoramentos metálicos, todos aprovados conforme a NR-18. Para garantir durabilidade e resistência, os equipamentos passam por constantes processos de manutenção e revisão.

Entre em contato e solicite uma proposta personalizada para a sua obra!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil