Entre em contato com a Versátil

Andaime Fachadeiro: Guia Básico de Aplicação, Dimensionamento e Montagem

Reunimos tudo o que você precisa saber sobre o Andaime Fachadeiro num guia básico. Vem conferir!

Noticia Versatil em destaque

O Andaime Fachadeiro é o equipamento ideal para executar serviços em fachadas, seja pintura ou revestimento, como manutenções prediais e industriais. É fabricado com tubos de aço-carbono, pintado por imersão e tubos-guias prensados, o que lhe garante maior resistência, durabilidade e segurança.

Além disso, o andaime fachadeiro apresenta um exclusivo sistema de guarda-corpo para maior segurança do trabalhador, piso metálico galvanizado e acessórios.

Dentre suas vantagens está a versatilidade por causa da amplitude de sua plataforma de trabalho e facilidade de montagem. Outro fator de destaque é que ele permite a criação de um corredor livre para o trânsito de pessoas e materiais ao longo da fachada, ou seja, o trabalho pode ser contínuo, maximizando a produtividade.

Quer saber mais sobre os Andaimes Fachadeiros? Continue a leitura porque preparamos um guia básico (completo!). Confira!

Tipos de Andaimes Fachadeiros

Existem dois principais tipos. O mais usual é o Andaime Fachadeiro Modular, composto por painéis metálicos simples e/ou com escada tipo marinheiro acoplada, diagonal X de travamento, guarda-corpo horizontal, barras de ligação, pisos metálicos e/ou elementos horizontais e escada interna com alçapão.

É indicado para obras onde há necessidade de acesso a qualquer ponto da parede, pois sua montagem permite acompanhar o andamento da obra, já que seu tamanho aumenta para cima e para os lados.

O outro tipo é o Andaime Fachadeiro Multidirecional, mais utilizado em obras industriais e de infraestrutura. É composto por postes com rosetas e/ou estribos multidirecionais, travessas horizontais e diagonais de travamento com engate e pinças, piso metálico e/ou apoios para forração em piso de madeira, além da opção de escada interna.

  • Aplicação

Sua aplicação básica é vencer alturas e comprimentos, afinal, os Andaimes Fachadeiros são equipamentos para obras com estruturas verticais, sendo aproveitados na fase de alvenaria e acabamento.

  • Dimensionamento

Para calcular a área total a ser coberta pelo equipamento deve-se multiplicar a altura pelo comprimento. O Andaime Fachadeiro Versátil é composto por módulos de 2m de altura por 2,30m de comprimento, ou seja, 4,6 m².

  • Montagem

A montagem dos andaimes é simples. Porém, é importante sempre planejar a instalação do equipamento e seguir as normas regulamentadoras, especialmente a NR-18 do Ministério de Trabalho e Emprego (MTE) e a ABNT NBR 6494 – Segurança nos Andaimes.

De acordo com a NR-18, os equipamentos não podem ser sobrecarregados além do estipulado pelo fabricante. Os painéis dos andaimes devem ser apoiados em base sólida capaz de resistir aos esforços solicitantes e às cargas transmitidas.

Leve em consideração fatores como o peso próprio e a carga de vento. No caso de pisos irregulares, é necessário utilizar bases ajustáveis. A carga precisa ser distribuída uniformemente sem impedir a circulação de pessoas sobre a estrutura.

Para evitar acidentes, a montagem do Andaime Fachadeiro precisa ser realizada com um sistema de içamento próprio, a instalação deve ser sinalizada e também é fundamental evitar o trânsito constante de pessoas.

Outras boas práticas relacionadas à montagem é que os montantes tenham encaixes travados, painéis e peças de contraventamento para evitar deslocamentos.

Precisa de uma empresa especializada em andaimes?

Há mais de 30 anos no mercado, a Versátil Andaimes é uma empresa que fabrica e aluga seus próprios equipamentos, entregando qualidade desde o processo fabril até a entrega ao cliente.

O Andaime Fachadeiro faz parte de uma linha completa de andaimes e escoramentos metálicos, todos aprovados conforme a NR-18. Para garantir durabilidade e resistência, os equipamentos passam por constantes processos de manutenção e revisão.

Entre em contato e solicite uma proposta personalizada para a sua obra!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

A importância da construção civil para retomada da economia

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Dicas para montar andaimes com segurança

Confira dicas importantes de segurança para seguir durante a montagem e o manuseio de andaimes no canteiro de obras.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

O que esperar do futuro da construção civil

Confira no artigo quatro tendências do mercado da construção civil para os próximos anos.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Andaimes ou plataformas: qual escolher?

Confira as características principais de andaimes e plataformas para escolher o melhor equipamento para a obra!… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil