Todas as Notícias

Como manter os equipamentos da obra em bom estado

Acompanhe no artigo algumas dicas para manter o bom estado dos equipamentos da sua obra.

Noticia Versatil em destaque

Os equipamentos da obra são essenciais na construção civil e fazem parte do dia a dia dos canteiros. Contudo, devido às atividades realizadas durante os processos construtivos, os equipamentos acabam sofrendo desgastes que podem comprometer a qualidade dos serviços e a segurança dos colaboradores.

Por isso, é imprescindível realizar a manutenção dos equipamentos da obra, a fim de atender aos requisitos técnicos, garantir a segurança das equipes de trabalho e promover um ambiente de trabalho organizado e confiável.

Quer saber mais sobre este assunto? Continue acompanhando o artigo que preparamos!

Como conservar os equipamentos da obra

Como qualquer equipamento, os materiais utilizados na construção civil também precisam de manutenção e revisão constantes. Afinal, são estes processos que corrigem imperfeições e removem sujidades, prevenindo o mau funcionamento dos mecanismos e aumentando a vida útil das peças.

Com a devida conservação, os equipamentos da obra apresentam maior segurança e eficiência durante o uso, fatores que reduzem os riscos de acidentes de trabalho e atraso nas atividades.

Confira algumas dicas para conservar os equipamentos utilizados no canteiro de obras:

  • Limpar constantemente

A limpeza é uma das etapas mais importantes para a boa conservação dos equipamentos da obra. Mas atenção: cada tipo de equipamento exige um procedimento específico.

Andaimes e peças de metal, por exemplo, podem ser limpas com raspagem, hidrojato ou jato de granalha. Estes procedimentos removem as impurezas do metal, garantindo peças limpas e prontas para as próximas etapas da manutenção.

  • Armazenar corretamente

Além da limpeza, para manter o bom estado das peças utilizadas no canteiro de obras, é preciso seguir algumas boas práticas, como o armazenamento correto.

Materiais de pequeno porte, como as ferramentas, devem ser armazenados em locais secos e longe da umidade. Peças em aço e chapas metálicas devem ser armazenadas sempre cobertas e próximas à área de corte.

O empilhamento dos materiais também precisa ser observado com atenção, a fim de evitar o empenamento das peças.

  • Seguir as instruções de uso

As instruções de uso são elaboradas para garantir o uso correto e seguro dos equipamentos. Por isso, elas devem ser respeitadas, principalmente em um canteiro de obras.

Ao seguir as instruções de uso e prestar atenção ao manual do fabricante, os trabalhadores garantem a utilização correta dos equipamentos, o que contribui para a conservação das peças, o aumento do tempo de vida útil do material e a produtividade no canteiro de obras.

Encontre os melhores equipamentos na Versátil Andaimes

Agora que você já sabe como conservar os equipamentos da obra, conheça a parceira ideal para a sua construção!

A Versátil Andaimes é especializada na locação de equipamentos para construção e reforma, e conta com um portfólio completo de andaimes e escoras, além de serviços de consultoria técnica e projeto de escoramento.

Com ampla experiência no segmento, a Versátil desenvolveu um rigoroso programa de controle de qualidade, para garantir a entrega dos melhores equipamentos aos clientes.

Todos os equipamentos da Versátil atendem às exigências legais e às normas regulamentadoras e passam por frequentes processos de revisão e manutenção, assegurando produtos em perfeito estado para o uso no canteiro de obras.

Saiba mais sobre nossos processos clicando aqui!

Conte com a Versátil Andaimes para ter sempre equipamentos de alta qualidade em sua obra!

Entre em contato com nossa equipe e solicite um orçamento.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil