Construção Civil

O que é a metodologia VDC e como ela eleva a produtividade no setor da construção civil

Descubra como a metodologia VDC pode transformar a produtividade da construção civil.

Noticia Versatil em destaque

A gestão de obras é uma atividade bastante complexa que demanda planejamento e controle bastante precisos. O gerenciamento eficiente elimina erros e desperdícios, evitando prejuízos financeiros e atrasos no cronograma.

Uma metodologia aliada do gestor da construção civil é o VDC - Virtual Design and Construction, conjunto de ferramentas e técnicas que integram projeto e obra, melhorando a produtividade ao gerir recursos humanos, materiais e tempo.

Por intermédio de um "gêmeo digital" da obra em ambiente virtual, o VDC permite o rápido mapeamento dos pontos críticos do projeto, solução de conflitos e tomada de decisões.

Entenda o que é metodologia VDC

O VDC é uma metodologia de gestão criada no ano de 2001 pelo Center for Integrated Facility Engineering (Cife), da Universidade de Stanford, por iniciativa do professor Martin Fisher.

Essa metodologia se baseia em três princípios básicos:

  • Estabelecer uma estrutura de ferramentas e recursos que integre as diversas equipes e processos, a fim de solucionar conflitos de forma mais ágil e assertiva;
  • Promover o alinhamento de objetivos entre as áreas envolvidas, permitindo a compreensão das interdependências dos processos e a definição de marcos comuns durante o projeto;
  • Utilizar softwares de modelagem 3D (BIM) para criar modelos virtuais que viabilizem um planejamento mais eficiente das estruturas.

Essas premissas estão relacionadas respectivamente às tecnologias ICE, PPM e BIM, abaixo descritas.

Integrated Concurrent Engineering (ICE)

A Engenharia Simultânea Integrada (ICE) consiste em reunir em sessões de trabalho equipes multidisciplinares, dedicadas a identificar, antecipar e resolver problemas de forma colaborativa. Assim, as decisões são tomadas com mais agilidade e assertividade, trazendo muito mais eficiência para a gestão e reduzindo a chance de ocorrerem erros e atrasos.

Esta abordagem faz com que, desde o início do projeto, todas as variáveis que impactam no resultado da obra - incluindo qualidade, custos, prazos e requisitos - sejam consideradas e tratadas em tempo hábil sob as diversas perspectivas setoriais. Esta prática promove valores de trabalho em equipe, como cooperação, confiança e compartilhamento.

Project Production Management (PPM)

O Gerenciamento de Produção de Projetos (PPM) baseia-se nas práticas Lean para potencializar resultados e implementar processos cada vez mais precisos, eliminando desperdícios de tempo, custo e outros recursos.

Esses processos levam em consideração os fluxos de trabalho na obra e as variáveis envolvidas, priorizando sempre a utilização eficiente dos recursos, orientada à potencialização dos resultados.

Building Information Modelling (BIM)

Por fim, a modelagem virtual da construção (BIM) é o que de fato permite a visualização dos processos e impactos dos cenários (PPM) para que as sessões de trabalho multidisciplinares (ICE) possam discutir e criar soluções colaborativas.

É o BIM que viabiliza a execução de obras mais eficientes e seguras, permitindo a simulação de uso de diferentes materiais e arranjos de equipe em contextos variáveis, facilitando também a gestão de gastos e transparência. Assim, o BIM fornece a base confiável que fundamenta a tomada de decisões em cada etapa do desenvolvimento da obra.

Deste modo, compreendemos que o VDC combina o trabalho simultâneo e integrado de equipes multidisciplinares (ICE), utilizando tecnologias de simulação de cenários (BIM) para adequar processos, de modo a alcançar os objetivos do projeto de obra de forma assertiva e produtiva (PPM).

O Projeto de Escoramento realizado pela Versátil Andaimes, é um dos serviços que são integrados ao processo de PPM das obras que utilizam o VDC. O dimensionamento e arranjo das estruturas de escoramento é muito dinâmico e varia conforme inúmeros fatores da obra: tipo de concreto, forma de lançamento e capacidade de resistência da estrutura provisória, por exemplo. A virtualização da construção proporcionada pelo VDC possibilita que essas variáveis sejam simuladas nos ambientes virtuais, o que favorece a assertividade e otimização do projeto.

Quer continuar acompanhando artigos interessantes sobre construção civil?

Acesse o blog da Versátil Andaimes!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil