Construção Civil

Qual a função do cachorrinho na construção civil

Entenda a importância e a função da presilha de fundo de viga ou cachorrinho na construção civil.

Noticia Versatil em destaque

O ramo da construção civil é repleto de detalhes e peças que são indispensáveis para garantir a segurança e estabilidade das estruturas, bem como dos funcionários e daqueles que frequentam o canteiro de obras.

Uma dessas peças é a presilha de fundo de viga, também conhecida como cachorrinho.

Essa peça, que é pequena e muitas vezes pode passar despercebida, desempenha um papel importante na estanqueidade e fixação das fôrmas das vigas.

Neste artigo, vamos falar sobre a função do cachorrinho na construção civil.

Continue a leitura!

Qual é a função da presilha de fundo de viga ou cachorrinho

A função principal da presilha de fundo de viga é a garantia (a estanqueidade e vedação da forma da viga).

As estruturas em concreto armado moldadas in loco necessitam de travamentos e fixações, a presilha de viga acoplada à barra de ancoragem garantem o travamento correto das formas laterais junto ao fundo da forma.

Sem a presença dessas peças as formas das vigas podem “abrir”, o que pode causar custos ao perder o concreto que está sendo lançado bem como acidentes.

Instalação das presilhas

A instalação da presilha de viga, conhecida como "cachorrinho" na construção civil é prática e bastante simples.

O conjunto não demanda a utilização de pregos ou parafusos para fixação do painel lateral ao fundos da forma de viga, e isso significa que ele permite o alinhamento das formas, garantindo a estabilidade e segurança da estrutura, e ainda reduz o tempo de montagem e desmontagem dessa estrutura na obra.

Primeiramente, é necessário fixar a barra de ancoragem flangeada na lateral da forma da viga.

Depois, as presilhas móveis tipo “U” são posicionadas na barra de ancoragem, uma de cada vez. As abas desiguais da presilha móvel tipo “U” são encaixadas nas laterais da forma de viga e, em seguida, a porca fundida é colocada para fixar a presilha na barra de ancoragem.

Um ponto de atenção é que as presilhas estejam bem apertadas na barra de ancoragem e que as laterais da forma de viga estejam devidamente alinhadas.

Aluguel da presilha de fundo de viga ou cachorrinho

Como já mencionamos, a presilha de fundo de viga ou cachorrinho, é um elemento importante para garantir a estabilidade das estruturas.

Assim como andaimes, escoras metálicas, balancim individual e outros equipamentos, o cachorrinho pode ser alugado para projetos dos mais variados tamanhos.

Vale ressaltar também que a presilha de fundo de viga é frequentemente utilizada em conjunto com outros equipamentos de apoio, como escoras, cruzetas, vigas tipo gravata (sanduíches) e a barra de ancoragem (agulhas) para sustentar e manter as vigas alinhadas e seguras.

Os tripés, conhecidos como “pé de galinha” no dia a dia das obras, também são importantes para dar estabilidade e equilíbrio à estrutura.

Na Versátil você encontra essa e diversas outras ferramentas fundamentais para segurança e qualidade de obras.

Conheça projetos e obras que fizeram o uso de nossos equipamentos.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil