Construção Civil

As principais práticas sustentáveis na construção civil

Existem maneiras efetivas de aplicar a sustentabilidade em diferentes projetos de construção civil. Saiba mais sobre o tema!

Noticia Versatil em destaque

O setor da construção civil pode estimular o crescimento e o desenvolvimento de determinada região e gerar novos empregos.

No contexto do Brasil, como um país em desenvolvimento, a construção civil ganha ainda mais incentivos e importância, já que impacta diversos setores da economia.

Empregos são gerados para a realização de projetos, assim, existe o aumento de demanda de materiais específicos e a cidade cresce como um todo nesse processo.

E, assim como outros segmentos, a construção civil também gera impactos como o aumento do consumo de energia, poluição do solo e da água.

Diante disso, nos últimos anos, o movimento de sustentabilidade na construção civil se fortaleceu.

Com a leitura deste artigo, você poderá entender mais sobre quais são as principais práticas sustentáveis na construção civil.

Práticas sustentáveis na construção civil

A sustentabilidade na área da construção civil promove medidas de consumo consciente de matéria-prima, reaproveitamento de resíduos e também estimula a diminuição de desperdícios.

Algumas medidas fáceis de serem aplicadas podem contribuir muito para a proteção do meio ambiente.

Conheça algumas dessas medidas principais.

Atenção com a escolha de materiais

Atualmente existem diversos materiais de baixo impacto ambiental, que são duráveis e demandam menos manutenção. São eles:

  • Cortiça: esse material é oriundo de troncos de árvores retirados com uma técnica que não prejudica a planta. Pelas suas características, é usado para isolamento acústico e combate a incêndios.
  • Bambu: o bambu se regenera muito rápido e é muito resistente. Seu uso pode ser aplicado em diversos tipos de construções diferentes.
  • Linóleo: esse é um tipo de revestimento biodegradável e sua fabricação conta com poucos aditivos químicos, sendo basicamente produzido a partir de óleos e resinas naturais.
  • Tijolo de Solo Cimento Reciclado: esse tipo de tijolo foi desenvolvido por pesquisadores da Unesp que reciclaram resíduos de construção e obras demolidas para criar um tijolo de baixo custo, com propriedades parecidas com o tijolo de solo, o cimento tradicional. Esses resíduos possuem componentes granulares que oferecem maior resistência e redução de custo.
  • Madeira de Demolição: a madeira reciclada está sendo utilizada em muitos projetos de arquitetos renomados. Essa é uma maneira de dar um novo uso para os componentes de construções antigas, que dão lugar a edifícios novos.

Aplique o conceito de Green Buildings

Também conhecido como edifício verde ou obra sustentável, o Green Building é um ambiente projetado que utiliza da preservação da natureza em todas as suas fases, priorizando soluções que oferecem benefícios econômicos, ambientais e à saúde.

A economia de recursos, como água e energia elétrica, é estimulada, o que faz com que os danos negativos dessa construção sejam minimizados no meio ambiente.

Conheça novas tecnologias

Muitos softwares da área de construção foram criados justamente com o foco em estimular práticas sustentáveis.

O gerenciamento correto do canteiro, por exemplo, pode ser mais eficaz, diminuindo o prejuízo de recursos e também economizando energia.

Um bom planejamento estratégico antes da obra começar, listando todos os materiais, equipamentos e ferramentas também é uma forma de evitar prejuízos.

Tenha acesso a outras novidades sobre o setor da construção civil acessando o nosso blog!

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Institucional

Versátil Andaimes: 37 anos construindo uma história de confiança

Em 2024, a Versátil completa 37 anos de existência. Acompanhe no artigo um pouco mais sobre as quase quatro décadas de história da empresa.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil