Escoras metálicas

Escoramento: o que considerar em relação a esse equipamento?

Garanta a segurança da sua obra e saiba o que observar ao dimensionar o escoramento de estruturas de concreto.

Noticia Versatil em destaque

Um dos aspectos mais importantes presentes em uma obra, independente do seu porte, é a segurança.

Os materiais escolhidos, a qualidade da matéria-prima utilizada e a experiência de todos os profissionais envolvidos em um projeto, têm relação direta com essa segurança.

Além disso, outro ponto a se considerar é a importância do escoramento, que é a estrutura responsável por suportar temporariamente o elemento estrutural enquanto o concreto não adquire a sua resistência total e a estrutura se torna autoportante.

O projeto de escoramento precisa garantir a estabilidade e a segurança da estrutura no momento da concretagem.

Para isso, podem ser utilizados alguns tipos de escoramento, como:

  • Escoramento simples — somente escoras;
  • Escoramento misto — torres intercaladas com escoras;
  • Sistema composto por torres — para pé direito alto, acima de 4 m.

Um escoramento feito incorretamente pode apresentar consequências para a obra, como a presença de instabilidade em sua fase de montagem e também no momento da concretagem de estruturas, pilares, vigas e lajes.

Pode acontecer ainda o desalinhamento da forma e o desaprumo da estrutura, problemas que precisarão ser corrigidos.

É por isso que a verificação do dimensionamento correto do escoramento é essencial para se ter uma estrutura segura.

Continue a leitura para saber mais sobre o assunto!

A importância do projeto de escoramentos

A elaboração de um projeto de escoramento é o que vai orientar as especificações corretas sobre o espaçamento ideal entre apoios, espaçamento das longarinas e barroteamento.

Na etapa da elaboração do projeto de escoramento são definidos os melhores equipamentos e as soluções técnicas necessárias para a execução da estrutura, sempre considerando a relação de benefício entre segurança e custo.

Se faz válido e relevando incluir nos cálculos as cargas permanentes, como o peso próprio da estrutura, e adicionar os valores referentes a sobrecarga de trabalho, conforme as normas técnicas brasileiras.

Essas especificações podem ser feitas pelo projetista ou pelo fornecedor do escoramento metálico. Em ambos os casos, lembre-se de exigir a Anotação de Responsabilidade Técnica (ART).

Além deste ponto, é importante ficar atento quanto ao estado dos equipamentos e perceber se há presença de trincas e corrosões, bem como a lubrificação de roscas e de outros acessórios, pois esses indícios demonstram que o escoramento não está adequado para o uso.

Em caso de dúvida, profissionais da construção civil, projetistas e responsáveis técnicos têm como referência técnica para a elaboração do projeto a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT — NBR) 15.696:2009 — Formas e Escoramentos para Estruturas de Concreto — Projeto, Dimensionamento e Procedimentos Executivos.

Verificação das condições do solo

A análise criteriosa da qualidade do solo é etapa fundamental no processo de construção, seja para elaboração de projeto de fundação ou até mesmo para o escoramento.
Quanto ao escoramento, a qualidade do solo é crucial, principalmente na execução do primeiro pavimento, quando o piso de apoio não está concretado. Esse é o solo que irá receber as cargas provenientes da concretagem.

O profissional que pode atestar a qualidade do solo é o engenheiro geotécnico. Além de seu conhecimento técnico específico, ele utiliza alguns equipamentos para determinar a profundidade, a composição, a resistência à tração e também a capacidade de suporte do solo.

Contraventamento

O contraventamento se faz necessário para estruturas de escoramento com pés-direitos altos, acima de quatro metros de altura. Assim, é possível assegurar a estabilidade do conjunto, evitando deslocamentos laterais e até tombamento devido à força de vento.

Como o escoramento é elaborado com estruturas esbeltas, elas demandam a presença de peças adicionais para a realização do contraventamento. Usualmente, são utilizados tubos e braçadeiras para cumprir a função de estabilidade adicional ao conjunto de cimbramento.

Escoras metálicas para locação você encontra na Versátil Andaimes

Somos especialistas em equipamentos para construção civil. Dentre os nossos serviços, está a locação de escoras metálicas de alta qualidade.

Sua composição é feita de aço carbono, um material durável e leve, que oferece capacidade de carga e resistência.

A instalação é rápida, o transporte é simplificado e sua utilização pode ser feita em diferentes ambientes de obras e projetos.

Desde o início de nossa história, que começou em 1987, priorizamos a segurança e a excelência, buscando sempre o melhor.

Conheça mais sobre nossos serviços.

Mais lidas

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Diferença entre coluna, pilar, viga e laje

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Tudo que você precisa saber sobre andaime tubular

Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Como calcular o m2 do andaime?

Leia mais

Leia também

Noticia Versatil em destaque
Construção Civil

Alvenaria x Drywall

Confira as principais diferenças entre alvenaria e drywall, e descubra as vantagens e desvantagens que cada material oferece para a sua obra.… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Andaimes

Principais cuidados no trabalho com andaimes

Confira no artigo os cuidados essenciais no trabalho com andaimes para garantir segurança e eficiência no canteiro de obras. A utilização de andaimes, independentemente do tipo de atividade, é c… Leia mais
Noticia Versatil em destaque
Equipamento

Tipos de trabalho em altura

Confira as particularidades do trabalho em altura, a importância de seguir as normas de segurança e como os andaimes podem auxiliar nesse tipo de trabalho.… Leia mais

ASSINE NOSSA NEWSLETTER

ENTRE EM CONTATO COM A VERSÁTIL

Selecione a Versátil mais próxima de você

Imagem vazia -versatil